Campus Muzambinho sedia evento sobre Vocação Territorial do Agronegócio

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 18h27 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 18h34

002Nesta manhã, 04 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sediou o evento que promoveu a “Apresentação do Estudo de Vocação Territorial do Agronegócio”. A iniciativa foi desenvolvida pelo SEBRAE Minas Gerais - Microrregião Sudoeste, pelo Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e contou com a presença do Diretor de Arranjos Produtivos e Cooperativismo na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico no Governo de Minas Gerais, Fernando Abreu e teve a participação de diversas cidades. 

O evento contou com apresentação do título de reconhecimento dos cafés da Região do Sudoeste de Minas como um Arranjo Produtivo Local (APL), aos produtores de cafés do Sudoeste de Minas, a ação foi organizada pelo Governo de Minas Gerais.

031O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, é o Gestor do Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e aproveitou a ocasião para abordar o objetivo do Grupo.

“Nosso objetivo é mobilizar, qualificar e integrar lideranças, visando o planejamento e coordenação das ações regionais. O projeto prevê o desenho do plano estratégico da região, além da definição de um sistema de governança e um método de acompanhamento e controle de gestão para o desenvolvimento deste território, doravante denominado Montanhas do Sudoeste”. 

Renato também destacou que a ideia “é fortalecer as iniciativas ou projetos já existentes de atuação no território, voltados para o desenvolvimento sustentável da nossa região, nós temos interesse em contribuir e desenvolver os projetos locais, mas precisamos ter governança”. 

020Cláudia Leite ministrou o conteúdo abordando as seguintes temáticas: Geografia Física da Região e o espaço físico e suas manifestações naturais; Geografia humana da região - relações sociedade e natureza; Sudoeste de Minas - potenciais de desenvolvimento no agronegócio; Outros aspectos culturais - tradições, costumes e cultura; Cafeicultura e agronegócio - 4 tendências; Recomendações estratégicas - 14 municípios do Sudoeste de Minas. Cláudia finalizou sua fala abordando as potencialidades do Sudoeste de Minas ao mencionar as pessoas, produtos e serviços e organização. 

A apresentação foi focada em um estudo que teve como base 14 municípios: Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Cabo Verde, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

Uma das sugestões de ações para o Territorial e Reconhecimento do Arranjo Produtivo Local dos cafeicultores do Sudoeste de Minas tem ligação com o Programa Restaurar e estudos realizados em outras localidades foram apresentados pela analista de agronegócios do SEBRAE MINAS, Fabiana Vilela. 

012Fernando Abreu abordou os Arranjos Produtivos Locais (APL) em sua apresentação e os eixos base que os envolvem: Governança, Situação Socioeconômica local; Inovação e Encadeamento produtivo. Falou também sobre os objetivos das Políticas de Apoio aos APL: fortalecer, estimular, divulgar, facilitar, incentivar, articular, ampliar, atrair e apoiar. 

Para Fernando, o dia é especial, pois mostra o esforço conjunto de um setor produtivo e o reconhecimento do Estado para com esse setor. “O setor produtivo ganha representatividade e com isso melhora as oportunidades de aproveitar políticas públicas para crescimento, desenvolvimento local, gerando emprego e renda, que é o maior foco do Governo do Estado hoje. A gente entende que a economia acontece nos municípios e a tríplice hélice, com a participação de Instituto Federal e outras entidades acadêmicas, junto aos produtores, faz com que se alavanque ainda mais esse desenvolvimento, através de novos produtos, desenvolvimento de novos processos, o Estado mesmo propicia vários momentos como a FAPEMIG, através da Compete Minas, que podem gerar fundos de desenvolvimento e inovação.” 

O evento é mais um passo envolvendo SEBRAE, Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e os parceiros em busca de concretizar ações reais para o futuro, dentro de uma agenda embasada nas demandas regionais, para a construção de soluções coletivas que visem o desenvolvimento do Sudoeste de Minas.

Texto e Fotos: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

registrado em: