Campus Muzambinho inaugura Núcleo Incubador de Empresas e Coworking

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 09h17 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 09h17

DSC 0067O Núcleo Incubador de Empresas e Coworking do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi inaugurado na última quinta-feira, 03 de agosto de 2023, no auditório do Prédio H da Instituição. O IFSULDEMINAS, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), alocado na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), possui a Incubadora de Empresas Mista (INCETEC), que fica localizada no Campus Inconfidentes. Os Núcleos Incubadores são unidades de incubação de empreendimentos, e são vinculados à INCETEC do IFSULDEMINAS.

O Campus Muzambinho é o terceiro Campus do IFSULDEMINAS a contar com um Núcleo Incubador, somando-se ao Campus Passos e ao Campus Inconfidentes. O objetivo da ação é propiciar ambiente e condições adequadas para a criação, desenvolvimento e consolidação de empresas.

Durante a solenidade de abertura, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder fez uma retrospectiva das ações de empreendedorismo realizadas pelo Campus e relembrou a atuação de pessoas que foram pioneiras na área, além disso, destacou os benefícios que o núcleo pode trazer para Muzambinho e região.

“A ideia foi quebrar o paradigma protocolar, apresentando aos convidados o contexto que levou o campus Muzambinho até a criação do núcleo, depois de um ano de tramitação entre reitoria e campus. Após conhecerem o histórico da semana de empreendedorismo, a experiência do campus com a realização de hackathons, a premiação de nossos alunos em desafios de empreendedorismo relevantes dentro do IFSULDEMINAS e em todo o Brasil, além do nosso 2º lugar no Prêmio Sebrae Nacional de Educação Empreendedora, em 2019, estava na hora de ter um ambiente que pudesse acolher ideias de projetos que possam virar negócios tecnológicos, sociais e ainda tradicionais, considerando que trata-se de uma incubadora mista. Com esse contexto, na sequência formou-se a cerimônia formal e o descerramento simbólico da placa de inauguração, com a participação de atores parceiros que podem contribuir e muito com o núcleo. ” - Finalizou.

A professora Cristina Lúcia Janine Lopes atuou com a professora Aracele para que o Núcleo Incubador se tornasse realidade no Campus Muzambinho, sendo ambas as docentes as responsáveis pela construção do projeto. A professora Cristina realizou uma apresentação sobre o funcionamento de um Núcleo Incubador e estimulou os participantes do evento a empreenderem. De acordo com ela, o momento é um marco para o Sul de Minas e para o Campus Muzambinho. Trata-se, segundo ela, de uma oportunidade para que comunidade interna e externa a finalidade e a importância de uma incubadora.

A cerimônia de abertura foi realizada em um modelo que, desde o início, buscou quebrar paradigmas. O Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, enfatizou a própria inauguração como um ato de inovação.

“Quando nós falamos em cultura empreendedora dentro de uma instituição de ensino, isso representa por si só uma quebra de paradigma ou tentativa de quebrar o paradigma; isso porque, de uma forma geral, uma comunidade escolar talvez esteja muito preocupada com aquele modelo, aquele padrão tradicional de formar as pessoas [...] Então, o fato de buscarmos constantemente oferecer mais essa oportunidade [Núcleo Incubador] para a formação de nossos estudantes é algo que, sem dúvida, rompe com o padrão”.

No evento, o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Humberto Vargas Duque representou o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato. Na ocasião, ele parabenizou e agradeceu os envolvidos no processo que resultou no Núcleo Incubador do Campus Muzambinho. “Ver a nossa comunidade podendo acessar a Incubadora, ter sucesso no seu empreendimento, poder inovar e trazer riqueza. A riqueza de um país vem exatamente de ações como essa”.

A analista do Sebrae Minas, Lucilene Pessoni de Moura, também esteve na solenidade e demonstrou satisfação com as possibilidades do Núcleo Incubador para a região de Muzambinho. “Estamos trazendo para uma região que, até então, é reconhecida por sua tradição e pelo seu jeito de ser e fazer, um processo de inovação gigantesco, porque aqui sim, começa uma nova história para uma região”. Ela também frisou que “o SEBRAE tem esse compromisso com o Instituto de fazer o Núcleo funcionar”.

A Gerente da INCETEC Incubadora de Empresas do IFSULDEMINAS, a servidora do Campus Inconfidentes, Sissi Karoline Bueno da Silva, comentou que o evento é “importante para sensibilizar as pessoas da importância do empreendedorismo, do que a Instituição pode oferecer para comunidade e como que isso pode agregar para quem quer ter o próprio negócio ou aprender a respeito”.

Sissi mencionou ainda a importância de ações integradoras para a comunidade local: “Como gerente da Incubadora da INCETEC Sede, procuro sempre tratar esses aspectos de forma integrativa, sempre abrindo para comunidade externa também e eu acho que é isso que o pessoal do Núcleo Incubador Muzambinho está fazendo, trazendo a comunidade pra cá para conhecer, se inteirar e poder participar”.

Edital de Pré-Incubação

Para participar do núcleo incubador, os interessados devem se inscrever no edital de pré-incubação. Todas as informações sobre o edital estarão disponíveis em breve, na página do campus.

Quer conhecer mais sobre o Núcleo Incubador de Empresas?

E-mail de contato: incetec.muzambinho@ifsuldeminas.edu.br
Siga a rede social do núcleo: https://www.instagram.com/incetec.muz/

Ou faça-nos uma visita:
Prédio H - Ala direita (próximo à CGEX/Espaço de Aprendizagem Criativa)
Falar com Mário, Daiane ou Aracele.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: