Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Do Campus Muzambinho para a Colômbia - Conheça a trajetória de Rafaella.
Início do conteúdo da página

Do Campus Muzambinho para a Colômbia - Conheça a trajetória de Rafaella.

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 09h55 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 13h22

O IFSULDEMINAS, através de sua Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI), cria estratégias e promove acordos para viabilizar a realização de intercâmbios estudantis, possibilitando o aprimoramento de estudantes dos diversos campi distribuídos pelo Sul de Minas Gerais. Este é o caso de Rafaella Pafume dos Reis, que conquistou sua vaga de intercâmbio, e agora se prepara para embarcar para a Colômbia, onde espera aprimorar seus conhecimentos e habilidades profissionais.

IMG 20240206 WA0055Aos 24 anos, Rafaella está cursando o 7º período de Engenharia Agronômica, curso que escolheu por conta de sua ligação com o campo e a área rural. No ano de 2021, ainda no contexto da pandemia, acompanhou pelas telinhas a primeira aula do curso, ministrada pelo Professor José Sérgio; Naquele momento, teve certeza de sua escolha.

“No primeiro dia de aula com o Professor José Sérgio de Araújo, eu tive certeza que escolhi o curso que eu gostaria. Foi uma aula online, mas ele falou com tanto amor nessa profissão que transmitiu boas referências para os alunos” - afirmou a estudante.

Desde os primeiros dias, Rafaella demonstrou interesse pela área de grãos e também de irrigação, e acredita que as atividades propostas pelo Campus Muzambinho contribuíram para que ela pudesse se desenvolver nestes nichos:

“ [...] além das aulas regulares, as visitas técnicas, escalas em grupo de estudos e empresas juniores me mostraram como é a realidade nessas áreas”.

SAVE 20240206 165308Rafaella listou vários projetos que complementaram sua formação e, de certa forma, culminaram na conquista de sua vaga para o intercâmbio; Ao longo dos anos, foi líder de sala, coordenadora de marketing no Crea-Jr-Muzambinho (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais), colaborou com a reativação do grupo GEGAM (Grupo de Estudos em Geotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente) e participou da empresa Agrifort Jr, pela qual nutre um carinho especial até os dias de hoje.

Por fim, Rafaella chegou ao GEAGRO - Grupo de Estudos em Agropecuária - liderado pela professora Ariana Vieira Silva. Foi lá que Rafaella viveu algumas das experiências mais decisivas e desafiadoras de sua formação.

Seu ingresso no grupo aconteceu em 2021, em um contexto em que as reuniões e atividades aconteciam de forma remota. Em 2022, o retorno às atividades presenciais trouxe a oportunidade de participação em projetos de campo. Mais tarde, no mesmo ano, foi eleita para coordenar a equipe ao longo de 2023. Durante sua gestão, ela destaca a realização do ENCONTEC, que quebrou recorde de público, contabilizando mais de 830 participantes.

Este conjunto de atividades, segundo Rafaella, permitiu que amadurecesse seu interesse pela área de estudo, além de contribuir para sua formação profissional e o modo de lidar com as demandas.

“ [...] tive a oportunidade de realizar projetos de iniciação científica, que é uma atividade que me tornou mais madura e segura dentro do ramo de Engenharia Agronômica [...] O maior legado que o GEAGRO me proporciona é o de fazer as atividades com excelência. Excelência pra mim não é ganância, mas sim você fazer mais do que sua obrigação” - afirmou.

Para Rafaella, a participação em Grupos de Estudo é fundamental para o desenvolvimento de diversas competências, como o relacionamento interpessoal e a habilidade de lidar com o público.

IMG 20240206 WA0047“O grupo é importante no aprendizado e, principalmente, na oratória. Isso por conta das palestras dos próprios membros. Isso é um treino para falar em público. Por exemplo, já ministrei palestras em bairros rurais de Muzambinho, onde o público é totalmente diferente do que estamos acostumados dentro da sala de aula [...]  Como é um grupo grande (o GEAGRO) e que possui vários projetos em campo, a gente aprende a ajudar ao próximo sem segundas intenções e fazer as atividades que forem necessárias, mesmo que isso não seja para seu próprio benefício, mas sim em benefício do grupo” - revelou. 

Antes mesmo do fim de 2023, Rafaella recebeu uma importante notícia que ela acredita que irá transformar sua vida tanto no aspecto profissional como no pessoal: Foi a estudante selecionada via edital para um intercâmbio de 5 meses na Colômbia.

A oportunidade veio através do Edital 236/2023 (Chamada para Mobilidade Estudantil/América do Sul), e Rafaella conta que o desafio é real, mas que está confiante, pois vinha se preparando desde o início da faculdade para oportunidades como esta.

Além disso, afirmou que se trata de um país com cultura similar à Brasileira, destacando ainda a experiência que teve com intercambistas colombianos que passaram pelo Campus Muzambinho, os quais ela descreve como muito educados, divertidos e acolhedores.

Quando questionada sobre as experiências que leva para a Colômbia, Rafaella comentou que há muitas características de nossa gente que podem ser compartilhadas com o país vizinho.IMG 20220509 WA0008

“Acho que só o costume mineiro/brasileiro já é uma troca de experiência. Costumo brincar que o brasileiro é o último a desistir, e o comportamento de persistência é um valor que pode agregar ao cotidiano”.

Por fim, ao refletir sobre seu percurso acadêmico, Rafaella mencionou como o IFSULDEMINAS colaborou para sua formação, e deixou sua mensagem de motivação para outros colegas que, assim como ela, queiram participar de editais de intercâmbio e buscar seu crescimento estudantil, profissional e pessoal.

“O IFSULDEMINAS tem muitas oportunidades, cursos, palestras, eventos extracurriculares, PARTICIPEM. Não seja aquele aluno que apenas assiste às aulas, faça algo além da sua obrigação. Muitos professores estão dispostos a ajudar, mas isso só depende da sua atitude em relação às oportunidades. Seja um excelente aluno!”

 

A importância dos mestres

Rafaella leva consigo diversos ensinamentos e experiências vivenciadas no IFSULDEMINAS, e faz questão de destacar alguns dos mentores que foram decisivos em sua formação.

Um deles é o professor Arionaldo de Sá Jr. IMG 20240206 WA0050

“... ao contar suas histórias, ele me inspira a sair da zona de conforto e ir atrás de um novo horizonte, de novos caminhos. Ele também me ajudou com algumas documentações para esse edital”.

Ao conversar com nossa redação, o Professor Arionaldo salientou as características que destacam alunos como Rafaella, e na sequência comentou a importância de ações de intercâmbio como as promovidas pelo IFSULDEMINAS.

"Comprometimento e performance, são os atributos que certamente tornam a Rafaella Pafume uma aluna distinta e justa à representação do IFSULDEMINAS no intercâmbio internacional. A oportunidade concedida pelo IFSULDEMINAS [...] proporciona experiências extraordinárias que contribuem valorosamente para a construção do perfil profissional sólido que importará sobremaneira no posicionamento e emprego das competências adquiridas" - Complementou o professor. 

Outro dos professores destacados por Rafaella foi José Sérgio de Araújo, que esteve presente desde o início de sua jornada.

“Ele me acompanha desde o primeiro semestre da faculdade e sempre se coloca à disposição para me ajudar, não apenas como professor, mas também como um amigo”.

IMG 20240206 WA0048Quando perguntado a respeito da trajetória da Rafaella, o professor José Sérgio reconheceu o empenho da estudante e salientou que estas características são importantes quando se busca um  intercâmbio:

“Ela sempre demonstrou seu interesse desde o início do curso de Engenharia Agronômica, o que é um diferencial. Muito dedicada e extremamente curiosa acerca de diversos assuntos da agronomia [...] Sempre que pôde, ela estava nos ajudando em nossos experimentos de campo. Tenho certeza que atitudes como esta de investir em um programa de intercâmbio irão contribuir demais para sua formação profissional e crescimento pessoal”.

Por fim, Rafaella destacou a parceria de Ariana Vieira Silva, que foi sua orientadora no GEAGRO.

“A prof. Ariana, sempre me incentivando a ministrar palestras, participar de projetos, o que conta muito ponto para o edital de intercâmbio, além disso, foi ela quem me encaminhou o edital. Depois disso, fui correndo atrás das documentações junto com sua ajuda”.

IMG 20240205 WA0040A Professora Ariana, por sua vez, comentou que foi orientadora da irmã mais velha da Rafaella, a Fernanda, e isto acabou aproximando as duas. De acordo com a docente, a dedicação foi fator fundamental para a conquista da vaga de intercâmbio.

“A Rafaella é uma estudante muito proativa, com uma maturidade ímpar, algo que a faz transitar facilmente entre os membros e em outros grupos também. Isso a levou, em 2023, a ser eleita a coordenadora do GEAGRO. Além de bolsista PIBIC, também tem desenvolvido muitas atividades de extensão e voluntárias nos projetos conduzidos no nosso Centro de Validação Tecnológica em Guaxupé. Ela tinha o sonho do intercâmbio e trilhou seu caminho para isso, e a vitória chegou. Muito orgulho, um exemplo a ser seguido” - declarou Ariana.

 

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Cedidas por Rafaella Pafume dos Reis e Ariana Vieira Silva.


 

ESTUDANTE:
Como está sendo sua experiência com o intercâmbio? Compartilhe conosco! Sua história pode ser a próxima a aparecer na galeria de Prêmios e Destaques. Mande um e-mail para comunicacao@muz.ifsuldeminas.edu.br.

PRÊMIOS E DESTAQUES: 
Clique aqui e confira a história de outros estudantes que também se destacaram por sua trajetória no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. 

OPORTUNIDADES
Fique por dentro de oportunidades e editais destinados aos estudantes. Acesse:

https://muz.ifsuldeminas.edu.br/edital
https://muz.ifsuldeminas.edu.br/portaldoaluno
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página