Página inicial > Notícias > Coordenadoria Geral de Extensão e Espaço Maker participaram da Feira das Profissões em Guaxupé

Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2024, 15h14 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2024, 15h39

Coordenadoria Geral de Extensão e Espaço Maker participaram da Feira das Profissões no Evento Festival da Cidadania, ocorrido em Guaxupé, Minas Gerais

26 5No dia 08 de maio de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, representado por Juliana Cristina dos Santos (coordenadora-geral de Extensão), Mário Antônio Moreira (coordenador do Espaço Maker) e Daiane Cristina Garcia (apoio administrativo da CGEx), participaram da Feira de Profissões, que fez parte do evento Festival de Cidadania do projeto Parlamento Jovem de todo o Pólo Sudoeste, ocorrido na cidade de Guaxupé.

O evento contou com a participação de aproximadamente 700 estudantes do Ensino Médio das 20 cidades de: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaxupé, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.

O evento vem de encontro com os 10 anos de criação da Escola do Legislativo de Guaxupé. Com ares de festival, a programação aconteceu ao longo de todo o dia no Parque Mogiana. Oficinas de acrobacias, expressão corporal, teatro, dança e equilíbrio foram ministradas pelo grupo Rasgacerô; além de música e feira de profissões.

Para a coordenadora geral de extensão é muito importante a participação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho neste tipo de evento com público jovem. Assim, é possível estreitar as relações e mostrar para os participantes as oportunidades que o IFSULDEMINAS oferece, educação gratuita e de qualidade. Na ocasião foram distribuídos panfletos informativos, com ênfase nos cursos de graduação, nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia que são ofertados pelo campus Muzambinho, com possíveis oportunidades para esse público. “É muito gratificante ver tantos jovens reunidos neste evento, interessados em aprender sobre educação cidadã, sobre educação e política, foi muito prazeroso participar desta ação e encontrar também vários alunos do instituto engajados nesta causa”.

Para o coordenador do espaço Maker, é de suma importância a participação do espaço Maker em eventos. Isso permite que potenciais alunos, bem como toda a comunidade, tenham a chance de conhecer mais sobre as ações e oportunidades oferecidas aos estudantes e à comunidade em geral. Tais iniciativas estão diretamente alinhadas aos pilares fundamentais do IFSULDEMINAS: Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo.

26 6O Espaço Maker desempenha um papel essencial no estímulo à Inovação e ao Empreendedorismo dentro do Campus, estando vinculado ao ELITE - Escritório Local de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. Os visitantes do evento se encantaram ao presenciar demonstrações da Impressora 3D em ação. Além disso, tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades por meio de atividades como o jogo Torre de Hanói. Este jogo matemático não apenas desafia a memória, mas também promove o desenvolvimento do planejamento e a habilidade de resolver problemas através de técnicas estratégicas.

Durante a feira, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho além da divulgação dos cursos foi oferecido aos visitantes a chance de degustar o doce de leite e café da escola. Os representantes do campus distribuíram brindes, como plantas e compostos orgânicos, produzidos internamente, destacando o compromisso da instituição com práticas sustentáveis.

Texto e fotos: CGEX

registrado em: