Núcleo Incubador de Empresas promove a 1ª Oficina de Ideação

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h42 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h44

Na última quinta-feira, 14 de setembro de 2023, aconteceu a 1ª Oficina de Ideação que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade externa. O evento teve como objetivo fomentar a criatividade e promover a inovação por meio da colaboração e do pensamento criativo.

A Oficina de Ideação, organizada pelo Núcleo Incubador de Empresas do Campus Muzambinho, atraiu uma ampla gama de participantes, desde alunos do curso técnico subsequente em agropecuária até profissionais ansiosos para mergulharem em um ambiente propício para o desenvolvimento de um novo negócio ou da evolução de seu negócio existente.

O evento teve início às 13:00  com uma abertura proferida pela Diretora de Desenvolvimento Educacional e Líder do Núcleo Incubador de Empresas, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que compartilhou sobre a jornada de criação do Núcleo Incubador e destacou a importância de pensar sobre as necessidades dos clientes ao criar o seu negócio.

Os participantes  ficaram divididos em grupos previamente formados para realizar  as atividades práticas de ideação utilizando o material disponibilizado. 

A Ideação é uma etapa da abordagem Design Thinking, que é muito utilizada no cenário de empreendedorismo para estruturação de negócios, sejam eles produtos ou serviços. No material utilizado os participantes criaram a proposta de valor e a estrutura de negócio. Com esse material  cada grupo trabalhou de modo a transformar suas ideias em projetos concretos.

A Oficina de Ideação não apenas promoveu a criatividade, mas também incentivou a colaboração e o networking entre os participantes. 

Para encerrar o dia, os grupos apresentaram suas ideias de negócio para dois mentores/avaliadores, especialistas em administração e tecnologia do campus, os quais forneceram feedbacks construtivos e orientações para o desenvolvimento das propostas. Além disso, todos os participantes receberam uma declaração de participação e uma mensagem de agradecimento e incentivo.

Oficinas como essa demonstram o comprometimento do Campus Muzambinho com a inovação e o empreendedorismo, bem como a paixão de seus estudantes e membros da comunidade por criar um futuro melhor. Essa iniciativa continuará a inspirar a próxima geração de pensadores criativos e inovadores na região.

O Núcleo Incubador de Empresas, juntamente aos demais profissionais do Campus e parceiros de Muzambinho e Região, tais como Associações Comerciais, Salas Mineiras, Sebrae, Prefeituras, etc, planeja realizar mais eventos e programas relacionados à inovação e ao empreendedorismo, fortalecendo assim seu papel como um centro de excelência acadêmica e um estímulo para o desenvolvimento regional.

Texto: Mário Antônio Moreira
Fotos: ASCOM / Outras cedidas pelos organizadores. 

Fique atento às futuras atividades do Núcleo Incubador de Empresas para não perder as oportunidades !

 Saiba mais sobre o Núcleo Incubador:
https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/5058-campus-muzambinho-inaugura-nucleo-incubador-de-empresas-e-coworking

Até 19/09/2023 estão abertas as inscrições para pré-incubação de ideias de negócios. Saiba mais:
https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/edital/193-editais-do-campus/5090-edital-93-2023-nucleo-incubador-de-empresas-abre-edital-para-pre-incubacao

 

registrado em: