Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho celebra 70 anos com programação diversificada.
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho celebra 70 anos com programação diversificada.

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 21h58 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h21

9Q6A9148Nesta quarta-feira, 22 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completou 70 anos de sua fundação. A data foi celebrada com música ao vivo, homenagens, manifestações artísticas e almoço de confraternização, reunindo centenas de estudantes e membros das comunidades interna e externa.

A cerimônia de abertura teve início por volta das 08h da manhã, quando servidores, colaboradores, estudantes e membros das comunidades interna e externa se reuniram no Poliesportivo do Campus Muzambinho para celebrar os 70 anos da história dessa instituição. O Refeitório Estudantil preparou um café da manhã para recepcionar os convidados e a Cafeteria Escola marcou presença com seus estudantes na arte de bem servir o café produzido no Campus.

A gestão do Campus Muzambinho preza pelo protagonismo estudantil e convidou dois estudantes para atuarem como mestres de cerimônias. Laís Carmo Leite e Natan Henrique, ambos alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, abrilhantaram a apresentação da solenidade.

Juntos, eles contaram um pouco de nossa história, missão, explicaram a dinâmica do evento e ainda convidaram os membros da mesa de honra, que contou com representantes da gestão, da Reitoria, Comissões Internas, Grêmio Estudantil e representante da Prefeitura Municipal.

Na recepção dos convidados, a banda da Polícia Militar do 12º Batalhão de Minas Gerais, sob o comando do maestro Marcos, apresentou diversas músicas, inclusive cantando. Durante a cerimônia a Banda executou fundos musicais para as falas dos Mestres de Cerimônias e sua versão instrumental do Hino Nacional Brasileiro.

O Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Professor Renato Aparecido de Souza tomou a frente da cerimônia para dar as boas-vindas à comunidade, e após um breve discurso, cedeu a palavra à Sra. Sueli Frutuoso, que na ocasião representou a Prefeitura de Muzambinho, e também ao Reitor do IFSULDEMINAS, Sr. Cléber Ávila Barbosa.

A cerimônia continuou com apresentação do grupo de dança Diversitá, do curso de Educação Física, e o Diretor-Geral Renato voltou logo em seguida para conduzir sua apresentação intitulada “Memórias dos 70 anos”. Durante a sua apresentação, foram então convidadas para receber homenagens algumas das personalidades que ajudaram a escrever a história do Campus, como os ex-diretores que por aqui passaram, alguns dos quais representados por familiares ou descendentes.

Uma homenagem póstuma foi ofertada ao então Deputado Federal Lycurgo Leite, uma das pessoas mais importantes para a concretização da construção da Escola Agrotécnica; A homenagem foi entregue ao neto do ex-deputado, o sr. Eduardo Lycurgo Leite.

O radialista esportivo Regis Policarpo participou da solenidade com narrativas sobre a vinda do Presidente Getúlio Vargas na inauguração da Escola Agrotécnica em 22 de novembro de 1953. Regis também narrou um gol histórico do time da primeira turma da Escola.

Ao fim da cerimônia, os presentes entoaram juntos a canção “Parabéns pra você”, e deixaram o local em direção ao refeitório estudantil, onde a comunidade pôde participar do almoço comemorativo em homenagem aos 70 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Apresentação da Fanfarra

9Q6A9496No período da tarde, a comunidade acadêmica se reuniu novamente, desta vez diante do prédio administrativo, para prestigiar a apresentação da fanfarra do Campus Muzambinho, que é regida pelo maestro Everaldo Cruz.
A fanfarra conta com jovens de nosso município, como os estudantes da escola Estadual Cesário Coimbra, e foi reativada através de ação conjunta entre a prefeitura Municipal e o Campus Muzambinho, através do Setor SELCA-CGAE.

A apresentação ocorreu em meio à chuva que se abateu sobre Muzambinho, mas o contratempo não foi suficiente para desanimar os artistas, que executaram seu número na íntegra, arrancando aplausos de todos os presentes.

Exército e Hasteamento da Bandeira

9Q6A9567Instantes depois, o Exército Brasileiro, com parte dos integrantes do Tiro de Guerra 0410, marcharam pelo pátio até o local onde seriam hasteadas as bandeiras do Brasil, de Minas e do Campus Muzambinho.

O público atento acompanhou todos os detalhes do momento cívico.

A ação contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo músico Acácio Donizetti Silva Vieira.

 Homenagem aos aposentados e colaboradores

A chuva que se abateu sobre o Campus Muzambinho fez com que os organizadores transferissem a próxima etapa do evento para dentro do prédio administrativo.9Q6A9645

O início da cerimônia contou com o descerramento da Placa Comemorativa aos 70 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O Reitor e o Diretor-Geral estiveram à frente do momento que marca as sete décadas de história deste educandário.

Neste momento foram homenageados diversos servidores que se aposentaram no último ano, bem como colaboradores terceirizados destacados por suas contribuições.

9Q6A9744A história e contribuição de cada um deles foi compartilhada com o público, e eles receberam suas homenagens das mãos do Reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, acompanhado por seu Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, bem como do Diretor-Geral do Campus, professor Renato Aparecido de Souza.

Na sequência, o Diretor-Geral do Campus convidou o neto do Deputado Lycurgo Leite Filho, o sr. Eduardo Lycurgo Leite para o descerramento de uma placa em homenagem ao político que assinou o Termo de Acordo para que uma Escola Agrotécnica fosse construída na cidade de Muzambinho. Professor Renato destacou o fato de Lycurgo ter sido visionário na época e ter vislumbrado o progresso de Muzambinho e região. O neto de Lycurgo pediu que fossem convidados um aluno e um professor para que juntos revelassem a placa para o público presente.

Apresentação dos “Professores no Rock”

9Q6A9772O dia festivo se encerrou com uma apresentação histórica do grupo Professores no Rock, formado pelos docentes Carlos Fubá, Renato, Ari e Gustavo, todos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O grupo voltou à ativa após 5 anos de hiato, e se apresentou para uma plateia que lotou o pátio do prédio H, reunindo estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade.

Com bastante irreverência e simpatia, o quarteto entregou aos presentes um show de aproximadamente duas horas, onde interpretaram hinos do Rock Nacional e composições próprias.

Outras atrações

A programação especial de aniversário Campus Muzambinho se estende até este sábado, quando acontecerá o tradicional encontro de Egressos. Para mais informações, CLIQUE AQUI.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho

Fotos: Cerimônia de Abertura

Fotos: Fanfarra do Campus

Fotos: Hasteamento das bandeiras

Fotos: Homenagens aos aposentados e colaboradores

Fotos: Professores no Rock

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página