Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS, Prefeitura e Grupo Amigos de Muzambinho unem forças para incentivar o turismo na cidade
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS, Prefeitura e Grupo Amigos de Muzambinho unem forças para incentivar o turismo na cidade

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 16h47 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 07h57

Nesta sexta-feira, dia 03 de dezembro, foi realizado o 1° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro.

O objetivo do evento foi reunir representantes do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, da Prefeitura e do GAM - Grupo Amigos de Muzambinho para uma série de atividades que contribuam com o desenvolvimento do setor de turismo do município e da região e para iniciar uma discussão sobre o futuro que queremos que nossa cidade e instituição trilhem.

Na ocasião, o Campus Muzambinho consolidou sua parceria com o Movimento Muzambinho Turismo Criativo se tornando o primeiro parceiro oficial da iniciativa, projetando, como um marco de futuro, o centenário do Campus em 2053. 

Segundo o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, o "Fórum nasce de nossa missão institucional em promover o desenvolvimento local, de uma preocupação que deve ser permanente em construir pontes com as verdadeiras demandas externas ao Campus, da sociedade e de nossos arranjos produtivos locais. Integrando a paixão de um grupo de pessoas que enxergam no turismo uma alavanca para alcançarmos e projetarmos juntos o futuro que desejamos".

Renato destacou que "além da capacitação de agentes para melhor compreender os potenciais turísticos da região, o ecoturismo, o turismo rural e o próprio turismo pedagógico podem ocorrer no Campus que já tem uma estrutura fantástica. Hoje o Campus já atrai visitantes, mas de uma maneira ainda não organizada tecnicamente, do ponto vista do turismo. Acreditamos que planejar o futuro, efetivamente integrados com a sociedade organizada, para além de nossos muros, é garantir o tão desejado desenvolvimento de nossa região".

 1° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro

O Fórum teve como tema a “Construção de uma agenda permanente com perspectiva para o Futuro”. Para abordá-lo o Diretor Executivo do movimento, Luís Francisco Rodrigues, ministrou a palestra “Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável”.

Após a palestra, os participantes foram convidados para um passeio pela instituição, no qual foram apresentados aos principais pontos e setores da escola fazenda que poderão integrar o circuito turístico da iniciativa.

De acordo com Luís, "acreditar no turismo criativo como uma ferramenta de desenvolvimento local e ter o entendimento de quais são os desafios, as influências, as variáveis e a matriz de gestão para promover essa transformação foi a minha preocupação nesse primeiro fórum. Para receber visitantes em nossa casa, precisamos arrumá-la primeiro. Somente com a cooperação e o esforço coletivo dos agentes capazes de promover essa transformação é que conseguiremos, de fato, o desenvolvimento local integrado e sustentável. O turismo movimenta cinquenta e dois setores da cadeia produtiva, falar e pensar em turismo neste momento é sem dúvida a melhor alternativa de planejamento a longo prazo para a nossa querida Muzambinho”.

O surgimento da ideia e a parceria com o Grupo Amigos de Muzambinho

Segundo Rôseli Cerávolo Guimarães Villaça, que é a Presidente do Movimento Muzambinho Turismo Criativo, a iniciativa teve início com um grupo de amigos discutindo oportunidades de desenvolvimento da cidade. Depois que a primeira ideia foi estruturada, outras pessoas com expertise na área entraram no grupo para compartilharem suas experiências e apoiarem a iniciativa.

Sobre a contribuição do IFSULDEMINAS, ela destacou que "o Instituto Federal é muito imporante para o município e para o Brasil, então divulgar o turismo passando pela instituição será uma coisa esplendorosa. Aqui tem coisas boas e novidades que quem mora em cidades grandes gostaria de visitar e conhecer, então vai ser fundamental para desenvolver o turismo em Muzambinho e o ponto principal será aqui".

A secretária do movimento, Tania Ap. da Silva Rodrigues, ainda ressaltou que "este primeiro encontro promovido pelo IFSULDEMINAS, simboliza um marco para o início de um trabalho coletivo e cooperativo. Acreditamos que, através do diálogo entre sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada, entidades não governamentais e entidade educacional poderemos fomentar o desenvolvimento através de várias ações, organizando e ofertando o nosso potencial turístico, promovendo a prosperidade com foco na sustentabilidade".

Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas no site: https://muzambinhoturismocriativo.blog.br/

A parceria com a Prefeitura

Segundo o Secretário de Esporte, Turismo, Lazer de Muzambinho, Wilson Dias Lima, o turismo da cidade é pouco explorado e divulgado. Ao perceber este setor tendo um expressivo desenvolvimento em cidades da região, ele percebeu a emergência em trabalhar iniciativas que contribuíssem com o desenvolvimento do turismo em Muzambinho também. Wilson citou que, segundo referências discutidas em congressos sobre o tema, o setor de turismo é um dos que mais cresce no mundo. E que, no Brasil, este conceito está sendo desenvolvido cada vez mais, já que onde há turismo a cidade melhora, assim como a segurança e a educação.

"O IFSULDEMINAS é muito importante neste contexto, porque já é uma escola muito bem estruturada, tem muitos pontos turísticos e a história da instituição também é muito importante, já que contou até com visita do Presidente da República em sua inauguração. Então é muito importante agregar o turismo à educação, para ajudar na divulgação da cidade e desta iniciativa", citou o secretário.

Ele ressaltou ainda que "o IFSULDEMINAS, a Prefeitura e o GAM - Grupo de Amigos de Muzambinho, compoem um tripé muito forte e, junto a população que aqui mora e a população que reside fora, mas ama a cidade, vêm com uma concepção nova de transformar a cidade, a começar pelos pontos turísticos que temos aqui. E de mostrar a realidade e o potencial da cidade pra que a gente possa incentivar, especialmente o turismo, com um ambiente prazeroso que está em constante modificação e não perdeu suas raízes. Garantindo que todos conheçam a história de Muzambinho e a passem de geração em geração, resgatando nossa história".

Os produtos Da Escola

O passeio foi concluído com uma apresentação dos produtos da Cooperativa Escola, com degustação de queijos, doces, iogurtes, favos de mel e demais embutidos. Todos produzidos na Agroindústria do Campus e com a utilização de matérias-primas desenvolvidas na Instituição.

Helder de Melo Moraes participou da degustação e comentou que já experimentos produtos em vários lugares do Brasil e no exterior mas que, em sua opinião, no que se refere a parte saudável e ao sabor, os produtos do Campus são inigualáveis. "O sabor é muito bom mas, acima de tudo, você percebe que é um produto genuíno e original, com matérias primas de excelência. Portanto, me sinto muito feliz e lisonjeado de estar aqui hoje apreciando estes produtos. Sei que estes produtos não são vendidos no varejo, o que permite uma produção monitorada, conquistando uma excelência em qualidade".

Sobre o Campus se tornar um dos pontos turísticos da cidade, Helder ainda disse que "o potencial para receber estas visitas é muito maior do que eu imaginava, Inclusive eu digo que o único lugar da cidade que já esta pronto para receber visitas, nacionais e internacionais, é o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Que, ao meu ver, é um modelo de infraestrutura e de locais com condições da pessoa viver uma experiência nova, como nos laboratórios de café, por exemplo, na parte de jardinagem e, principalmente, porque Deus abençoou muito o relevo onde foi implantado este Instituto, com uma visão maravilhosa do entorno".

A cápsula do tempo

Em novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completou 68 anos. Na ocasião foi aberta uma cápsula do tempo com o objetivo de reunir cartas de todos que queiram registrar algum momento especial que tiveram em nossa instituição.

Após a palestra, todos foram convidados a escrever um texto para colocarem na cápsula do tempo que será fechada em breve e só será aberta no centenário da Instituição.

O presidente da Câmara Municipal de Muzambinho, Gilmar Labanca, foi um dos participantes que entregou uma carta assinada por todos os vereadores. Gilmar também reconheceu a importância da parceria com a instituição, destacando que a escola tem um papel fundamental para a cidade e que trará a contribuição necessária para o desenvolvimento do turismo, especialmente no caso do turismo rural.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM 

registrado em:
Fim do conteúdo da página