I Fórum de Desenvolvimento Sustentável para a Apicultura de Minas Gerais e Santa Catarina é realizado no Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 13h53 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 13h53

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho esteve entre os realizadores do I Fórum de Desenvolvimento Sustentável para a Apicultura de Minas Gerais e Santa Catarina. No dia 18 de outubro, apicultores dos dois Estados visitaram apiários da região de Muzambinho e participaram de um debate no Auditório do Prédio H do Campus, onde abordaram cinco temas em busca de melhores condições para apicultura, não só dos dois Estados, mas de todo o Brasil.
Na primeira etapa do evento foram realizadas visitas em apiários para que os apicultores de Santa Catarina conhecessem o sistema de produção de própolis e de rainhas na região.

Já a segunda parte do I Fórum de Desenvolvimento Sustentável para a Apicultura de Minas Gerais e Santa Catarina tratou sobre os temas: ‘Rainhas - Qual a sua importância na produção apícola’, ‘Polinização - Oportunidade para o apicultor e lucratividade para o agricultor’, ‘Registro de apiários - Uma barreira que precisa ser quebrada’, ‘Indicação Geográfica ( IG ) - Quais os registros de produtos apícolas existem em Minas Gerais e Santa Catarina’ e ‘Própolis – Produção e mercado’. O evento contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas.

De acordo com Rubens Marcelo Castro, servidor do Campus Muzambinho, “o objetivo do evento foi reunir profissionais ligados à atividade de Apicultura, buscando a troca de experiências relacionadas ao manejo, produção de rainhas e produção de própolis.”

Rubens também destacou que um documento contendo propostas indicadas pelos participantes foi redigido e será entregue à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele explica que espera que as sugestões possam gerar mudanças de fato e beneficiar o setor.

Além do Campus Muzambinho, o evento contou com a organização da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Muzambinho e Região - APIMUZ, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI e pela Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina - FAASC. O evento contou com o apoio do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: Leandro Rondon (Acerco pessoal) e ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em: