2º Simpósio Sul Mineiro de Bovinocultura - Principais patologias que acometem os bovinos

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 08h28 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 08h28

O GeBIF - Grupo de Estudos em Bovinocultura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu o 2º Simpósio Sul Mineiro de Bovinocultura. O evento foi realizado entre os dias 07 e 10 de agosto, reunindo professores, discentes dos cursos técnicos e superiores da instituição, estudantes de outras instituições, técnicos de campo e entusiastas do setor para discutir e disseminar conhecimentos sobre as principais patologias que acometem os bovinos. De modo a ressaltar a importância dessa temática para a instituição, para os estudantes e, claro, para o setor da bovinocultura.

De acordo com o professor Francisco Helton Sá de Lima, “para os participantes, o simpósio foi uma oportunidade ímpar de expandir seus conhecimentos e estabelecer conexões com profissionais experientes. Através de palestras, ministradas por especialistas no tema, os participantes tiveram a chance de adquirir uma visão aprofundada sobre as enfermidades mais comuns que impactam os bovinos. Isso permite que os futuros profissionais da área estejam mais bem preparados para enfrentar os desafios do setor, contribuindo para a saúde e bem-estar dos animais e para a eficiência da produção”.

O professor explica que “a bovinocultura é um pilar essencial da economia agropecuária brasileira, fornecendo carne e derivados de leite para o mercado interno e externo. Contudo, a saúde dos rebanhos frequentemente enfrenta desafios, desde doenças infecciosas até distúrbios metabólicos. O simpósio, ao focar nas principais patologias, tem um impacto direto na saúde animal e na produtividade do setor. A disseminação de informações precisas e atualizadas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessas enfermidades auxilia os produtores a adotarem medidas mais eficazes para manter seus rebanhos saudáveis e suas operações sustentáveis”.

A estudante do Curso Superior de Bacharelado em Medicina Veterinária, Crislaine da Silva Damasceno, integra o GeBIF e acredita que “os simpósios sobre patologia na bovinocultura transcendem as barreiras da educação tradicional, oferecendo aos estudantes uma experiência educacional enriquecedora e envolvente. Eles promovem a conexão entre teoria e prática, estimulam o aprendizado interdisciplinar, proporcionam oportunidades de networking e mentoria, e incentivam a busca constante por conhecimento. Ao participar desses eventos transformadores, os estudantes estão se preparando para um futuro brilhante e impactante na indústria da bovinocultura e além”.

“O Simpósio Sul Mineiro de Bovinocultura, organizado pelo Grupo de Estudos em Bovinocultura (GeBIF), revelou-se uma iniciativa inestimável para a instituição, estudantes e para o próprio setor da bovinocultura. Através do compartilhamento de conhecimentos e da promoção de debates construtivos, o evento fortalece a capacidade da região em enfrentar os desafios do cenário agropecuário atual e futuro. A busca constante por aprendizado e inovação demonstra o comprometimento de todos os envolvidos com o avanço da bovinocultura e o bem-estar dos animais.” Completou o professor Francisco.

Texto: professor Francisco Helton Sá de Lima
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: