Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Tese de Doutorado defendida por docente está entre as 06 melhores do país na área de Informática na Educação
Início do conteúdo da página

Tese de Doutorado defendida por docente está entre as 06 melhores do país na área de Informática na Educação

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 09h48 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 10h44

A professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder teve o seu trabalho de doutoramento selecionado para o Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

O trabalho intulado "A contribution to the process of designing for learning in Massive Open Online Courses (MOOCs)" foi desenvolvido no Programa de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, entre os anos de 2014 e 2018, sob orientação da professora Ellen Francine Barbosa. O programa possui nota máxima da Capes, ou seja, conceito 7.

O concurso selecionou as 06 melhores teses de doutorado do país, na área de Informática na Educação. A próxima etapa consiste em uma apresentação oral de 20 minutos, durante o evento que ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro de 2019, em Brasília-DF. O concurso, por fim, premiará as três melhores teses de doutorado nessa área, concluídas no período de 1 de Julho de 2018 a 31 de Junho de 2019.

Na realização de seu doutoramento, a Professora Aracele recebeu auxílio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio de afastamento institucional para qualificação, pelo período de três anos e meio. Adicionalmente, a docente teve a oportunidade de realizar estágio doutoral de 1 ano, no Birkbeck College-University of London, em Londres, na Inglaterra, por meio da aprovação da proposta de doutorado no Programa Ciência sem Fronteiras, naquela época financiado pelo CNPQ.

A docente destaca que esse reconhecimento, oriundo dos resultados obtidos durante o desenvolvimento da tese, só foi possível graças ao afastamento integral para qualificação, a pesquisa realizada em um programa de doutorado de alto nível e a parceria internacional efetivada a partir do intercambio no Reino Unido.

De forma geral, o trabalho teve como objetivo propor e validar uma estratégia de projeto de aprendizagem denominada Learning Design Framework for MOOCs (LDF4MOOCs), baseada em mecanismos de Engenharia de Software e procedimentos sistemáticos para garantir a padronização e a produtividade de todos os aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento de MOOCs. LDF4MOOCs consiste em: (i) um processo do ciclo de vida para MOOCs, que descreve etapas fundamentais para planejar, oferecer e avaliar um MOOC; (ii) uma Linguagem de Padrões de Projeto Educacional para MOOCs, baseada em problemas e soluções recorrentes para resolver as principais atividades descritas no ciclo de vida; e (iii) recursos de apoio relacionados. LDF4MOOCs também é pedagogicamente informado pelas ideias de Flipped Learning, incluindo estratégias de aprendizagem ativa, aprendizado autorregulado, projeto baseado em competências, aprendizado centrado no aluno, entre outros.

A tese está disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-23102018-113518/pt-br.php

Mais informações sobre o Congresso Brasileiro de Informática na Educação em https://cbie.ceie-br.org/

37859504 10217266881408130 6495216360988082176 o

registrado em:
Fim do conteúdo da página