Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Tecnologias

Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Tecnologias

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 15h06 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 15h07

Dinter Unesp PostO Instituto Federal do Sul de Minas acaba de firmar mais uma parceria para oferta de curso de doutorado a servidores do IFSULDEMINAS, no segundo semestre de 2024. Desta vez, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) irá ofertar 15 vagas para o curso de Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Tecnologias.

“Esta iniciativa se alinha com outras oportunidades previamente oferecidas, reforçando o compromisso da nossa gestão com a capacitação e valorização de nossos colegas. Este investimento não apenas fortalece suas trajetórias profissionais, mas também eleva a excelência dos serviços que prestamos à comunidade, refletindo diretamente em nosso compromisso com a qualidade e o progresso contínuo”, comentou o reitor Cleber Ávila Barbosa.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, explicou que “é uma oportunidade para as pessoas que estão interessadas na qualificação no doutorado na área de Educação e Saúde. Essa proposta se soma as 20 vagas da Universidade Federal de São Carlos (Doutorado em Ciência da Computação) e as 6 da Universidade Federal de Itajubá (Doutorado em Engenharia de Produção), assim, teremos em torno de 40 vagas somente para doutorado neste ano, para qualificação tanto de docentes quanto de técnicos administrativos”.

O programa será ofertado na modalidade Doutorado Interinstitucional (Dinter), tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso, inclusive, é avaliado com a nota 5 pela Capes, nota máxima para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O programa de Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento Humano e Tecnologias é de caráter multidisciplinar, ou seja, candidatos de qualquer curso de graduação poderão concorrer às vagas. As pesquisas deverão ser voltadas para  Educação e Saúde, nas seguintes linhas de pesquisa:

• Saúde e Desenvolvimento Humano: Examina a produção, difusão e implementação de conhecimento relacionado a pesquisas em saúde e/ou em desenvolvimento humano;

• Tecnologias, Corpo e Cultura: Examina a produção, o impacto de tecnologias e suas interações com as dinâmicas ambientais, corporais e culturais. Aprofunda em referenciais teóricos e/ou tecnológicos que respaldam o estudo do corpo na cultura contemporânea;

• Tecnologias e Desempenho Humano: Examina a produção, difusão e implementação de tecnologias associadas a equipamentos, métodos e técnicas de análise do desempenho humano.

Mais informações, acesse a página do programa.

Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS

Publicado em: 09/04/2024 (reitoria)
Publicado em: 10/04/2024 (Campus Muzambinho)