Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centro de Memórias
Início do conteúdo da página

Centro de Memórias

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 17h41 | Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 12h28

museu

HISTÓRIA DO CAMPUS

Em construção

 Voltar para o topo

 

VÍDEO ESPECIAL

 Voltar para o topo

 

 O MUSEU

 Histórico do Museus Centro de Memórias - IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Em 22 de novembro de 2017, o Centro de Memórias do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - foi inaugurado durante as festividades do 64º aniversário da instituição. Na ocasião, participaram autoridades municipais, servidores, alunos e comunidade externa. A tradicional Fanfarra da Escola realizou uma apresentação e um coquetel foi oferecido aos participantes.

Fato marcante ocorreu em 25 de novembro de 2017, quando os egressos do Campus Muzambinho plantaram duas mudas de Jequitibá Rosa nos entornos do Centro de Memória. Um ato simbólico envolvendo aqueles que seguem fazendo parte da história do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O espaço foi estruturado durante a gestão do então Diretor-Geral, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues. Foi designada a residência PN-04 para sua implantação.

Ao longo dos anos, muitos servidores dedicaram esforços para que um museu fosse criado na instituição. Inclusive, ao guardar e preservar objetos que atualmente fazem parte do acervo do Centro de Memória. A ação foi concretizada com a vinda do servidor Luiz Ricardo de Podestá, Arquiteto e Urbanista, em 17 de Abril de 2017.

O servidor havia atuado em três museus enquanto fazia parte de uma equipe de arquitetos e historiadores da extinta FEPASA-SA (Ferrovias Paulista S/A). O profissional também colaborou com a estruturação do Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo, em Muzambinho, e, sua experiência foi aproveitada para que projeto do Museu Centro de Memórias fosse consolidado.

Inicialmente, Luiz Ricardo de Podestá percorreu todos os setores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - em busca/coleta de possíveis acervos. A colaboração dos servidores foi decisiva para efetivação da proposta. Em um curto espaço de tempo, o Museu já contava com aproximadamente 280 peças. As mesmas foram restauradas e/ou somente limpas para, posteriormente, serem expostas. Após a coleta, deu-se início à montagem da exposição com a confecção dos expositores e montagem da arte visual do espaço.

Atualmente, o Museu do Centro de Memórias do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - possui aproximadamente 300 peças em exposição, cerca de 150 na Reserva Técnica, um acervo com mais 650 fotos históricas e inúmeras fotos coloridas que estão disponíveis em arquivo digital.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 07h às 11h e das 13h às 17h
A entrada é GRATUITA

 Voltar para o topo

 

ACERVO FOTOGRÁFICO (Em construção)

 Construção da Escola Agrotécnica

Construção da Usina

 Voltar para o topo

 

 COMPETÊNCIAS

Coordenadoria-Geral de Extensão

  • Preservar a memória e a história do campus Muzambinho;
  • Constituir e preservar acervos documentais, museológicos, fotográficos e digitais, cuidando de seu tratamento, organização e conservação;
  • Constituir-se em espaço de reflexão e produção de conhecimento no campo da história;
  • Promover e integrar estudos e pesquisas da história da educação nas diversas áreas do campus;
  • Promover exposições culturais/museológicas para divulgação da história do campus.
  • Instituir política de preservação e tratamento documental no campus;
  • Elaborar ações extensionistas de divulgação de memórias dos cursos e campus em geral, desde a criação da Escola Agrotécnica de Muzambinho: exposições, comemorações, entre outras;
  • Colaborar em ações comemorativas referentes à missão do setor;
  • Estabelecer política de captação de fontes documentais, imagéticas e orais sobre as histórias do campus e cursos do campus.

 Voltar para o topo

 

RELATOS DE EGRESSOS

CONTATO

Telefone: (35) 3571-5127
Responsável: Luiz Ricardo de Podestá
E-mails: ricardo.podesta@muz.ifsuldeminas.edu.br | museu@muz.ifsuldeminas.edu.br
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 07h às 11h e das 13h às 17h
A entrada é GRATUITA

registrado em:
Fim do conteúdo da página