Coroa é a equipe campeã da gincana do Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 06h49 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 10h42

Na última sexta-feira (11), foi realizada a final dos jogos Cara e Coroa do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A equipe Coroa sagrou-se campeã da edição 2020 - Ritmos Brasileiros.

O ensino remoto foi adotado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e as atividades esportivas, culturais e artísticas do Selca (Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes), ligado à CGAE (Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando), passaram a ser desenvolvidas de maneira virtual. Em decorrência da pandemia causada pela COVID-19, a gincana ocorreu durante todo o ano, com a execução de provas virtuais. As atividades foram divulgadas durante as lives do Campus Muzambinho, cada equipe executava suas tarefas e encaminhava os vídeos para o Selca.

at 07.57.25 15

Os profissionais do setor esclarecem que como os jogos foram disputados de maneira remota, uma das principais preocupações e ponto constante de orientações foi para que os alunos se atentassem, em primeiro lugar, a todos os protocolos de segurança e distanciamento social. O objetivo dos Jogos Cara e Coroa serem reestruturados foi garantir a participação segura dos alunos.

Na final, as equipes apresentaram provas artísticas envolvendo música, dança, sósia e declamação. A edição 2020 foi produzida com o tema Ritmos Brasileiros, e os alunos utilizaram a criatividade para compor as atrações de maneira remota.

O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – professor Renato Aparecido de Souza, destacou a singularidade do espírito esportivo dos estudantes, assim como o protagonismo e a liderança das equipes ao desenvolverem as provas “pensando fora da caixa”. De acordo com ele, os jogos 2020 ficarão marcados na memória de todos, pois como sempre, foram realizados a muitas mãos, mas em um contexto nunca vivido antes: - o distanciamento social causado pela COVID-19.

5 at 07.50.48 1O aluno do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Rafael Montipó Dias Lima, presidente da equipe Coroa, disse que mesmo em meio às adversidades a experiência foi gratificante e pôde aprender muito em diversas áreas. “Foi uma superação, em todos os aspectos.” O presidente da equipe campeã também comentou sobre uma das atividades da grande final. “A prova mais divertida foi a dança, pois realmente estimulou o senso de equipe, além de que aprender a coreografia sozinho é bem engraçado.” - encerra o estudante. A equipe apresentou em seu espetáculo de dança seis ritmos que representam o Brasil.

Isabela Sequalini, estudante do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, presidente da equipe Cara, comentou sobre a superação das equipes. “A comissão organizadora nos surpreendeu ao fazer o possível para que ela [gincana] acontecesse. No começo ficamos meio confusos e apreensivos, porque nunca tínhamos feito nada assim, mas com o apoio da equipe Cara e também da equipe Coroa, juntamos forças para continuar e fazer com que desse tudo certo. Foi uma experiência maravilhosa e mesmo que nossa equipe não tenha saído com o resultado esperado, valeu muito a pena.”

Entenda o que rolou durante o ano:

A equipe do Selca, responsável pela organização do evento e apuração das notas, produziu uma série de provas e desafios para serem executados pelas equipes ao longo de 2020. Antes da pandemia, o setor realizou a gincana de integração. A equipe Cara atingiu 13,5 pontos e a equipe Coroa, 16,5 pontos.

Durante as lives da Quinta Cultural Virtual (QCV) e do Mexa-se foram realizados três desafios, o da camiseta, da dança e o dos gestos. Nesta modalidade, a pontuação é de 20 a 10 para a equipe Cara. As lives também geraram pontuações nos números de compartilhamentos. Nas cinco edições dos programas, os alunos da equipe Cara atingiram 20 pontos e da Coroa, 20, também. Um problema técnico impediu a contabilização de uma das lives.t 07.50.48 2

Na QCV temática “Arraiá do Campus” as equipes apresentaram dois quadros, a contação de causo e o casal caipira. Nestas provas, de acordo com a pontuação dos jurados, a equipe coroa obteve 40 pontos. As equipes realizaram um telejornal que foi apresentado em formato de live. A equipe que obteve a maior nota foi o Coroa: 70 pontos. A equipe Cara ficou com 25 pontos.

Nas atrações da grande final, a equipe Cara ficou na frente nas seguintes modalidades: música, poesia e sósia. E a equipe Coroa obteve maior pontuação no quadro geral com a miss, mister, cover e dança.

Veja o quadro Geral das notas:

15 at 07.50.48

Texto e fotos: ASCOM


Hoje, no nosso canal de YouTube, às 19h!
Acesse: https://youtu.be/ARR2xYvvtOI


A nossa emoção para a grande final dos jogos Cara e Coroa está tão intensa que vamos precisar de um tempinho a mais para finalizar tudo. A nossa live será transmitida amanhã, 11/12, às 19h, no canal de YouTube do Campus Muzambinho.

A organização do evento informa que houve um problema no processamento do vídeo e agradece a compreensão dos envolvidos.


Hoje, no nosso canal de YouTube, às 19h!
Acesse: https://youtu.be/ARR2xYvvtOI


 

No dia 10/12/20 acontecerá a grande final dos jogos Cara e Coroa, tradicional gincana disputada por estudantes do Ensino Técnico Integrado e Subsequente do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Esta edição de 2020 ficou marcada pela transição da competição para o formato virtual, e tem os ritmos brasileiros como inspiração para as provas.

Os Jogos Cara e Coroa, idealizados pelos Supervisores de Esporte do SELCA - Setor de Esportes, Lazer, Cultura e Artes -, tiveram sua Primeira Edição no ano de 2012, e nasceram com o objetivo de integração dos estudantes através de atividades esportivas, culturais e sociais.

Neste ano de 2020, o “Cara e Coroa” chega à sua VII Edição, e o tema escolhido por votação popular foi “Ritmos Brasileiros”. A edição foi planejada para acontecer em ambiente virtual como meio de prevenção ao novo coronavírus.

O Márcio Luiz de Almeida Bueno, um dos fundadores e organizadores do evento, conta que o “Cara e Coroa” é um dos eventos mais aguardados pelos estudantes, que são divididos em equipes logo nos primeiros dias de aula, e que neste ano não poderia ser diferente.
“Tivemos a ideia de não acabar com a competição, mas mantê-la da forma que podíamos, adaptada à nova realidade” - contou.

O objetivo, de acordo com Márcio, era o de “gerar entretenimento para os alunos para que eles seguissem motivados e mais próximos, ainda que em casa”.

Para Clélia Mara Tardeli, Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, os jogos são também uma maneira de contribuir com o bem-estar emocional dos estudantes, promovendo assim a integração da comunidade escolar.
“Mesmo no período da pandemia, procuramos manter o vínculo entre os estudantes e o Campus. Os jogos e atividades culturais propiciaram que esses estudantes continuassem se sentindo parte da instituição” - Finalizou a coordenadora.

A transmissão da grande final, bem como a divulgação do resultado, acontecerá no dia 10/12/2020, às 19 horas, através do canal de Youtube do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. 

 

A Criação dos Jogos

De acordo com Antônio Sérgio Maritan, membro da comissão organizadora e um dos idealizadores do Cara e Coroa, a concepção dos jogos surgiu da necessidade de se criar uma gingacana de caráter interno, ou seja, voltada para os alunos do próprio IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Segundo o ele, “quando se falava em jogos ou outros eventos maiores, falava-se nos jogos escolares e também os jogos dos institutos federais. No entanto, pensou-se em um evento que envolvesse mais a própria escola e seus alunos". 

A partir da ideia, realizaram-se várias reuniões entre a comissão e os próprios alunos, culminando na escolha do nome e a adoção de um regulamento inspirado em outras ginganas consagradas, mas com a identidade do próprio Campus Muzambinho.

Foram realizadas 6 edições desde o ano de 2012, cuja primeira edição foi vencida pela equipe Cara.

Confira o histórico de vencedores da Competição:
- 2012: Cara
- 2013: Coroa
- 2014: Cara
-2015 e 2016: Não houve competição
- 2017: Coroa
- 2018: Coroa
- 2019: Cara
- 2020: Campeão será definido em 10/12/20

Texto e arte: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

REDES SOCIAIS PNG

registrado em: