Campus Muzambinho recebe doação de drone pulverizador

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h33 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 15h46

No dia 25/10, o Campus Muzambinho recebeu, por parte da Reitoria do IFSULDEMINAS, um Drone Pulverizador modelo Agras T1 para utilização em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão ligadas aos cursos de Ciências Agrárias desta instituição.  A reunião contou com representantes da Reitoria, da Direção-geral, Coordenação do NIPE, dos grupos de Estudo GETAM E GEGAM e, por fim, de discentes ligados a estes mesmos grupos.

O drone em questão é fruto de apreensão da Receita Federal, e foi doado ao IFSULDEMINAS através da parceria intitulada “Transformar Sustentável”; Uma vez nesta instituição, o aparato foi disponibilizado para utilização por parte dos estudantes, a princípio do Campus Muzambinho - representado pelos grupos GETAM e GEGAM. Espera-se que o equipamento seja disponibilizado em escala itinerante entre os campi que possuem Escolas-Fazenda, ou seja, Muzambinho, Machado e Inconfidentes.

DSC 6131Este revezamento será operacionalizado a cada ciclo de três meses, ou conforme necessidades e demandas destas unidades, e visa ao treinamento, capacitação de discentes e prestação de serviços aos produtores da região.

O equipamento será utilizado em conjunto com outro Drone apresentado no mesmo dia, também fruto de doação, e que será utilizado para fins de georreferenciamento; O drone de pulverização, por outro lado, será utilizado especificamente para este fim, dadas as suas proporções e características operacionais.

Durante o ato de doação, estudantes do GETAM (Grupo de Estudos em Tecnologia Agrícola e Mecanização) e do GEGAM (Grupo de Estudos em Geotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente) foram convidados ao momento de fala, e compartilharam suas impressões e expectativas em relação à doação.

Eduarda Trindade - que é estudante de Engenharia Agronômica, bem como  egressa do curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura - participou do evento representando o Grupo de Estudos em Geotecnologia, Agricultura e Meio Ambiente (GEGAM); a estudante manifestou sua satisfação com a recepção do drone, e comentou que isso significa melhorias para a formação acadêmica e profissional dos estudantes das ciências agrárias desta instituição.

Na sequência, Allan Arantes Pereira, que é coordenador do GEGAM, afirmou que o equipamento complementa a qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes, proporcionando melhorias nos trabalhos e resultados de pesquisa.

“Ficamos muitos felizes em trabalhar com equipamentos de ponta, porque os alunos cada vez mais estão interessados na questão tecnológica, que está muito evidente no AGRO, muito pulsante. Isso reflete no grupo de estudos que a gente tem, e cada vez mais os alunos querem entrar neste grupo de estudos, visualizando este diferencial do mercado”. - Finalizou Allan.

Natan Henrique foi o estudante que representou o GETAM na cerimônia, e aproveitou o momento para agradecer ao corpo técnico e docente da instituição, afirmando que sem o envolvimento destas pessoas, tal conquista não seria possível. Segundo ele, a aquisição de um equipamento de última geração trará grande diferencial para a formação dos nossos estudantes como para a agricultura regional.

Gustavo Botrel, docente desta instituição e orientador do GEGAM aproveitou a oportunidade para comentar a importância do trabalho a ser desempenhado com o drone. Segundo ele, quando uma pessoa recebe e transmite o conhecimento, há um reforço na própria aprendizagem, e essa é a proposta dos trabalhos do grupo.

Ariana Vieira, docente responsável pela coordenação do NIPE (Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão) afirmou aos presentes que as novas tecnologias que se apresentam são ferramentas fundamentais para preparar e, como consequência, inserir os estudantes no mundo do trabalho. DSC 6156

Em seguida, Carlos Reinato, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, comentou suas expectativas em relação à utilização do drone pelos grupos de estudo, aos quais elogiou pelo comprometimento e resultados. Para ele, o desempenho dos estudantes justifica o recebimento do equipamento. Por fim, Carlos aconselhou que, além da prestação de serviços e aquisição de experiências em empreendedorismo, os estudantes possam compartilhar o conhecimento adquirido a partir da utilização do Drone.

O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, parabenizou o comprometimento dos estudantes envolvidos; segundo ele, tal envolvimento reforça como todos, estudantes, técnicos ou docentes, temos condições de ensinar ou aprender no ambiente escolar. Aproveitou também para agradecer à reitoria pelo apoio no processo de condução e melhoria nas Escola-Fazenda, tão importantes para a formação dos estudantes, e um dos grandes diferenciais deste Campus.

Por fim, Renato ponderou que a tecnologia é importante, mas que o valor é gerado através das pessoas que estão por trás da máquina, atuando no ensino, pesquisa e extensão, e desta forma desejou que eles (estudantes) façam o melhor uso possível do equipamento.

O último a se manifestar foi o próprio Reitor, Professor Cléber Ávila Barbosa; Durante sua fala, reforçou a importância da parceria entre o IFSULDEMINAS e a Receita Federal; parabenizou ainda o trabalho dos grupos de estudo e, por fim, comentou o impacto do IFSULDEMINAS na vida das pessoas, revelando como ela transformou sua própria vida (estudante e profissional) e como tem potencial para transformar muitas mais.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em: