Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho presente no 2° Encontro das Produtoras Rurais

Campus Muzambinho presente no 2° Encontro das Produtoras Rurais

Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 08h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Abril de 2024, 08h33

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho esteve presente, no último sábado, dia 20/04/2024, no 2° Encontro das Produtoras Rurais de Guaxupé e São Pedro da União, evento que reuniu cerca de 570 participantes.

O encontro aconteceu no Sítio Jabuti, foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé e a EMATER de São Pedro da União, com o apoio da COOXUPÉ, FAEMG/SENAR Minas e diversos patrocinadores.

As palestras ministradas no evento contaram com profissionais de destaque em suas respectivas áreas e abordaram os seguintes temas: Boas Práticas Trabalhistas na Cafeicultura, por Lilia F. Oliveira; Gestão em Sustentabilidade, por Juliana Rezende Mello; Um propósito chamado Agro, por Luciana Martins.

Foi uma manhã dedicada ao compartilhamento de experiências e fortalecimento do protagonismo feminino no campo.

Representaram o campus: a coordenadora do Curso Superior em Cafeicultura, Agda Silva Prado; a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; a Engenheira Agrônoma, Eduarda de Oliveira, Supervisora do Centro de Validação Tecnológica - CVT, e as alunas Diulia Mattar e Patrícia Guelere (ambas egressas do Curso Superior em Cafeicultura e atualmente estudantes do curso de Engenharia Agronômica).

Na ocasião, a Professora Agda apresentou um panorama geral do IFSULDEMINAS, a colocação da Instituição como a 3a Instituição de Ensino mais sustentável do mundo pelo Green Metric, e posteriormente apresentou as oportunidades de qualificação do campus Muzambinho, destacando principalmente os cursos Superiores em Cafeicultura, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, os cursos Técnicos em Agropecuária e Cafeicultura EaD, e bem como os demais cursos e a estrutura de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação disponíveis no campus. Destacou, também, as ações de fomento às mulheres no Agronegócio e que têm sido realizadas no âmbito do campus, tal como o Papo com as Mulheres do Agro durante Encontro Tecnológico - ENCONTEC.

A Engenheira Agrônoma Eduarda, apresentou os trabalhos que são realizados pelo CVT, na Fazenda experimental do IFSULDEMINAS em Guaxupé, que são executados em parceria entre IFSULDEMINAS campus Muzambinho, Cooxupé e a Empresa Júnior Agrifort.

Por fim, Professora Aracele citou aspectos interessantes da qualificação das mulheres no campus Muzambinho. A instituição foi fundada em 1953, para atender filhos de produtores rurais, mas só a partir de 1983 foi quando as primeiras meninas tiveram a oportunidade de ingressar na instituição.

Hoje em dia elas representam mais da metade dos estudantes, o que evidencia a busca feminina pela qualificação e transformação de suas vidas e de suas famílias por meio da educação.

Informações sobre os cursos ofertados pelo campus estão disponíveis no link:

Texto: Aracele G. de O. Fassbinder e Agda Silva Prado.
Fotos: Cedidas por Agda Silva Prado.

registrado em: