Prestação de contas

IFSULDEMINAS publica Relatório de Gestão 2023

Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2024, 09h03 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 12h58

post 1080x1080Nesta quarta-feira (27/04), o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) divulgou o seu Relatório de Gestão 2023 (clique na imagem ao lado para acessá-lo). O documento visa prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), sobre as ações de governança, o cumprimento dos objetivos estratégicos, os principais resultados alcançados e as demonstrações orçamentárias, financeiras e contábeis da instituição ao longo do ano de referência.

O Relatório é fruto de um trabalho coletivo, com a participação de diversos setores da Reitoria (Pró-Reitorias, Diretorias Sistêmicas e órgãos de Governança interna), que coletaram informações diretamente com os campi. A sistematização dos dados ficou sob a responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais (DDRI), já a revisão ortográfica e a diagramação foram realizadas pela Diretoria de Comunicação (Dicom).

A edição referente ao ano de 2023 foi apresentada e aprovada no dia 27 de março de 2024, durante a 5ª reunião ordinária do Conselho Superior (Consup) do IFSULDEMINAS, gestão 2023-2024. Em suas 136 páginas, o documento reúne informações em formato de texto, ilustrações, tabelas, quadros e gráficos. Neste formato, dados e assuntos institucionais complexos são apresentados de forma mais concisa, acessível e compreensível ao público em geral.

Inicialmente, o relatório traz uma mensagem do reitor Cleber Ávila Barbosa convidando toda a comunidade a se informar sobre as ações e resultados institucionais. No texto, o gestor ressaltou que, em 2023, a educação voltou a ocupar um lugar de destaque na pauta governamental e, como reflexo dessa perspectiva, Cleber descreveu alguns avanços significativos na gestão e na atuação do Instituto na promoção do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. “Testemunhamos liberações de recursos para programas, obras de infraestrutura e de vagas para ampliar o quadro de servidores. Registramos um aumento no número de vagas disponíveis nos cursos ofertados. Estabelecemos novas parcerias estratégicas, fortalecendo nossos laços com empresas, órgãos públicos e demais instituições. Esses foram alguns dos destaques de 2023”, apontou o reitor.

Na sequência, a estrutura do documento está dividida em cinco capítulos. São eles:

1 - Visão geral organizacional e ambiente externo;
2 - Riscos, oportunidades e perspectivas;
3 - Governança, estratégia e desempenho;
4 - Resultados da Gestão;
5 - Informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

Na página 15 do Relatório, encontram-se alguns dos principais números do IFSULDEMINAS que resumem a abrangência e atuação institucional em 2023.

modelo de negócios do IFSULDEMINAS

De acordo com o coordenador de Planejamento da DDRI, Gustavo Vitor Moreira Fialho, o Relatório está bem mais robusto neste ano, quando comparado às versões anteriores. “No final do ano passado, tivemos a finalização do PDI 2019/2023 do IFSULDEMINAS, dessa forma, foi preciso que o Capítulo 4 do documento trouxesse informações extras mostrando como foi a conclusão dos indicadores, como o IFSULDEMINAS atuou para que o máximo de indicadores tivessem suas metas alcançadas. Ressaltando que no período desse PDI tivemos a pandemia, algumas adequações foram necessárias, mas o saldo foi mais positivo do que negativo na conclusão dos objetivos estratégicos”, explicou Fialho.

A construção do Relatório de Gestão seguiu as diretrizes e as disposições da Instrução Normativa TCU nº 84, de 22 de abril de 2020, da Decisão Normativa TCU nº 198, de 23 de março de 2022 e a 3ª edição do Guia para Elaboração de Relatório de Gestão na forma de Relatório Integrado, também produzido pelo TCU.

O documento é elaborado anualmente e todas as suas edições ficam permanentemente publicadas no portal institucional. Para lê-las, a qualquer tempo, o membro da comunidade interna ou externa deve acessar o link "PDI", que está no menu superior do portal, e, na sequência, clicar no botão "Relatórios de Gestão". Nessa página, constam todos os documentos sobre o tema, desde a sua primeira edição, referente ao ano de 2010.

Texto: Renata Cunha
Data: 27/03/2024