Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Egressos do curso Técnico em Agropecuária, turma de 92, se reúnem no Campus
Início do conteúdo da página

Egressos do curso Técnico em Agropecuária, turma de 92, se reúnem no Campus

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 10h51 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 10h51

9Q6A9748

No último dia 22 de julho, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a turma de 92 do curso Técnico em Agropecuária da então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (EAFMuZ). Inicialmente, o encontro aconteceu no refeitório do Campus, onde os egressos foram recepcionados com um café da manhã, para logo em seguida partirem em uma caminhada pela Instituição. O evento foi marcado por depoimentos, memórias e, claro, boas risadas.

Otaviano Lima Vilela Junior, um dos egressos que compareceram ao evento, contou que os egressos mantém contato pela internet, e que a ideia do encontro surgiu a partir de um grupo montado via Whatsapp.

O egresso conta que entraram para a escola ainda muito jovens, entre 14 e 16 anos, e que a instituição ajudou não apenas na formação profissional, mas também na formação do caráter.

Adelino Antonio, de Cabo Verde, complementou dizendo que a existência do grupo é importante para manter os colegas sempre unidos, e que é uma alegria reencontrar os colegas tantos anos depois, agora como cidadãos formados e pais de família. Para ele, a passagem pelo Escola Agrotécnica foi um dos momentos mais importantes de sua vida.

“... Fui criado na roça até os 15 anos e saí do sítio do meu pai direto para o colégio agrícola. [...] Comecei aqui minha formação como cidadão, como profissional e hoje, graças a Deus, tenho a minha família constituída” - concluiu.

Valber Marcelo relembrou o antigo apelido de Escola Agrotécnica, quando era conhecido por Vabinho, e contou ainda que este foi o segundo encontro da turma. O primeiro aconteceu em 2015, e o egresso torce para que mais encontros aconteçam no futuro. Para ele, fica a gratidão pelos anos em que passou por aqui como estudante, e os exemplos de amizade e companheirismo aqui experimentados são sempre enaltecidos pelo egresso junto aos amigos e familiares.
Ronan, de Três Pontas, contou que a Escola é como uma segunda casa, e que era preciso ter sabedoria e disciplina para conviver com 22 colegas por alojamento, pois era com essas pessoas que se dividiam os trabalhos, prática de esportes, estudos e a rotina como um todo.

“... É muito bom encontrar com todo mundo! A gente era uma família mesmo. Acordávamos, tomávamos café juntos, ríamos juntos, sofríamos juntos, então é uma família mesmo”.

O egresso relembrou ainda o corpo docente da época, e conta que a disciplina ministrada podia parecer severa, mas ajudou a moldar o caráter de todos, que saíram do colégio como cidadãos melhores: “Fica aqui nosso agradecimento pelo corpo docente da época pela importante formação de vida e profissional” - Finalizou Ronan.

No dia 22 de novembro de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completará 70 anos de existência. Como tradição, nesta época, acontecerá o Encontro de Egressos.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página