Página inicial > Notícias > Integrantes de Grupo de Estudos recebem prêmio no Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada

Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2024, 07h30 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 10h30

Os integrantes do Grupo de Estudos de Esporte Adaptado, o ADAPTA, do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho receberam um Prêmio Acadêmico durante o XIII Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, CBAMA. O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de maio, em Goiânia - Goiás, na Universidade Federal de Goiás.

Brandon Benavides Rodriguez e sua orientadora e líder do grupo, professora Lia Polegato Castelan, receberam o prêmio pelo trabalho intitulado "Esporte e Atividade Física Adaptada em Faculdade de Educação Física na Colômbia e no Brasil". O trabalho abordou reflexões sobre as semelhanças e diferenças no tratamento do esporte para pessoas com deficiência em cursos superiores nos dois países latino-americanos. A premiação ocorreu na categoria "Formação Profissional". Brandon é natural de Bogotá, na Colômbia. Foi intercambista no Campus Muzambinho, em 2023. Seu curso de origem é Ciencias del deporte y la educación física, junto à Universidad de Cundinamarca, na região central da Colômbia.

O Adapta representou o IFSULDEMINAS com 10 estudantes de graduação e apresentou seis trabalhos durante o evento. O CBAMA contou com a participação de 200 pessoas e aproximadamente 120 trabalhos foram apresentados.

Jacquelyne dos Santos da Silva, estudante do Campus Muzambinho, comentou sobre o quanto foi enriquecedor participar do Congresso. De acordo com ela, a troca de experiência que o ADAPTA teve com os participantes do evento contribuirá para que o Grupo possa promover mudanças grandiosas, pois compreenderam que a transformação ocorre nos detalhes. “Um congresso verdadeiramente voltado para Atividade Motora Adaptada! Voltamos ricos de conhecimento e ansiosos para colocar em prática os aprendizados”.

A estudante do Campus Muzambinho, Letícia Trindade de Podestá, destacou a importância de se conhecer as diferenças para que as mesmas possam ser compreendidas, respeitadas e a partir deste aprendizado, proporcionar a capacidade de ensinar outros indivíduos. “O CBAMA não foi só um congresso de alguns dias, mas uma troca de experiências e perspectivas para a vida".

Já Sophia Zoboli Ribeiro, estudante do Campus Muzambinho, retornou com outra visão de mundo após participar do evento. "Posso dizer que sou outra pessoa depois desse congresso, sai com a mente e coração abertos!".

Conheça os integrantes do ADAPTA

adapta

Em pé: Letícia, Lavinia, Jaqueline, professora Lia, Sara, Cristielly e Sophia.
À frente: Felipe, Gabriel, Isabela e Brandon.

Texto: Lia Polegato Castelan
Fotos: Acervo pessoal