Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Processo Seletivo para ingresso no Campus Muzambinho é realizado na manhã de domingo
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo para ingresso no Campus Muzambinho é realizado na manhã de domingo

Publicado: Domingo, 10 de Dezembro de 2023, 13h58 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 07h24

9Q6A8624

Na manhã deste domingo, 10 de dezembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou 1635 candidatos de toda a região para a realização da prova presencial de seu Processo Seletivo. Os outros campi do IFSULDEMINAS contaram com 1213 inscritos do Campus Muzambinho para realizarem suas provas do Processo Seletivo. O evento, que ocorreu simultaneamente nos Campi do IFSULDEMINAS, oferta vagas para Cursos Superiores e Técnicos Integrados ao Ensino Médio que terão início no primeiro semestre de 2024. Já para os Cursos Subsequentes, a forma de seleção será por análise de histórico escolar. No total, nas três modalidades de ensino, o Campus Muzambinho ofertou 985 vagas e contou com 3205 inscrições.

O Campus Muzambinho disponibiliza 30 vagas para o Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação; 40 vagas para o Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica; 40 vagas para o Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária; 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas todos na modalidade presencial.

Neste processo seletivo, o ingresso para o Curso Superior de Educação Física é ofertado nos turnos vespertino (40 vagas) e noturno (40 vagas). Com uma diferenciação, o candidato ingressará em um curso único, devendo escolher a partir do 4º semestre se deseja optar pela Licenciatura, pelo Bacharelado ou cursar ambas simultaneamente.

Na modalidade de Educação a Distância (EaD), o Campus Muzambinho oferta para ingresso no 1º semestre de 2024 o total de 300 vagas para o Curso de Licenciatura em Pedagogia. As vagas são distribuídas igualmente nos Polos localizados nas cidades de Bragança Paulista, Machado e Muzambinho.10.58.52 1

Os candidatos inscritos para as vagas do Polo de Bragança Paulista puderam realizar a prova nas dependências do próprio Polo, não havendo a necessidade de deslocamento até a cidade de Muzambinho. A Coordenadora do Polo, Sandra Helena, aponta que a presença de servidores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho em Bragança Paulista garante a idoneidade do Processo Seletivo e que ter o apoio deles durante toda a execução da prova dá suporte e segurança ao próprio Polo.

Já para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio são ofertadas 140, 35 e 90 vagas para os cursos de Agropecuária, Alimentos e Informática, respectivamente.

No Ensino Superior, o candidato pôde optar por se inscrever no tipo de seleção via nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2016 a 2022. Houve a possibilidade de inscrição tanto para realização de prova, quanto para concorrência por meio das notas do ENEM, desde que realizasse o pagamento das duas taxas de inscrição. Os candidatos que optarem pelo ingresso por meio do SiSU deverão participar do processo seletivo próprio do SiSU, respeitadas as condições estabelecidas no edital do programa.

9Q6A8720Professor Hugo Baldan Junior, Diretor de Ensino do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, participou das atividades ligadas a todas as etapas do Processo Seletivo. O Diretor passou a manhã percorrendo os prédios em que as provas estavam sendo realizadas e prestando assistência à equipe de trabalho do SAICE (Setor de Acompanhamento de Ingressos, Carreiras e Egressos). “Quero agradecer ao SAICE, na pessoa da Elba Sharon Dias, que assumiu o desafio e conduziu muito bem todo o processo. A equipe COPESE (Comissão Permanente de Processo Seletivo) que contribuiu sobremaneira para a realização das ações e todas as equipes que trabalharam para que o processo seletivo 2024 fosse um sucesso!”.

O Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, explica que este foi um dos maiores processos seletivos do Campus Muzambinho. “Nós tivemos uma alta procura para nossos cursos, tanto técnicos quanto superiores. O Campus esteve bastante movimentado ao longo da manhã de domingo, com a presença de candidatos e familiares para a realização da prova do Vestibular. Estamos felizes em, mais uma vez, consolidar a atuação da Instituição em prol da educação para todos! A presença de candidatos foi excelente, com percentual de ausentes dentro da normalidade, em torno de 20% do total. Foram mais de 2000 candidatos que escolheram o Campus Muzambinho como instituição de formação, somado a este número, a participação nos polos Machado e Bragança Paulista, além dos outros Campi do IFSULDEMINAS que também receberam nossos candidatos. Pretendemos ofertar o melhor para aqueles que nos escolheram, faremos jus ao título de uma das melhores instituições de ensino da região!”.

A Diretora de Administração e Planejamento, a servidora Zélia Dias de Souza e a Coordenadora Geral de Ensino, a servidora Giovanna Maria Abrantes Carvas Noccioli participaram das atividades ligadas ao Processo Seletivo. 

Estrutura do Vestibular

O acesso ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho teve início às 7h30min, com a abertura dos portões, e os candidatos contaram com o auxílio de diversos agentes para orientá-los no deslocamento dentro do Campus. O volume de carros, vans e ônibus foi considerável, no entanto, os deslocamentos aconteceram sem grandes ocorrências de trânsito.

Entre servidores, colaboradores terceirizados, estudantes dos Cursos Superiores e comunidade externa, 173 agentes atuaram nas mais diversas áreas de apoio para a realização deste Processo Seletivo, tais como ensalamento, apoio especializado, chefes de prédio, fiscalização, entre outros.

As salas foram organizadas em ordem alfabética e distribuídas entre os Prédios do Proeja, Poliesportivo, H, Informática, CEAD, CGAE, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas e Cafeicultura, todos localizados na Sede do Campus Muzambinho. O CeCAES (Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde) também contou com salas do Processo Seletivo.111.05.36

A professora Januária Andrea Souza Rezende, atuou como Chefe de Prédio do CeCAES. De acordo com ela, os candidatos realizaram a prova na unidade em cinco salas e estão concorrendo a uma das vagas para o ingresso em um dos Cursos Superiores da Instituição. A prova foi iniciada sem atrasos e nenhuma ocorrência foi registrada.

Embora não tenha recebido quaisquer ocorrências graves, o serviço de Enfermagem do Setor de Atendimento ao Educando esteve a postos durante todo o período de realização da prova, contando com os profissionais do Ambulatório do Campus. O Posto de Enfermagem é um ambiente em que o candidato pode receber atendimento, em caso de necessidade, e, se for preciso, o mesmo será encaminhado ao hospital. O Campus Muzambinho disponibiliza uma ambulância para possíveis ocorrências. Neste Processo Seletivo não houve nenhuma ocorrência grave.9Q6A8712

Para o Processo Seletivo 01/2024 foi disponibilizada uma sala de amamentação para atender às candidatas lactantes. Para estes casos, foi necessário a presença de um acompanhante adulto que ficou responsável pela guarda da criança durante a realização da prova. O responsável pela guarda da criança ficou afastado durante o processo de amamentação e não teve acesso às salas onde as provas foram realizadas. A candidata Natasha Viana Leite teve a chance de amamentar durante a prova para tentar uma vaga para o Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD.

DSC 0895O Processo Seletivo também contou com 12 salas de atendimento especializado com o apoio do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Muzambinho. Juliano Gustavo Vieira Strabeli é o Coordenador do Núcleo e explica que o Campus Muzambinho contou com 18 inscritos com necessidades educacionais específicas e que 15 candidatos compareceram para realizar a prova. Juliano ressalta que o número de participantes é expressivo e que o aumento na procura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é reflexo da Instituição ser aberta para todos e inclusiva.

O Diretor de Ensino do Campus aponta com destaque o número recorde de candidatos que requereram atendimento especial para realização do processo. “Isso prova o bom trabalho que nossos NAPNEs tem realizado no atendimento aqueles que precisam”. - enfatiza Hugo.

O atendimento especializado é uma ação que garante que todos candidatos possam concorrer às vagas do Processo Seletivo com a acessibilidade necessária, como por exemplo, o intérprete de libras para os candidatos surdos e ledor para aqueles com baixa visão.

Expectativa dos Candidatos e Familiares

DSC 0842Yasmim Carmela Ferreira, tem 15 anos, mora na cidade de Caconde - São Paulo e veio prestar a prova com o objetivo de ingressar no Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Ela conta que desde o oitavo ano deseja estudar no Campus Muzambinho e desde então acompanha as redes sociais da Instituição. A jovem explica que entrou em contato com uma amiga que já havia participado do Processo Seletivo em outra ocasião para se inteirar sobre como era o funcionamento para que viesse participar. Yasmim explica que sempre ouviu falar sobre a qualidade do ensino do Campus e que as pessoas que passaram por aqui dão referências positivas sobre o ensino.

A senhora Vanessa da Silva Cipriano Souza veio com a família de Monte Santo de Minas para trazer sua filha, Bruna Cipriano de Souza, para participar do Processo Seletivo do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Vanessa aponta que as informações que tem sobre o Campus Muzambinho revelam que sua filha terá um futuro promissor. Ela explica que tem exemplos de familiares que estudaram no Campus e hoje estão progredindo.DSC 0843

Beatriz Vitória da Silva Leite Gonçalves veio da cidade de Botelhos com a sua mãe, Patrícia da Silva Leite. A jovem soube do Processo Seletivo por um amigo que já estuda no Campus Muzambinho e como ela tem uma grande afinidade com animais, decidiu prestar a prova para ingressar no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Sua mãe espera que ela seja aprovada e o curso proporcione um futuro melhor para Beatriz.

As gêmeas Rainara e Randara Aparecida Vieira Cruz, de 15 anos, são da cidade de São Pedro da União e buscam serem aprovadas para o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Ambas contaram que os irmãos e primos estudaram no Campus Muzambinho e que a família, de forma geral, sempre apontou o Instituto como um bom lugar para estudarem. Elas acreditam na qualidade do ensino ofertado e que poderão trilhar o mesmo caminho de seus familiares.

DSC 0854

O Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio foi o início da trajetória de Laís Cristina Carmo Leite com o Campus Muzambinho e hoje, a jovem veio em busca de uma vaga para o Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica. Laís pretende continuar na Instituição, pois sabe sobre a qualidade do ensino, capacidade dos profissionais que atuam no IFSULDEMINAS, sem contar nos Grupos de Estudo e infraestrutura de ponta ofertada aos estudantes.

DSC 0882A chefe de Mateus Nunes Pitondo, de 24 anos, foi a incentivadora para que o jovem viesse participar do Processo Seletivo para o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Ele explica que ela soube do início das inscrições e o incentivou a participar. Mateus também apontou que têm amigos que estudaram e outros que ainda estudam no Campus Muzambinho e que antes mesmo de estarem formados, conseguiram boas colocações no mercado de trabalho. Ele espera conseguir ser aprovado.

Luciano Henrique de Oliveira e Lucelena Donizetti Paulino de Oliveira vieram acompanhar o filho, Leandro Aparecido de Oliveira, no Processo Seletivo. Lucelena comenta que a qualidade do Campus Muzambinho é excelente e a oferta gratuita dos cursos, por se tratar de uma Instituição Federal, facilita que o filho possa estudar em Muzambinho. Já Leandro conta que realizou o Curso Técnico em Contabilidade na Instituição e que gostou bastante. O jovem sempre teve interesse na área da Ciência da Computação e espera iniciar o seu segundo curso no Campus Muzambinho.DSC 0880

Adriana Monteiro Terra é da cidade de Alterosa e pela segunda vez vem acompanhar as filhas no Processo Seletivo. Adriana já teve uma das filhas aprovadas para estudar no Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, a jovem está gostando do curso e pretende iniciar os seus estudos em Engenharia Agronômica. Já a outra filha busca uma vaga no Curso Superior de Ciência da Computação.

Organização

9Q6A8704A Coordenadora do SAICE, a servidora Elba Sharon Dias apontou que todo o processo ocorreu dentro do planejado, sendo determinante o comprometimento da equipe para que o evento acontecesse com tranquilidade e sem maiores ocorrências.

O Processo Seletivo 2024/01 é o primeiro a ser realizado com a Coordenação de Elba à frente do SAICE. Ela explica que as adversidades que ocorreram durante as atividades ligadas a preparação para o dia do vestibular foram sanadas com o apoio dos integrantes da COPESE, servidores, colaboradores do Campus e que o professor Hugo esteve presente o tempo todo.

O SAICE inicia as ações do Processo Seletivo antes do dia da prova. A organização envolve os servidores da Reitoria e dos Campi do IFSULDEMINAS. Além disso, o Setor desenvolveu diversas atividades paralelas para promover o período de inscrições e divulgar para a comunidade um pouco mais sobre os diversos cursos ofertados pelo Campus Muzambinho.

9Q6A8700

A prova

A prova dos Cursos Superiores contou com 50 questões de múltipla escolha, sendo divididas entre diversas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, Geografia, História e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês, conforme escolha do próprio candidato). A prova também contou com uma redação.

Já a prova dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio foi composta por 50 questões, sendo 25 questões de Língua Portuguesa e, 25, de Matemática, todas de múltipla escolha.

Gabarito e Resultados

O gabarito preliminar será divulgado a partir das 14 horas desta segunda-feira (11/12) e o final, no dia 15 de dezembro, também a partir das 14 horas. Os resultados oficiais poderão ser conferidos no site, conforme o cronograma oficial, no endereço: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/vestibular-proen

TEXTO E FOTOS: Assessoria de Comunicação - SAICE

registrado em:
Fim do conteúdo da página