Página inicial > Notícias > Ex-aluno do Campus conquista 1º lugar em feira de ciências internacional

Ex-aluno do Campus conquista 1º lugar em feira de ciências internacional

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 13h32 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 13h40

PHOTO 2022 03 16 10 23 12 1O ex-aluno Yuri Donizete Claudino de Faria Santos conquistou a 1ª colocação na Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia realizada, anualmente, pela Fundação Liberato.

Com o seu projeto “Federal Agenda”, o egresso do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, conquistou o primeiro lugar em Educação & Humanidades na Mostra, o “Prêmio Excelência ABRIC”, o credenciamento para a FEBRACE 2022 e também garantiu sua vaga na FITEC Brasil.

Yuri destacou que, por ser uma feira de grande impacto, a vitória foi importante tanto em sua vida acadêmica, quanto profissional. "Esses prêmios podem me trazer destaques e abrir outras oportunidades".

PHOTO 2022 03 16 10 23 10O projeto

Yuri apresentou o projeto “Federal Agenda” - aplicativo que consegue conectar estudantes às atividades acadêmicas de sua turma, de maneira colaborativa. Segundo o estudante, "um líder de turma consegue adicionar uma atividade no aplicativo e todos os estudantes conseguem visualizar. Esse projeto foi criado com o objetivo de, justamente, acabar com o problema da falta de centralização de datas acadêmicas, o que gerava vários problemas, como notas baixas e noites mal dormidas".

Ele ressaltou que "o projeto pode ajudar estudantes a se organizarem melhor, o que renderia notas melhores e uma melhor organização geral, seja da vida pessoal ou acadêmica. Além disso, o aplicativo permite o cadastro de outras informações além de atividades, como eventos e notícias, o que ajuda a disseminar novas oportunidades para os estudantes".

A iniciativa contou o apoio do IFSULDEMINAS desde a fase de ideação até a de implementação. "Os meus orientadores estiveram juntos comigo durante todas as etapas, o que me ajudou a atingir o sucesso conquistado pelo aplicativo".

A ideia se deu quando o estudante identificou que diversos estudantes esquecem as datas de suas tarefas "o que lhes rendem notas ruins e más noites de sono. Assim, surgiu a ideia de construir esse aplicativo. Esse problema foi identificado em 2019, assim, seguimos com a ideia, testando e aplicando com os estudantes em 2020 e 2021".

Atualmente, a Federal Agenda é utilizada no IFSULDEMINAS, no Campus Muzambinho e Três Corações. "Outros campi de outros institutos também obtiveram o acesso como IFAL, IFSP, IFPR e IFF. No caso, eu disponibilizei o acesso aos grêmios acadêmicos de cada campi, assim, a divulgação e organização seriam feitas por eles".

Assista ao vídeo de apresentação do Federal Agenda: https://www.youtube.com/watch?v=6A1Yod36mv8.

O evento

Segundo Yuri, o fato de ser uma feira internacional foi um diferencial para sua inscrição. "Com a participação nessa feira, tive o objetivo de divulgar ainda mais o projeto e mostrar os resultados conquistados".

O evento foi realizado na cidade de Novo Hamburgo - RS e foram apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Além da exposição de projetos, a Mostratec contou com eventos integrados como SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

Yuri disse que seu objetivo atual é participar de outras feiras científicas, como a FEBRACE 2022, porém, também está organizando como o aplicativo pode ser expandido através da criação de novas funcionalidades.

Ele ainda aproveitou para agradecer às pessoas que o apoiaram nesta trajetória. "Queria agradecer, principalmente, aos meus orientadores Paulo César dos Santos e Diego Saqui, por me ajudarem em todas as etapas do projeto, além de revisarem o artigo para submissão. E, com certeza, também agradeço todo o IFSULDEMINAS pela oportunidade e pela ajuda".

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Yuri Donizete Claudino de Faria Santos