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Fernanda Casagrande e a verticalização do Ensino no IFSULDEMINAS

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 09h42 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 11h58

O IFSULDEMINAS possui em seu portfólio diversas opções de cursos, em modalidades que vão desde o ensino técnico integrado ao ensino médio até algumas pós-graduações. A diversidade de opções permite que os estudantes, se assim desejarem, passem pela chamada verticalização do ensino, ou seja, deem início aos estudos no ensino médio e cheguem à pós-graduação dentro da mesma instituição. Esse é o caso da discente Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande, que após longa jornada no IFSULDEMINAS, acaba de defender seu mestrado no programa PROEF, também ofertado por este educandário.

fernanda 2Hoje,  aos 27 anos, Fernanda é professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais, na cidade de Poços, mas sua trajetória até este ponto começou bem antes, quando ingressou no curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo Campus Muzambinho, ainda em 2011.

Mais tarde, em 2014, ingressou no curso superior de Licenciatura em Educação Física, também ofertado pelo IFSULDEMINAS. De acordo com ela, o ingresso aconteceu via ENEM, e ao longo do processo ela descobriu o amor pela profissão: “A princípio, me inscrevi por gostar de realizar esportes, mas durante a graduação percebi que a Educação Física na escola era muito mais do que isso, o que fez com que eu me interessasse ainda mais pela área”.

A graduação de Fernanda foi concluída em 2018, após passagens marcantes por programas como o PIBID ou o intercâmbio realizado na Colômbia.

fernanda 1"Tive diversas oportunidades que foram extremamente marcantes, dentre elas valorizo a minha participação no Programa de Mobilidade Estudantil, em que tive a oportunidade de realizar parte da minha graduação da Colômbia. A partir desse intercâmbio pude perceber o quanto as políticas públicas de investimento em saúde, ciência, alimentação, educação, dentre outras, que buscam garantir o mínimo de dignidade para a população mais pobre, são importantes. Além disso, também percebo a minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) como uma oportunidade que foi extremamente potencial para a minha formação docente, pois, a partir dele que me encontrei no curso de Licenciatura em Educação Física e me apaixonei pela área" - contou Fernanda.

Programa de Mestrado 

Sua formação dentro do IFSULDEMINAS não se encerrou por aí, e um novo capítulo desta história viria a ser escrito a partir do ano de 2022, quando ingressou na primeira turma do mestrado profissional em Educação Física, o PROEF. Segundo Fernanda, o desejo de aprofundar o debate sobre a Educação Física de maneira crítica e cidadã foi a motivação que a levou a voltar para as salas de aula do Campus Muzambinho.

fernanda 6“Desde a finalização da minha graduação, em 2018, eu tinha interesse em realizar um mestrado para ampliar a minha formação, contudo, comecei a lecionar e esta pretensão acabou ficando como segundo plano. Após quatro anos como professora em Poços de Caldas, tive o conhecimento do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e me inscrevi. A partir dele acreditei na possibilidade de ampliar meus conhecimentos e os debates para uma aula de Educação Física crítica” - contou.

Foi no dia 23 de fevereiro que Fernanda defendeu sua dissertação intitulada "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades didáticas em um contexto de reformas educativas neoliberais no Ensino Médio", orientada pelo Professor Mateus Camargo Pereira, e arguida pela banca composta pela Professora Elaine Prodocimo (UNICAMP) e pelo Professor Daniel Teixeira Maldonado (IFSP e PROEF -IFSULDEMINAS).

fernanda 4Com a aprovação da dissertação, Fernanda se tornou uma das estudantes com uma das mais extensas trajetórias dentro da instituição, dando início aos estudos em 2011 e concluindo a etapa mais recente de sua formação em 2024. O professor Mateus Camargo comentou o desempenho da discente ao longo do período que acompanhou.
“Ela foi uma aluna curiosa, exploradora das possibilidades que o IF lhe proporcionou e, principalmente, uma pessoa ciente da necessidade de qualificar sua intervenção na área e na sociedade em geral. Essa vontade permeia todas as suas ações”.

Reflexões e Mensagem final

fernanda 5Ao refletir sobre a própria trajetória, Fernanda elencou os momentos vividos dentro do IFSULDEMINAS, pontuando alguns daqueles que mais contribuíram para sua formação. Para ela, a instituição contribuiu de forma significativa não apenas para sua formação profissional, mas também humanística: 

“... tive a oportunidade de conhecer uma diversidade de pessoas, realidades e compreensões de mundo, além de me envolver e debater as desigualdades socioculturais, o que contribuiu para a minha formação crítica”.

Por fim, Fernanda deixou seu depoimento a estudantes que, assim como ela, pretendam ingressar no IFSULDEMINAS e construir uma carreira acadêmica.

fernanda 3“Como ex-aluna e hoje docente no Ensino Médio, gostaria de dizer para quem pretende ingressar que o ensino proporcionado pelo IFSULDEMINAS é de extrema qualidade, é gratuito e é para você [...] Já escutei diversas vezes de estudantes das turmas que leciono, no Ensino Médio da Escola pública, que fariam universidades particulares e/ou a distância, por acreditarem que não tem potencial ou condições para ser aprovado em instituições públicas, e que somente estudantes de instituições particulares teriam esta oportunidade.

Contrariando isso, acredito que as instituições públicas, tanto de ensino técnico quanto de ensino superior, são para todos nós e precisamos ocupar o nosso espaço” - Finalizou.


Texto: Cláudio Vieira da Silva (ASCOM) / Informações: Fernanda Casagrande e Mateus Camargo / Fotos: Cedidas por Fernanda Casagrande


Saiba mais sobre o PROEF

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional é uma pós-graduação stricto sensu coordenada pela UNESP e ofertada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e em outros 18 polos.

Trata-se de um programa voltado exclusivamente para professores efetivos que atuam na educação básica pública e que almejam ampliar seus saberes sobre a área, bem como sistematizar suas experiências docentes à luz de teorias educacionais e da Educação Física Escolar.

De acordo com o Professor e coordenador Mateus Camargo Pereira, “O PROEF amplia as possibilidades de reflexão sobre o fazer pedagógico, sobre a educação e a educação física, permitindo aos estudantes que o cursam intervir no âmbito acadêmico e profissional (da quadra de aula)” - declarou. 

Para saber mais sobre o programa, CLIQUE AQUI.

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