Página inicial > Notícias > Disciplinas de Empreendedorismo e Inovação no IFSULDEMINAS

Disciplinas de Empreendedorismo e Inovação no IFSULDEMINAS

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 14h05 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 14h05

O destaque do IFSULDEMINAS com o 3° lugar no Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE) (clique aqui para acessar a notícia) é fruto de investimentos e criação de oportunidades para que os estudantes desenvolvam, sempre e cada vez mais, habilidades de transformação do meio em que vivem por meio da aplicação do conhecimento.

Uma das ações que visam fomentar o perfil empreendedor, seja ele de negócio, social, intraempreendedorismo, dentre outros, é a oferta de disciplinas curriculares obrigatórias nas grades dos cursos superiores e técnicos.

Um mapeamento preliminar realizado nas grades curriculares dos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes, além dos cursos bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, revelou que as disciplinas diretamente relacionadas ao empreendedorismo e inovação estão presentes em cerca de 70% dos cursos oferecidos em todo o IFSULDEMINAS. Já considerando disciplinas ou temas correlatos, esse número é bem maior.

O mapeamento é fruto das atividades do bolsista Iago Vieira de Jesus que integra o Projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo (VUEI) desde o primeiro semestre de 2023 (veja a notícia aqui). O Projeto VUEI é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais.

No Campus Muzambinho, esse projeto visa fomentar ações do Clube de Empreendedorismo, coordenado pelas professoras Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e Cristina Lúcia Janini Lopes.

No Campus Muzambinho, 20 dos 22 projetos pedagógicos de cursos presenciais analisados, em nível técnico ou superior, possuem pelo menos uma disciplina cuja ementa visa trabalhar com os estudantes temas como tipos de empreendedorismo, constituição e gestão de negócios corporativos, sociais, educacionais, dentre outros; aplicação de ferramentas para análise e gestão; ecossistema de empreendedorismo e inovação; desenvolvimento local e regional integrados e sustentáveis; noções básicas de direito; tipos e classes de inovação; técnicas para o  desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos; pesquisa e desenvolvimento; criatividade e inovação; propriedade intelectual; transferência de tecnologia; dentre outros assuntos.

Um destaque é para o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, que foi além e curricularizou o empreendedorismo e inovação. Isso significa que a disciplina “Educação Empreendedora e Inovação” é obrigatória e existe em todos os 8 períodos do curso, com carga horária semestral de 18h20.

Destacamos abaixo algumas das disciplinas ofertadas semestralmente no Campus Muzambinho e diretamente relacionadas ao tema.

Modalidade

Segurança do Trabalho

Empreendedorismo e inovação

3

Além das disciplinas voltadas para o empreendedorismo e inovação em diversos cursos, o IFSULDEMINAS se destaca por suas ações práticas e estratégicas para fomentar o ecossistema empreendedor nos campi. Entre as iniciativas de destaque estão a Incubadora de Empresas Mista (INCETEC), que oferece suporte a startups e projetos inovadores, estimulando um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias empreendedoras. No campus Muzambinho, o Núcleo Incubador de Empresas foi inaugurado em agosto de 2023 e já conta com 8 projetos em andamento e aprovados via edital de Pré-Incubação. Mais informações sobre esse núcleo estão disponíveis em https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/nucleo-incubador-de-empresas.

As Empresas Juniores, também reconhecidas no IIFE, desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes. Essas organizações, compostas por alunos e supervisionadas por professores, oferecem serviços de consultoria e soluções empresariais, proporcionando aos estudantes uma experiência prática valiosa antes mesmo de concluírem seus cursos. Hoje o Campus Muzambinho conta com 5 empresas juniores, conforme destacado nessa notícia: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/empresas-juniores.

O Clube de Empreendedorismo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho se destaca como um espaço de networking e aprendizado, reunindo alunos interessados em explorar oportunidades de negócios, compartilhar experiências e desenvolver habilidades empreendedoras. Além disso, grupos de estudos dedicados à inovação proporcionam um ambiente colaborativo para a discussão de tendências e aprofundamento teórico, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora entre os estudantes.

Ficou interessado? Quer fazer parte do Clube de Empreendedorismo? Entre em contato com clubedeempreendedorismo@muz.ifsuldeminas.edu.br ou via mensagem no instagram https://www.instagram.com/ceifmuz/

Texto: Iago Vieira de Jesus e Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder (dde@muz.ifsuldeminas.edu.br)

registrado em: