Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho marca presença na AGROTUR 2023

Campus Muzambinho marca presença na AGROTUR 2023

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 16h02 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 16h02

agrotur8O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho foi uma das instituições parceiras na realização da 12ª AGROTUR, tradicional feira de agroindústria, turismo, artesanato e comidas típicas que ocorreu entre 08 e 11 de junho de 2023 na região central de Muzambinho.

No dia 08, o patrono da festa, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, foi recepcionado pelo Diretor-Geral, Renato Aparecido de Souza, dentro de uma agenda criada pela Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Muzambinho. Leônidas e sua equipe, bem como o prefeito de Muzambinho, Paulo Sérgio Magalhães, e o Secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Wilson Dias, foram recebidos com um café da manhã no Laboratório de Cafeicultura e puderam conhecer todo o processo do café, do pé à bebida. As dependências da estrutura de cafeicultura do campus foram apresentadas pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça, líder do laboratório, com apoio de estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura, bem como da professora Agda Silva Prado Oliveira, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura. O secretário Leônidas também assinou o livro de ouro do Campus Muzambinho, que possui o registro de autoridades que visitam o campus.

Ainda no primeiro dia de AGROTUR, o Diretor-Geral do campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, participou da cerimônia de abertura, juntamente com outras autoridades locais e o secretário Leônidas.
Na estrutura do IF na AGROTUR, o estande do campus foi organizado pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, e pelo Coordenador-Geral de Produção, o servidor Juliano Francisco Rangel, com apoio da Diretora de Administração e Planejamento, a servidora Zélia Dias de Souza, e diversos trabalhadores do campus. O tema do estande foi os 70 anos do campus, que ocorrerá em 22 de novembro deste ano. Diversos servidores e colaboradores terceirizados, bem como estudantes, estiveram presentes nos 4 dias do evento, revezando para apresentar as ações do IF no estande para o público presente.

O público que visitou a feira pôde conhecer parte do acervo do Museu/Centro de Memórias do Campus Muzambinho, bem como assistir a um vídeo institucional que apresentou imagens do dia da inauguração, que contou com a presença de personalidades da história do Brasil e de Muzambinho, como o então presidente da república, Getúlio Vargas; o governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek; o Ministro da Justiça, Tancredo Neves; o Deputado Federal Licurgo Leite Filho; e o Ministro da Agricultura, João Cleófas.

No primeiro dia do evento, os visitantes puderam degustar os cafés servidos pelos servidores e estudantes do projeto de extensão Cafeteria-Escola, liderado por membros do Grupo de Estudos em Cafeicultura (GECAF) e da Empresa Júnior em Cafeicultura (Soma Jr), com orientação e participação dos professor José Marcos e Agda.

Nos demais dias foram servidos outros produtos para degustação, como iogurte, doce de leite, mussarela, queijo coalho e queijo condimentado, frutos do trabalho, ensino, pesquisa e extensão nos 23 Laboratórios de Educação e Produção Agropecuária da Escola-Fazenda do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho! Produtos como iogurtes, queijos, doces, carnes, legumes, verduras, dentre outros, abastecem o Refeitório Estudantil do Campus e o excedente é vendido na Cooperativa-Escola dos Alunos (COOPAM).

Por falar em COOPAM, membros da cooperativa estiveram presentes no estande e, além da degustação, o público interessado pôde adquirir os produtos que estavam à venda.

No sábado, 10 de junho, foi a vez das crianças passarem por uma experiência no estande do IF na AGROTUR. A professora Cidinha Mendes, do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, realizou uma contação de histórias. Diversas crianças participaram e foram acompanhadas pelos seus pais e responsáveis. A professora Cidinha Mendes aproveitou o espaço para divulgar as ações do curso de Pedagogia e convidar o público a participar do Festival Literário de Muzambinho, que ocorrerá em Agosto, sob liderança da MinasTrip, mas com apoio e parceira de membros do Instituto Federal.

Texto: Diretora de Desenvolvimento Educacional, Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.
Fotos: cedidas pelos professora Aracele e ASCOM - Campus Muzambinho
Créditos da foto do secretário Leônidas no estande do IF: Gerson, Muzambinho.com

registrado em: