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DIREÇÃO DO IFSULDEMINAS - CAMPUS MUZAMBINHO

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 19h57 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 17h01

Foto Renato

Prof. Dr. Renato Aparecido de Souza
Diretor-Geral

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), especializações em Biomecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2006), Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - 2008), MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP - 2019), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) e doutorado em Engenharia Biomédica, ambos pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVaP - 2006 e 2009), e também, curso de Formação Pedagógica pela Tampere University of Applied Sciences (TAMK - Finlândia, 2015 e 2017).

Tem experiência na área de Reabilitação Ortopédica e Esportiva, com ênfase nas implicações fisiológicas e biomecânicas do exercício físico. É servidor público federal há 11 anos, atuando de 2008 a 2010 como professor no departamento de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de 2010 até o presente momento como professor EBTT no campus Muzambinho do IFSULDEMINAS.

Para visualizar o currículo lattes, clique aqui.

Contato: renato.souza@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5146

Compete ao Diretor-geral:
  • Planejar, dirigir, organizar, coordenar, orientar, acompanhar e avaliar a execução das atividades das unidades da estrutura organizacional do Campus, de acordo com as diretrizes homologadas pelo Conselho Superior, pelo órgão colegiado do campus e pelas orientações determinadas pelo Reitor, em consonância com o Estatuto, com o Projeto Pedagógico Institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com o Regimento Geral do IFSULDEMINAS;
  • Ordenar despesas e exercer outras atribuições, em conformidade com a legislação vigente;
  • Praticar e expedir atos de gestão administrativa e pedagógica no âmbito das resoluções aprovadas pelo Conselho Superior;
  • Assegurar o cumprimento da legislação em vigor, bem como dos regulamentos, diretrizes e normas emanadas, zelando pelo patrimônio, desenvolvimento, credibilidade e imagem do Campus e de todo IFSULDEMINAS;
  • Promover a adoção de processos e diretrizes que permitam a otimização de recursos, a redução de riscos e a realização de benefícios para a instituição;
  • Assegurar o alinhamento dos investimentos, projetos e serviços do campus em relação à estratégia geral do IFSULDEMINAS descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente;
  • Dirigir o gerenciamento dos riscos relacionados a serviços, projetos e investimentos do campus em relação à estratégia geral do IFSULDEMINAS descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional vigente;
  • Promover o contínuo aperfeiçoamento dos recursos humanos, físicos e de infraestrutura do campus;
  • Garantir a transparência dos procedimentos administrativos;
  • Presidir o Colegiado Acadêmico;
  • Presidir as reuniões gerais com os servidores;
  • Representar o campus;
  • Estabelecer um canal de comunicação permanente com a Reitoria, demais campi do IFSULDEMINAS e outras instituições de forma a alcançar plenamente sua missão institucional;
  • Fomentar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma a contribuir para o atendimento da missão Institucional e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional em vigor;
  • Executar outras atividades correlatas que forem atribuídas pelo(a) Reitor(a) em articulação com as Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas.

Confira abaixo, o Relatório de Gestão (2018-2022):

- Retrospectiva dos 100 primeiros dias


Foto Aracele

Profa. Dra. Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Diretora de Desenvolvimento Educacional

Possui Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG (2004). Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2007). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Doutora em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional da Universidade de São Paulo - USP/ICMC (2018) com estágio doutoral no Birkbeck College - University of London (Junho/2015 até Maio/2016).

Pesquisadora visitante no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (12/2013 e 01/2014).

É Professora Efetiva no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, desde 2010. Fundadora do Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação (LabSoft) do curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, desde 2012. Colaboradora do Clube de Empreendedorismo do referido campus. Atua nas áreas de Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação. Associada da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Para visualizar o currículo lattes, clique aqui.

Contato: aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5907

A Diretoria de Desenvolvimento Educacional é composta por:

  • Diretor(a) de Desenvolvimento Educacional;
  • Coordenadoria-Geral de Ensino;
  • Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando;
  • Coordenadoria-Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação;
  • Coordenadoria-Geral de Extensão;

Compete à Diretoria de Desenvolvimento Educacional:

  • Planejar, desenvolver, gerenciar e avaliar a execução das políticas de ensino homologadas pelo Conselho Superior do Instituto e, a partir de orientações da Pró-Reitoria de Ensino e do Diretor-geral e em consonância com as diretrizes emanadas do Ministério da Educação, promover ações que garantam a articulação entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação;
  • Supervisionar os espaços de uso comum e de circulação do corpo discente, providenciando nos setores pertinentes do campus, as ações necessárias à sua manutenção;
  • Emitir ofícios, memorandos, pareceres e convocações para regulação formal e decisões; 
  •  Promover, apoiar e desenvolver programas de incentivo à formação discente ou de iniciativas extracurriculares, tais como Mostra de Trabalhos, Seminários, Programas de Monitoria, Semanas Acadêmicas e demais eventos de caráter pedagógico;
  • Promover e desenvolver projetos de incentivo à implantação de novas práticas pedagógicas e de modernização dos ambientes didáticos;
  • Promover ações e projetos que visem à formação continuada de Docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs);
  • Participar dos conselhos e colegiados quando designado;
  • Representar o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho nos eventos específicos da área, quando se fizer necessário, por solicitação do Diretor-geral;
  • Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas pela legislação ou atribuídas pelo superior hierárquico;
  •  Coordenar e planejar o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e o Planejamento de Desenvolvimento Institucional (PDI) no campus;
  • Executar, com fidelidade, as ações descritas no PPPI e PDI pertinentes ao Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Submeter às instâncias democráticas do campus (Colegiado Acadêmico - CADEM, Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD, Comissão Integrada de Supervisão - CIS, Comissão Própria de Avaliação - CPA etc) e da reitoria (Câmaras, Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE etc) os documentos e regulamentos pertinentes ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus, em consonância com as coordenações de pesquisa e extensão;
  • Trabalhar para que o processo avaliativo seja diagnosticador da realidade do percurso educacional dos alunos, dos corpos docente e técnico-administrativo da instituição como um todo, garantindo a transparência dos procedimentos educacionais que envolvam ensino, pesquisa e extensão;
  • Zelar pelo cumprimento das normas vigentes;
  • Presidir as reuniões gerais entre docentes e técnicos administrativos que tenham relação com as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Atuar como elo entre as atividades docentes e as atividades administrativas;
  • Manter a articulação entre as Coordenações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, objetivando contemplar, na prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Manter interlocução com todos os órgãos e setores ligados às atividades de regulação e acompanhamento da Educação no Ministério da Educação;
  • Interpretar mudanças no sistema educativo, dando suporte às atividades acadêmicas e administrativas, atuando proativamente, apontando necessidades, oportunidades e direcionamentos.


Foto Zelia

Zélia Dias de Souza
Diretora de Administração e Planejamento

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - 2007) e especialização em Gestão Pública (Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM - 2010).

Em 2009, ainda colaboradora terceirizada foi convidada pelo diretor da época, Prof. Rômulo Eduardo Bernardes da Silva para participar da equipe de implantação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) na cidade de Pouso Alegre/MG, sendo a primeira contadora a atuar no IFSULDEMINAS. Neste mesmo ano, prestou concurso para o cargo de Contadora no IFSULDEMINAS, assumindo o cargo em 2010, onde se encontra até o momento.

Contato: zelia.souza@muz.ifsuldeminas.edu.br
Telefone: +55 (35) 3571-5053

A Diretoria de Administração e Planejamento é composta por:

  • Diretor(a) de Administração e Planejamento;
  • Coordenadoria-Geral de Infraestrutura e Serviços;
  • Coordenadoria-Geral de Desenvolvimento Institucional;
  • Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoas;
  • Coordenadoria-Geral de Administração e Finanças;
  • Coordenadoria-Geral de Produção;

 

Compete à Diretoria de Administração e Planejamento:

  • Coordenar e executar as atividades de elaboração da proposta orçamentária do campus;
  • Acompanhar e executar os processos de planejamento e a aplicação de recursos orçamentários, extraorçamentários, financeiro e contábil e as respectivas prestações de contas à comunidade;
  • Planejar e gerenciar os processos de compras e contratações realizadas pelo Campus Muzambinho, observando suas atribuições;
  • Efetuar a conformidade de registro de gestão do Campus Muzambinho;
  • Autorizar, em conjunto com o diretor-geral, e na falta deste com o seu substituto, ordens bancárias e demais documentos que possam criar direitos e obrigações para o Campus Muzambinho, articulando com as demais coordenações, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas e harmônicas;
  • Acompanhar as ações administrativas relacionadas à Coordenadoria-Geral de Infraestrutura, Serviços e Transporte destinadas ao funcionamento do campus, bem como a manutenção e conservação dos bens móveis e imóveis do campus;
  • Gerir o Sistema de Diárias e Passagens – SCDP;
  • Planejar e supervisionar as atividades das áreas de administração de pessoal, recursos humanos e administração financeira;
  • Acompanhar as ações administrativas relacionadas à Coordenadoria-Geral de Produção no sentido da manutenção de animais e culturas, gerenciar as receitas arrecadadas referentes aos produtos e serviços comercializados na fazenda.

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