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Direção do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 19h57 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 08h38

Foto Renato

Prof. Dr. Renato Aparecido de Souza
Diretor-Geral

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), especializações em Biomecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2006), Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - 2008), MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP - 2019), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) e doutorado em Engenharia Biomédica, ambos pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVaP - 2006 e 2009), e também, curso de Formação Pedagógica pela Tampere University of Applied Sciences (TAMK - Finlândia, 2015 e 2017).

Tem experiência na área de Reabilitação Ortopédica e Esportiva, com ênfase nas implicações fisiológicas e biomecânicas do exercício físico. É servidor público federal há 14 anos, atuando de 2008 a 2010 como professor no departamento de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de 2010 até o presente momento como professor EBTT no campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

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Contato: renato.souza@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5146

Compete ao Diretor-geral: 
  • Planejar, dirigir, organizar, coordenar, orientar, acompanhar e avaliar a execução das atividades das unidades da estrutura organizacional do Campus, de acordo com as diretrizes homologadas pelo Conselho Superior, pelo órgão colegiado do campus e pelas orientações determinadas pelo Reitor, em consonância com o Estatuto, com o Projeto Pedagógico Institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com o Regimento Geral do IFSULDEMINAS;
  • Ordenar despesas e exercer outras atribuições, em conformidade com a legislação vigente;
  • Praticar e expedir atos de gestão administrativa e pedagógica no âmbito das resoluções aprovadas pelo Conselho Superior;
  • Assegurar o cumprimento da legislação em vigor, bem como dos regulamentos, diretrizes e normas emanadas, zelando pelo patrimônio, desenvolvimento, credibilidade e imagem do Campus e de todo IFSULDEMINAS;
  • Promover a adoção de processos e diretrizes que permitam a otimização de recursos, a redução de riscos e a realização de benefícios para a instituição;
  • Assegurar o alinhamento dos investimentos, projetos e serviços do campus em relação à estratégia geral do IFSULDEMINAS descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente;
  • Dirigir o gerenciamento dos riscos relacionados a serviços, projetos e investimentos do campus em relação à estratégia geral do IFSULDEMINAS descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente;
  • Promover o contínuo aperfeiçoamento dos recursos humanos, físicos e de infraestrutura do campus;
  • Garantir a transparência dos procedimentos administrativos;
  • Presidir o Colegiado Acadêmico;
  • Presidir as reuniões gerais com os servidores;
  • Representar o campus;
  • Estabelecer um canal de comunicação permanente com a Reitoria, demais campi do IFSULDEMINAS e outras instituições de forma a alcançar plenamente sua missão institucional;
  • Fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma a contribuir para o atendimento da missão Institucional e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional em vigor;
  • Executar outras atividades correlatas que forem atribuídas pelo(a) Reitor(a) em articulação com as Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas.


Foto Aracele

Profa. Dra. Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Diretora de Desenvolvimento Educacional

É Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG (2004). Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2007). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Doutora em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional da Universidade de São Paulo - USP/ICMC (2018) com estágio doutoral no Birkbeck College - University of London (Junho/2015 até Maio/2016).

É Professora Efetiva no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho desde 2010.
Diretora de Desenvolvimento Educacional no referido campus desde 2019, atuando, junto às demais diretorias e coordenadorias, em ações de fomento à extensão, pesquisa, pós-graduação, inovação, empreendedorismo e assistência ao educando.

Fundadora do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do curso de Ciência da Computação (2012). Colaboradora do Clube de Empreendedorismo do referido campus (2012).
Criou e coordena o Núcleo Incubador do Campus Muzambinho desde agosto de 2023. Atua nas áreas de Engenharia de Software, Computação Aplicada à Educação e Empreendedorismo/Inovação.

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Contato: aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5907

A Diretoria de Desenvolvimento Educacional é composta por:

  • Planejar, dirigir e avaliar a execução das atividades diretas das unidades de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo do campus;
  • Coordenar, planejar e viabilizar ações que façam cumprir o estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no campus;
  • Subsidiar a execução das ações descritas no PDI;
  • Submeter às instâncias democráticas do campus (Cadem, CPPD, CIS, CPA, etc) e da reitoria (Câmaras, Cepe, etc) os documentos e regulamentos pertinentes ao desenvolvimento das atividades de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, e aquelas articuladas com o ensino;
  • Articular, juntamente a Diretoria de Ensino (DEn), ações entre a Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando e a Coordenadoria-Geral de Ensino, visando melhoria no atendimento ao núcleo familiar e à permanência e êxito dos discentes;
  • Trabalhar para que o processo avaliativo seja diagnosticador da realidade do percurso educacional dos alunos, dos corpos docente e técnico-administrativo da instituição como um todo, garantindo a transparência dos procedimentos educacionais, que envolvam o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o empreendedorismo;
  • Zelar pelo cumprimento das normas vigentes;
  • Presidir as reuniões gerais entre docentes e técnicos administrativos que tenham relação com as atividades de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo;
  • Atuar como elo entre as atividades docentes e as atividades administrativas do campus;
  • Manter a articulação com a Diretoria de Ensino e, principalmente, entre as Coordenadorias Gerais de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Extensão e de Assistência ao Educando; objetivando contemplar, na prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;
  • Manter interlocução com todos os órgãos e setores ligados às atividades de regulação e acompanhamento da educação junto às Pró-reitorias e ao Ministério da Educação;
  • Interpretar mudanças e propor evoluções no sistema educativo, dando suporte às atividades acadêmicas e administrativas do campus, atuando proativamente, apontando necessidades, oportunidades e direcionamentos;
  • Promover a transparência trabalhos para que o processo avaliativo seja diagnosticador da realidade do percurso educacional dos alunos, dos corpos docente e técnico-administrativo da instituição como um todo, procedimentos educacionais que envolvam pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, bem como aquelas articuladas ao ensino;
  • Promover e desenvolver projetos de incentivo à implantação de novas práticas pedagógicas e de modernização dos ambientes didáticos;
  • Promover ações e projetos que visem à formação continuada de Docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), levando em consideração as necessidades locais e as prioridades de atuação institucional;
  • Estabelecer momentos de reflexão pedagógica que sejam capazes de visualizar o desenvolvimento do processo educacional e seus entraves;
  • Executar outras atividades correlatas que forem atribuídas pelo Diretor-Geral;
  • Representar o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho nos eventos específicos da área, quando se fizer necessário, por solicitação do Diretor-Geral;
  • Emitir ofícios, pareceres e convocações para regulação formal e decisões;
  • Planejar, avaliar e liderar a execução do projeto educacional da instituição, referente aos cursos de pós-graduação;
  • Reportar indicadores com metas previamente estabelecidas em planos de ação, planos de gestão e governança do Campus e do próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 


Foto Renato

Prof. Hugo Baldan Junior
Diretor de Ensino

Possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Machado (1996) e mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2011). Doutorado em Ciências, área de atuação Química Ambiental pela Universidade de Franca. Tem experiência de 25 anos no Magistério, atuando em diversos níveis: Fundamental I, II, Médio e Superior. Sua área específica é a Geografia, mas também atua em História e áreas da Educação e Meio Ambiente. Trabalha no Ensino a Distância, no Ensino Superior e no Curso Técnico Integrado do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, atuando nas áreas de Agropecuária, Meio Ambiente e Pedagogia. Atualmente é Diretor de Ensino do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

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Contato: hugo.baldan@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5123

A Diretoria de Ensino é composta por:

Compete à Diretoria de Ensino (DEn):

  • Planejar, desenvolver, gerenciar e avaliar a execução das políticas de ensino homologadas pelo Conselho Superior do Instituto e, a partir de orientações da Pró-Reitoria de Ensino e do Diretor-geral e em consonância com as diretrizes emanadas do Ministério da Educação.
  • Supervisionar os espaços de uso comum e de circulação do corpo discente, providenciando nos setores pertinentes do campus, as ações necessárias à sua manutenção;
  • Emitir ofícios, pareceres e convocações para regulação formal e decisões;
  • Coordenar e planejar, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no Campus, referente às atividades de ensino;
  • Submeter às instâncias democráticas do Campus (CADEM, CPPD, CIS, CPA, etc) e da reitoria (Câmaras, CEPE, etc) os documentos e regulamentos pertinentes ao desenvolvimento das atividades de ensino;
  • Planejar, avaliar e liderar a execução do projeto educacional da instituição, referente aos cursos de nível técnico e superior;
  • Articular, juntamente com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), ações entre a Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando e a Coordenadoria-Geral de Ensino, visando melhoria no atendimento ao núcleo familiar e à permanência e êxito dos discentes;
  • Trabalhar para que o processo avaliativo seja diagnosticador da realidade do percurso educacional dos alunos, dos corpos docente e técnico-administrativo, garantindo a transparência dos procedimentos ligados ao ensino;
  • Zelar pelo cumprimento das normas vigentes; 
  • Atuar como elo entre as atividades docentes e as atividades administrativas do Campus;
  • Manter a articulação com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), objetivando contemplar, na prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;
  • Manter interlocução com todos os órgãos e setores ligados às atividades de regulação e acompanhamento da educação junto às Pró-Reitorias e ao Ministério da Educação;
  • Fomentar as discussões das políticas educacionais referentes à Educação do Ensino Médio, Profissional, Tecnológico e Superior assegurando diretrizes e procedimentos para o cumprimento dos princípios e objetivos da educação, estabelecidos pela legislação vigente;
  • Interpretar mudanças no sistema educativo, dando suporte às atividades acadêmicas e administrativas do Campus, atuando proativamente, apontando necessidades, oportunidades e direcionamentos;
  • Participar e acompanhar a organização do calendário acadêmico em conjunto com as Coordenadorias Pedagógicas, Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e Direção Geral;
  • Presidir e/ou delegar responsabilidades de representação da diretoria em relação às comissões e atividades que tenham natureza pedagógica;
  • Presidir as reuniões gerais entre docentes e técnicos administrativos que tenham relação com as atividades de ensino;
  • Oportunizar e fomentar espaços de discussão entre as coordenações dos cursos integrados e subsequentes e a Coordenadoria-Geral de Ensino.
  • Auxiliar a (re)formulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), oportunizando espaços que privilegiem a construção coletiva dos documentos;
  • Representar o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho nos eventos específicos da área, quando se fizer necessário, por solicitação do(a) Diretor(a)-Geral;
  • Reportar indicadores com metas previamente estabelecidas em planos de ação, planos de gestão e governança do Campus e do próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

  


Foto Zelia

Zélia Dias de Souza
Diretora de Administração e Planejamento

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - 2007) e especialização em Gestão Pública (Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM - 2010).

Em 2009, ainda colaboradora terceirizada foi convidada pelo diretor da época, Prof. Rômulo Eduardo Bernardes da Silva para participar da equipe de implantação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) na cidade de Pouso Alegre/MG, sendo a primeira contadora a atuar no IFSULDEMINAS. Neste mesmo ano, prestou concurso para o cargo de Contadora no IFSULDEMINAS, assumindo o cargo em 2010, onde se encontra até o momento.

Contato: zelia.souza@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5053

A Diretoria de Administração e Planejamento é composta por:

 

Compete à Diretoria de Administração e Planejamento:

  • Coordenar e executar as atividades de elaboração da proposta orçamentária do campus;
  • Acompanhar e executar os processos de planejamento e a aplicação de recursos orçamentários, extraorçamentários, financeiro e contábil e as respectivas prestações de contas à comunidade;
  • Planejar e gerenciar os processos de compras e contratações realizadas pelo Campus Muzambinho, observando suas atribuições;
  • Efetuar a conformidade de registro de gestão do Campus Muzambinho;
  • Autorizar, em conjunto com o diretor-geral, e na falta deste com o seu substituto, ordens bancárias e demais documentos que possam criar direitos e obrigações para o Campus Muzambinho, articulando com as demais coordenações, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas e harmônicas;
  • Acompanhar as ações administrativas relacionadas à Coordenadoria-Geral de Infraestrutura, Serviços e Transporte destinadas ao funcionamento do campus, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis do campus;
  • Gerir o Sistema de Diárias e Passagens – SCDP;
  • Planejar e supervisionar as atividades das áreas de administração de pessoal, recursos humanos e administração financeira;
  • Acompanhar as ações administrativas relacionadas à Coordenadoria-Geral de Produção no sentido da manutenção de animais e culturas, gerenciar as receitas arrecadadas referentes aos produtos e serviços comercializados na fazenda.

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