Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla
Início do conteúdo da página

Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 14h13 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 15h50

napneA semana de 21 a 28 de agosto é comemorada como semana nacional da Deficiência Intelectual e Múltipla, validada pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017. O objetivo de celebrar esta semana é a conscientização da sociedade sobre, as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas, para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater a discriminação e o preconceito.

Mas afinal, o que é deficiência intelectual?

É uma condição que é caracterizada por limitações nas habilidades mentais gerais. Essa condição acaba dificultando, tendo um comprometimento cognitivo, como também o comportamento adaptativo, a prática de algumas atividades de raciocínio lógico e a realização de tarefas diárias.

Educação é um direito de todos, com isso, a inclusão de pessoas com necessidades específicas na escola é direito garantido por lei.

Nos dias atuais,ainda nos deparamos com o preconceito da sociedade em relação àqueles que têm a Deficiência Intelectual (DI). Acreditam que as pessoas são incapazes de se desenvolver, e, na verdade, ainda que tenham um atraso, são capazes de aprender, desde que a escola e os professores trabalhem diariamente em equipe considerando suas dificuldades e limitações.

O professor precisa acreditar no aluno, no seu potencial, conhecê-lo melhor para que juntos consigam superar seus limites e alcançar seus objetivos. A forma de ensinamento do professor deve adequar-se ao aluno, com atividades lúdicas e adaptações curriculares quando for necessário. Cabe ao professor criar métodos diferenciados de ensino para que o aluno possa aprender. Vale ressaltar que a participação da família é essencial para que em conjunto consigam alcançar êxito nesse processo.

Não vamos nos apressar, cada pessoa tem seu tempo de aprendizagem para evoluir!

napne2

Texto: AEE Aline Mendes
Conteúdo e fotos disponibilizados pelo coordenador do NAPNE, Juliano Gustavo Vieira Strabeli

REFERÊNCIAS:

Disponível em: <https://i3d.me/p2GCeQ > Acesso em 18 Ago.2023.

Disponível em: <https://i3d.me/xZu7SQ > Acesso em 18 Ago.2023.

É tempo de transformar conhecimento em ação:21-08 a 27-08 Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Biblioteca Virtual em Saúde Disponível em: <https://i3d.me/ECwR7Q> Acesso em 18 Ago.2023.

Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual na escola. Instituto Neurosaber, 2020. Disponível em: <https://i3d.me/nITa9w>. Acesso em 18 Ago.2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página