As festividades dos 70 anos do Campus Muzambinho são encerradas com o Encontro de Ex-alunos

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 16h13 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 07h29

9Q6A0258No último sábado, 25 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu o tradicional Encontro de Ex-alunos. O evento finalizou as festividades em comemoração aos 70 anos da inauguração da Instituição. As ações foram divididas em três momentos e o público participou ativamente.

Logo nas primeiras horas do sábado, o Campus Muzambinho começou a ser tomado por egressos e seus familiares. O som das risadas, os abraços calorosos e as histórias foram responsáveis pela alegria ilimitada do Encontro. Durante o café da manhã e credenciamento, os amigos aproveitaram para colocar o papo em dia e relembrar os causos vividos por eles nas dependências da Escola. Assunto não faltou hora nenhuma.

A turma de 1953, os pioneiros da Escola, deram um toque ainda mais especial para a Festa dos 70 anos. Eles recordaram momentos memoráveis e brincaram uns com os outros. Para as comemorações de sábado, estavam quatro egressos da primeira turma, mas durante todos os preparativos para as festividades, a figura marcante do senhor Jorge Vanderley se fez presente. Ele não pôde participar do grande dia, mas acompanhou todos os detalhes pelo grupo de mensagens da turma e vibrou junto de seus amigos que carregam sete décadas de histórias. O Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, participou do registro fotográfico com os egressos da primeira turma. Em seu discurso, falou sobre os pioneiros e relembrou o marcante gol de Carlos Magno que tanto é mencionado pelos egressos.

Como as ações dos 70 anos giraram em torno de resgatar os fatos que formam a história do Campus, as mulheres tiveram um espaço especial. A primeira turma que contou com a participação de mulheres teve início no ano de 1984 e, em 1986, as primeiras Técnicas em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho estavam concluindo seus estudos. As mulheres foram homenageadas pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

O evento foi marcado pela presença do Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, professor Marcelo Bregagnoli. O docente carrega o título de Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, além de ter sido aluno, foi professor da casa por mais de 25 anos, esteve como Reitor do IFSULDEMINAS por oito anos e, atualmente, ocupa importante cargo em Brasília. Em seu discurso falou sobre sua experiência enquanto aluno, fato que ostenta orgulhoso.

O Reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, foi representado pelo Diretor de Tecnologia da Informação, professor Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva. Na ocasião, o Diretor de TI salientou as congratulações do Reitor em homenagem ao Campus e aproveitou para contextualizar a sua proximidade pessoal com o Campus Muzambinho, tendo em vista que diversas pessoas de sua família estudaram na Instituição. 

O Prefeito Municipal, Paulo Magalhães participou da cerimônia e enalteceu a importância do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para a cidade. Ele abordou que o Campus é o maior parceiro do município. 

As sete décadas da Instituição foram representadas por egressos. Para cada década, um ex-aluno representou seus colegas. Em discursos carregados de amor pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, um a um foi recebendo sua homenagem, não apenas a que era entregue pela Escola, mas também os calorosos aplausos do público que vibrava a cada nome mencionado.

A cerimônia do Encontro de Ex-alunos também teve um destaque especial para dois egressos da cidade de Macapá - Amapá. Os senhores José Antonio da Silva Monteiro e José Antonio da Silva Feio estudaram em Muzambinho de 1975 a 1977 e viajaram 3.236 quilômetros para expressarem seu amor pela Escola, ambos fizeram parte da mesa de honra da solenidade.

A solenidade seguiu com o deslocamento dos egressos para a Rotatória do Prédio Administrativo. Ali, o Diretor-Geral e os ex-alunos descerraram a placa que registra a passagem de todos pela Instituição. A placa carrega os seguintes dizeres: “Em homenagem a todos os estudantes que concluíram seus cursos ligados à formação técnica agrícola e agropecuária durante os períodos de Escola Agrotécnica de Muzambinho (1943-1964), Colégio Agrícola de Muzambinho (1964-1979) e Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (1979-2008). Nada apagará as memórias e glórias aqui vividas, que, hoje, nos dão sombra e sustentação para continuar trilhando a formação agropecuária em prol do desenvolvimento da nação brasileira”. Em um espaço de destaque, na frente do Prédio H, um trator foi colocado para manter viva as origens do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que iniciou sua jornada formando os filhos dos produtores rurais da região.

Na ocasião da inauguração do Monumento do Trator, dois personagens importantes da história da Instituição participaram do momento. Os estudantes, Fernando e Éverton, que, ao lado da Comissão que foi à Brasília em 1963 pleitear o retorno do curso técnico Agrícola, relembraram o importante fato. Fernando apontou que os alunos pediram ajuda financeira aos comerciantes da cidade, que alugaram um caminhão e juntos percorreram as estradas de chão batido até chegarem à capital do país. Lá, após muitas tentativas de falar com o Ministro da Agricultura, conseguiram que o curso voltasse a ser ministrado na Instituição.

A terceira e última etapa das atividades do Encontro de Ex-alunos ocorreu na Estância Marinho Menezes. Os convidados ilustres da Escola, aqueles que construíram o nosso passado, seguem firmes participando do presente e esperançosos com o futuro que nos espera, participaram de um delicioso almoço de confraternização.

A despedida foi regada de expectativa para o próximo Encontro, pois a fala unânime de todos é a mesma: “Somos uma grande família”. O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho segue com sua missão e aguarda o próximo reencontro.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Assunto(s):