UI GreenMetric 2023

IFSULDEMINAS avança mais posições na classificação mundial

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 07h18 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 07h19

IFSULDEMINAS avança mais posições na classificação mundial

Mais uma vez o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) evoluiu na classificação do UI GreenMetric, World University Ranking. Este ano, o IFSULDEMINAS atingiu 8.575 pontos, o que garantiu a 64ª posição mundial e manteve o Instituto na terceira posição entre as instituições de ensino brasileiras. Desde 2017, o IFSULDEMINAS vem avançando na classificação.

Ano Posição do IFSULDEMINAS no mundo Posição do IFSULDEMINAS no Brasil  Número de instituições brasileiras participantes Número total de instituições participantes
2023 64 3 43 1.183
2022 70 3 39 1.050
2021 94 4 40 956
2020 101  38  912
2019  235  28  780
2018  282  23  719
2017  325  17 619
2016  217  14  516

O UI GreenMetric é um índice que avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo, criando um ranking anual.

O reitor Cleber Ávila Barbosa reforçou que o índice é um instrumento de grande relevância para gestão das instituições federais. "O ranking demonstra o conjunto de iniciativas de cunho sustentável implementadas pela nossa instituição. Para o IFSULDEMINAS, é uma grande alegria esse resultado, pois evidencia o trabalho desenvolvido, mas também gera um desafio maior quanto à manutenção e aos avanços na nossa posição, o que demanda constante investimento e implementação de políticas, além das já adotadas. No próximo ano, iremos avançar na inserção da temática nos projetos pedagógicos dos cursos -  PPCs e no tratamento de resíduos", afirmou.

O resultado do UI GreenMetric 2023 foi divulgado no último dia 05, em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Este ano, o ranking teve a participação de 1.183 instituições de ensino superior em todo o mundo, sendo 43 do Brasil.

ranking universidadesComo destaque nas ações desenvolvidas em 2023, o coordenador de Sustentabilidade do Instituto, Leonardo Silva Manso, citou o reconhecimento de outras instituições: “Acho que o grande destaque em 2023, considerando-se a efetividade das ações relacionadas à sustentabilidade em todo o IFSULDEMINAS, foi o reconhecimento de outras instituições, tornando o IFSULDEMINAS uma referência”. Ele também contou que o IFSULDEMINAS realizou palestras na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS) e na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O Instituto também assumiu um papel protagonista na rede federal, “houve o protagonismo do IFSULDEMINAS em coordenar e institucionalizar em todo o país estruturas formais, dentro dos organogramas de cada instituição, destinadas a encarar a Sustentabilidade como uma força motriz da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão, com benefícios incalculáveis”, comentou.

Categorias

Em 2023, o IFSULDEMINAS aumentou sua pontuação nas categorias Configuração e Infraestrutura (SI), Energia e Mudanças Climáticas (EC) e Educação e Pesquisa (ED). Em Configuração e Infraestrutura (SI), os indicadores abordam, além das áreas e população acadêmica, indicadores relativos a obras, instalações para pessoas com deficiência, instalações de segurança, infraestrutura para qualidade de vida e conservação da fauna e da flora. Em Energia e Mudanças Climáticas (EC), além de geração, consumo e eficiência energéticas, os indicadores se relacionam a prédios verdes e inteligentes, pegada de carbono e mitigação, inovação e impacto de mudanças climáticas. Por fim, Educação e Pesquisa (ED) se relaciona a cursos/disciplinas relacionados à sustentabilidade, orçamento para pesquisa, produção acadêmica, eventos científicos e culturais, organizações estudantis, serviços comunitários e startups relacionados à sustentabilidade. Outras categorias analisadas incluem Resíduos (WS), Água (WR) e Transportes (TR).

Na atual versão, o questionário contemplou 88 indicadores e exigiu 60 comprovantes (templates), um pouco a mais que a versão do ano passado, cujo questionário teve 81 indicadores e exigiu 54 comprovantes (templates). As grandes novidades foram os indicadores relativos à geração e tratamento de resíduos e o indicador relativo à colaboração internacional em sustentabilidade.

No gráfico, aparece detalhado o desempenho do Instituto em cada categoria avaliada pelo UI GreenMetric desde 2016.

ranking criterios

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS, com informações de Leonardo Manso