IFSULDEMINAS, através do programa "Capacita Sul de Minas", inicia o curso de CUIDADOR DE IDOSOS

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 11h56 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 11h56

O Instituto Federal do Sul de Minas, através do programa "Capacita Sul de Minas", em parceria com o Campus Muzambinho, iniciou no dia 18 de setembro de 2023, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), intitulado “CUIDADOR DE IDOSOS”.

O curso está sendo oferecido de forma presencial, com 20 vagas para maiores de 16 anos, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, na unidade Dr. José Januário Magalhães – Campus Muzambinho, conhecido como antigo colégio comercial da cidade.

Segundo a Coordenadora de Extensão do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho,professora Juliana Cristina dos Santos, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) "são uma oportunidade das pessoas se qualificarem, promovendo assim a inserção ou reinserção de jovens e trabalhadores no mercado de trabalho. Vale ressaltar, que um dos objetivos dos Institutos Federais, conforme a Lei 11.892/2008 é 'ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica'."

Devido ser um dos objetivos legais o fato dos Institutos Federais colaborarem para o desenvolvimento regional, os cursos FIC visam atender a necessidade de aperfeiçoamento da população nas mais diversas áreas do conhecimento, em temas específicos e práticos. Diante desse contexto está sendo ofertado o curso CUIDADOR DE IDOSOS, no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Segundo a Coordenadora do Programa Capacita Sul de Minas, professora Januária Andreia Rezende, dados de pesquisas recentes mostram que a população brasileira está envelhecendo e vivendo cada dia mais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050 o número de brasileiros acima dos 60 anos irá mais do que dobrar, passando de 24 milhões para 64 milhões de idosos. Assim, a profissão cuidador de idosos está sendo vista como uma das profissões do futuro.

Para Priscila Teixeira Martins, enfermeira e professora desse curso FIC, com mais de 18 anos de experiência na área da enfermagem, ressalta a importância de se capacitar para atender a pessoa idosa. "O profissional cuidador é aquele que acompanha o idoso, ministra medicamentos, auxilia na higiene, na alimentação, ajuda na locomoção, auxilia na rotina médica, contudo, sempre preservando a sua autonomia. A rotina desse ser feita com paciência, carinho, amor e técnicas corretas". Ainda segundo a professora, "os alunos estão gostando, pois, as aulas são bastante práticas e dinâmicas, simulando a rotina vivenciada pela pessoa idosa. Vale lembrar que no dia 01 de outubro é o dia internacional da pessoa idosa. A data ressalta sobre a importância de refletir sobre a forma como lidamos com os idosos e o envelhecimento no país".

Autores: Juliana Cristina dos Santos / Coordenadora da Extensão; Januária Andreia Rezende/ Coordenadora do Programa Capacita Sul de Minas; Priscila Teixeira Martins/ Enfermeira e professora do Curso FIC – Cuidador de Idoso
Fotos: cedidas por Juliana Cristina dos Santos

registrado em: