Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS alcança o 3º lugar no Índice de Institutos Federais Empreendedores

IFSULDEMINAS alcança o 3º lugar no Índice de Institutos Federais Empreendedores

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 12h09 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 12h10

fito premio IIFEO Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi reconhecido como uma das instituições da Rede Federal mais empreendedoras do país. Em sessão solene, realizada no dia 17 de novembro de 2023, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o IFSULDEMINAS recebeu troféu por ter alcançado a 3ª colocação no Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE), ranking lançado neste ano pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Assista à sessão solene da premiação neste link.

O IIFE segue a mesma metodologia do já consolidado Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), realizado pela Brasil Júnior desde 2016, com a proposta de avaliar as iniciativas empreendedoras das universidades brasileiras.O IIFE avaliou o desempenho de 31 instituições da Rede Federal quanto ao grau de empreendedorismo das IES e das condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico. Os eixos avaliados foram:

- Cultura Empreendedora (postura empreendedora discente e docente e avaliação da matriz curricular);
- Extensão (impacto das produções científicas em ambientes online, fomento à representatividade discente e presença de projetos de extensão);
- Inovação (transferência de tecnologia, pesquisa, patentes e proximidade da IES com empresas);
- Internacionalização (intercâmbio, pesquisas e parcerias com IES estrangeira);
- Infraestrutura (parque tecnológico e qualidade da infraestrutura); e
- Capital Financeiro (eficiência orçamentária).

O mapeamento para a construção do IIFE foi feito a partir da análise dos dados prestados pelas instituições participantes e da pesquisa de percepção com estudantes e recém-formados dos cursos de graduação das IES. Coletada entre 6 de abril e 18 de setembro de 2023, a pesquisa contou com 26 questões, envolvendo: perfil dos participantes, infraestrutura da IES, conceito de empreendedorismo, presença da educação empreendedora na matriz curricular, postura empreendedora estudantil e docente, além de motivação para ingresso e permanência na IES.

Destaques

Os resultados divulgados evidenciam o protagonismo do IFSULDEMINAS na maioria dos eixos avaliados, destacando a diversidade de ações implementadas e a relevância das práticas empreendedoras em diferentes áreas. No eixo Infraestrutura, os Espaços Makers da instituição, impulsionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação por meio de editais de apoio em 2017 e 2018, foram reconhecidos como uma boa prática institucional, revelando o comprometimento com ambientes propícios à inovação.

No eixo Internacionalização, o Instituto se posicionou em 1º lugar entre todas as instituições avaliadas, graças às parcerias com instituições internacionais, aos programas de Dupla Titulação e Mobilidade Estudantil, aos cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros, aos cursos do Celin para a comunidade interna e externa, além de outras iniciativas. No eixo Capital Financeiro, foi o 2º melhor instituto federal na gestão eficiente de recursos e, no eixo Extensão, o Instituto conquistou o 5º lugar no Brasil. Além disso, o IFSULDEMINAS figurou entre as 30 universidades e institutos federais que são considerados apoiadores do Movimento de Acessibilidade, reconhecendo as IES que apoiaram as iniciativas do Movimento Empresa Júnior em 2023. Acesse o ranking completo aqui.

Para o reitor Cleber Ávila Barbosa, “o resultado obtido na pesquisa ressalta não apenas a posição do IFSULDEMINAS no ranking geral, mas também destaca o papel da instituição na formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho. A diversidade de práticas bem-sucedidas evidencia a contribuição efetiva do instituto para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país. Isso só nos motiva e reforça o nosso compromisso com as ações empreendedoras da nossa instituição”.

Por fim, a Diretora de Inovação e Tecnologia e responsável pela pesquisa na instituição, Priscila Botrel, agradeceu os alunos, diretores de Desenvolvimento Educacional, diretores de Ensino, coordenadores de Empresas Juniores e coordenadores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pela participação e apoio. “Parabéns ao IFSULDEMINAS, Top 3 no índice de Institutos Federais Empreendedores! Este índice é importante, pois revela diretrizes políticas institucionais, além de estimular e reconhecer nossas ações desenvolvidas”, concluiu.

Texto: Dicom
Data: 21/11/2023