Engenharia de Produção

Unifei oferta programa de doutorado a servidores do IFSULDEMINAS em parceria inédita

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 08h45 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 08h46

IMG 0064

Ocorreu, nesta manhã (26), a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado) em Engenharia de Produção, ofertado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) aos servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

O reitor Cleber Ávila Barbosa participou da primeira aula e comentou sobre a importância desta e de outras parcerias com a Unifei, ressaltando que elas devem se fortalecer com o campus do IFSULDEMINAS em Itajubá. “A Unifei aqui conosco é algo que a gente celebra. O doutorado irá trazer novas conquistas, novos patamares de  publicações, novas linhas de atuação da instituição. Nosso grande instrumento de transformação é o conhecimento”, complementou.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, também falou sobre a importância do programa para a instituição: “A gente sabe da importância do doutorado, esta qualificação tanto para os TAEs quanto para os docentes, o conhecimento que o doutorado traz e, principalmente, o que isso vai trazer para a instituição, combinando o know-how da Unifei e do IFSULDEMINAS”.

Alexandre Ferreira de Pinho, coordenador do programa na Unifei, disse ter ficado muito empolgado quando recebeu o contato do IFSULDEMINAS manifestando o interesse na parceria. “Logo que assumi a coordenação, há pouco mais de um ano e meio, eu queria muito trazer esta regionalização para o programa, trazer mais gente, realizar convênios, então foi muito bom. Nós tivemos alunos matriculados regularmente e outros em Matrículas EM Disciplinas Isoladas e esperamos que eles tentem o processo para ingresso no segundo semestre, que será aberto a todos os servidores do IFSULDEMINAS”.

Nivaldo Goncalves de Faria, professor de Matemática do Campus Pouso Alegre e aluno regular do programa, disse que o doutorado era seu sonho e que estava muito feliz com a oportunidade: “Eu quero aprender a pesquisar, eu quero publicar, sinto que caí no lugar certo, eu vejo um grupo muito bacana neste programa. Ainda não tenho uma área muito específica, acredito que será na área de estatística e agradeço a oportunidade de estar neste grupo”.

Já Pâmela Oliveira está matriculada em disciplina isolada. Ela contou que “ingressar como aluna especial no doutorado de Engenharia da Produção na UNIFEI representa uma oportunidade única. Esta experiência se configura como um momento significativo para o aprimoramento das minhas habilidades profissionais e pessoais, além de permitir uma valiosa integração entre minha área de atuação e o conhecimento científico. Estou muito entusiasmada com o que está por vir, pois tenho certeza de que esta jornada abrirá novas portas e pavimentará o caminho para futuras conquistas”.

O programa se iniciou com a disciplina de Estatística, que será ministrada pelo professor Pedro Paulo Balestrassi, pesquisador 1C pelo CNPq. O professor Pedro disse estar muito feliz, pois sempre teve excelentes alunos do IFSULDEMINAS. Ele possui o título de doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e três pós-docs no exterior, além de vários outros títulos acadêmicos.

Também participaram da aula inaugural o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Vargas Duque, a diretora Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida, Regiane Cristina Magalhães, o coordenador de pós-graduação, Carlos Alberto Negrão, e as alunas Monalisa Aparecida Pereira e Rita Maria Paraiso.

Os servidores interessados no programa poderão participar do processo seletivo para o segundo semestre.

Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS

Publicado em: 26/03/2024

Clique aqui para ver a galeria de fotos.