Página inicial > Notícias > Tese de Doutorado defendida por docente está entre as 06 melhores do país na área de Informática na Educação

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 09h48 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h18

A professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder teve o seu trabalho de doutoramento selecionado para o Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

O trabalho intulado "A contribution to the process of designing for learning in Massive Open Online Courses (MOOCs)" foi desenvolvido no Programa de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, entre os anos de 2014 e 2018, sob orientação da professora Ellen Francine Barbosa. O programa possui nota máxima da Capes, ou seja, conceito 7.

O concurso selecionou as 06 melhores teses de doutorado do país, na área de Informática na Educação. A próxima etapa consiste em uma apresentação oral de 20 minutos, durante o evento que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, em Brasília-DF. O concurso, por fim, premiará as três melhores teses de doutorado nessa área, concluídas no período de 1 de Julho de 2018 a 31 de Junho de 2019.

Na realização de seu doutoramento, a Professora Aracele recebeu auxílio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio de afastamento institucional para qualificação, pelo período de três anos e meio. Adicionalmente, a docente teve a oportunidade de realizar estágio doutoral de 1 ano, no Birkbeck College-University of London, em Londres, na Inglaterra, por meio da aprovação da proposta de doutorado no Programa Ciência sem Fronteiras, naquela época financiado pelo CNPQ.

A docente destaca que esse reconhecimento, oriundo dos resultados obtidos durante o desenvolvimento da tese, só foi possível graças ao afastamento integral para qualificação, a pesquisa realizada em um programa de doutorado de alto nível e a parceria internacional efetivada a partir do intercambio no Reino Unido.

De forma geral, o trabalho teve como objetivo propor e validar uma estratégia de projeto de aprendizagem denominada Learning Design Framework for MOOCs (LDF4MOOCs), baseada em mecanismos de Engenharia de Software e procedimentos sistemáticos para garantir a padronização e a produtividade de todos os aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento de MOOCs. LDF4MOOCs consiste em: (i) um processo do ciclo de vida para MOOCs, que descreve etapas fundamentais para planejar, oferecer e avaliar um MOOC; (ii) uma Linguagem de Padrões de Projeto Educacional para MOOCs, baseada em problemas e soluções recorrentes para resolver as principais atividades descritas no ciclo de vida; e (iii) recursos de apoio relacionados. LDF4MOOCs também é pedagogicamente informado pelas ideias de Flipped Learning, incluindo estratégias de aprendizagem ativa, aprendizado autorregulado, projeto baseado em competências, aprendizado centrado no aluno, entre outros.

A tese está disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-113518/pt-br.php

Mais informações sobre o Congresso Brasileiro de Informática na Educação em https://cbie.ceie-br.org/

37859504 10217266881408130 6495216360988082176 o

registrado em: