Página inicial > Notícias > Computação participa da Feira de Ciências na Escola Estadual Frei Levino em Monte Belo

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 11h08 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2022, 11h10

No dia 26 de novembro de 2022, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu na Feira de Ciências da Escola Estadual Frei Levino, na cidade de Monte Belo, uma bancada para apresentação de projetos de robótica.
A bancada foi exposta para os alunos e a comunidade com o objetivo de apresentar e incentivar o pensamento computacional e buscou instigar os alunos do ensino médio a conhecerem a área de computação.

A apresentação contou com três robôs, sendo um robô seguidor de luz, um robô seguidor de linha e uma garra como visto na indústria real, só que em uma menor escala. Houve apresentação de algoritmos de inteligência artificial, tal como uma inteligência que usa redes neurais e algoritmos genéticos para jogar o jogo do dinossauro do Google, para que possa conectar aquilo que os alunos aprendem na sala de aula em biologia, aplicado na Ciência da Computação na construção de algoritmos.

A ação foi conduzida pelos alunos do 6º período do curso de Ciência da Computação do campus Muzambinho: Cleiton Aparecido Bueno Fonseca, Guilherme Henrique de Oliveira, Guilherme da Silva Nunes. Trata-se de uma ação no contexto da disciplina de Atividade Extensionistas e Integradoras do curso de Computação, com orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Nessa disciplina, os estudantes do curso precisam aprender a planejar, executar e avaliar uma intervenção que faça uso de tecnologia ou conceitos computacionais junto à comunidade.

Em 2022, o tema foi Pensamento Computacional, que tem como objetivo buscar apresentar à comunidade e às instituições de ensino básico os conceitos advindos da área de computação para resolução de problemas, usando o conceito de um algoritmo de computador e como esses conceito podem ser usados em outras áreas, tentando popularizar a computação.

As escolas e demais instituições que desejarem receber atividades extensionistas em suas dependências, no ano de 2023, devem entrar em contato com a professra Aracele pelo aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br ou pelo 3571-5907.

Texto: professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos cedidas pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder