Página inicial > Notícias > Plano Conservador da Mantiqueira é discutido em reunião no Campus Muzambinho

Plano Conservador da Mantiqueira é discutido em reunião no Campus Muzambinho

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h55 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h58

DSC 0123 CopiaNa manhã de 8 de novembro, aconteceu no auditório do Prédio H do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, uma reunião sobre o Plano Conservador da Mantiqueira (PCM). O foco do PCM é a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares, na área de influência da Serra da Mantiqueira em aproximadamente 280 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Plano Conservador da Mantiqueira é composto por 20 núcleos, sendo 08 destes sediados nos Campi do IFSULDEMINAS. O Campus Muzambinho é sede do Núcleo 05, que abrange os municípios de Arceburgo, Alterosa, Areado, Cabo Verde, Caconde, Carmo do Rio Claro, Conceição Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Juruaia, Mococa, Monte Belo e Nova Resende.

O Plano Conservador da Mantiqueira teve início com o Programa Conservador de Águas de Extrema, e o coordenador do projeto, Paulo Henrique Pereira, explanou sobre ações de trabalho durante a roda de conversa. De acordo com o coordenador do Conservador da Mantiqueira no Campus Muzambinho, Marcelo Antonio Morais, a expectativa é para a próxima reunião que ocorrerá na Câmara Municipal de Muzambinho. “Todos ficaram vislumbrados com o Plano, as ações de trabalho a serem realizadas e estão aguardando a próxima reunião para que, após aprovação, seja criada a Lei Municipal que respaldará as ações ambientais no município.”

A reunião contou com a participação da reitoria do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, discentes do Centro de Estudos Ambientais, com o coordenador do Programa Conservador de Águas de Extrema, representantes do Município de Muzambinho, Guaxupé e da COOXUPÉ.

Inicialmente, ocorreu uma reunião para que o Plano Conservador da Mantiqueira fosse explicado aos municípios envolvidos no Núcleo 05, o convite a participarem do projeto foi realizado e formalizado por meio de ofício emitido pelo Campus Muzambinho e as 15 cidades participantes. A reunião do dia 08 de novembro foi agendada após resposta dos municípios. O Plano conta com o apoio do IFSULDEMINAS; da Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola – FUNDAG; União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN; o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy – TNC; o Word Resources Institute – WRI; a Fundação SOS Mata Atlântica – SOSMA; a Agência Nacional de Águas – ANA e o Município de Extrema.

Confira os participantes:

Membro da reitoria do IFSULDEMINAS
Davi Ferri de Carvalho Dias

Membros do Campus Muzambinho
Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza
Coordenador de desenvolvimento institucional, Denis da Silva Bueno
Coordenador de produção, Bráulio Luciano Alves Rezende
Coordenador do Conservador da Mantiqueira, no Campus Muzambinho, Marcelo Antonio Morais
Vice-coordenador do Conservador da Mantiqueira, no Campus Muzambinho, Greimar Alves de Jesus
Secretário do Centro de Estudos Ambientais, Márcio Pioli

Discentes membros do Centro de Estudos Ambientais do Campus Muzambinho