Página inicial > Notícias > NEABI promove visita ao Parque Ecológico do Paredão, em Guapé-MG

NEABI promove visita ao Parque Ecológico do Paredão, em Guapé-MG

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h11 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2024, 13h16

No dia 17/04 de 2024, o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do campus realizou uma saída de campo para o Parque Ecológico do Paredão em Guapé-MG. A iniciativa veio como atividade do projeto de Ensino aprovado no Edital   nº 62/2024 ,  intitulado " Clube do Livro NEABI- Caminhando sobre nossas Palavras!".

O projeto consiste em ampliar o conceito clube do livro NEABI (em andamento desde o final de 2023),  para um viés extensivo e mobilizatório. Pretendemos atuar na divulgação da cultura Afro-brasileira e Indígena , seus conhecimentos, sabedoria e importância para a sociedade brasileira, além de cultivar a cultura antirracista na instituição.

O projeto tem uma dimensão interna, de formação do alunos integrantes do projeto,  que consiste em realizar leituras  e experiências vivências relacionadas às mesmas com intuito de ser um estudo auto reflexivo e formativo. Essas leituras e vivências serão a potência geradora de um posterior movimento de compartilhamento com a comunidade escolar, realizando eventos culturais, filmes, rodas de conversa, palestras, dentre outros. Essa ação faz parte do momento formativo dos alunos, inspirados no livro "ideias para adiar o fim do mundo", de Ailton Krenak.

Durante a visita "adentramos à floresta" com o respeito e reverência que os nosso povos originários nos ensinam, respeitando os seres como parte da grande teia da vida. Tivemos momentos de meditação com tambor, oficina de paisagens sonoras,  caminhadas contemplativas em silêncio e uma aula sobre "Spinoza e a Natureza" dada pelo aluno Pedro Meireles.

Texto: Lilian Fernandes.
Fotos: Cedidas por Lilian Fernandes e Cristina Anacleto.

registrado em: