Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais do Campus > 3ª Edição do Prêmio SEEDS reconhece relatos da comunidade interna e externa do Campus
Início do conteúdo da página

3ª Edição do Prêmio SEEDS reconhece relatos da comunidade interna e externa do Campus

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2022, 16h48 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 13h41

Aconteceu, na quinta-feira, 07 de dezembro de 2022, a entrega do Prêmio SEEDS de Educação: Surpreender, Experimentar, Evoluir, Desenvolver, Socializar – 3ª Edição, no auditório do Prédio H do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

A premiação teve como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar (i) as experiências pedagógicas exitosas no ensino e conduzidas pelo corpo Docente (ii) as boas práticas de trabalho no serviço público e produzidas pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e (iii) atividades exitosas realizadas por estudantes regularmente matriculados no Campus e que produziram intervenções positivas, por meio da educação, na comunidade onde vivem.
Professores da Rede Pública (Estadual e Municipal) de Muzambinho-MG também participaram, em uma categoria especial, seguindo as mesmas regras aplicáveis aos docentes do Campus e com relatos de ações na cidade de Muzambinho, Minas Gerais. Assim, o SEEDS premiou quatro categorias: Docentes do Campus Muzambinho, TAEs do Campus Muzambinho, Docentes da Rede Pública (Estadual ou Municipal) e Estudantes do Campus Muzambinho.

A ação foi idealizada pela direção do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – contando com a supervisão da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, e apoio do Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, e da Assessoria de Comunicação (ASCOM).

A cerimônia foi iniciada com uma apresentação do professor Tarcísio de Souza Gaspar em uma fala e dinâmica intitulada "Muzambinho 1753/2053: Passado, presente e o papel da educação nas perspectivas futuras". O professor contou um pouco dos resultados das pesquisas que têm sido conduzidas por ele e seus estudantes sobre o passado de Muzambinho e da região. Ao final dessa fala, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder trouxe reflexões sobre o presente, fazendo uma associação aos temas dos relatos premiados, bem como de perspectivas futuras para a cidade e o Campus, tendo como marco o centenário do Campus Muzambinho, em 2053.

Também estiveram presentes o vereador e presidente da Câmara Municipal, Gilmar Labanca, e o secretário de Governo e representante do prefeito Municipal, o Senhor Orielton Djalma da Paixão. Heloisa Magalhães, Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Muzambinho, também participou por meio de mensagem virtual e destacou a importância da iniciativa. As diretoras das escolas municipais e estaduais dos relatos premiados na categoria docentes da rede pública local também participaram da cerimônia e receberam um troféu comemorativo para a escola.

Em primeiro lugar, na “Categoria Professores da rede pública municipal e estadual de Muzambinho”, houve um empate: Projeto Leitura Academia Muzambinhense de Letras (AML), da Escola Municipal Frei Florentino, submetido pela professora Neiva Maria Salomão. E o relato “Projeto Sustentável”, submetido pelos professores Antonio Donizetti Durante e Camila Corrêa Simões, da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida.

A primeira colocação da “Categoria Técnicos Administrativos em Educação - TAEs do Campus Muzambinho” foi para o relato “Desafios, estratégias e avanços: a inclusão educacional durante o Ensino Remoto Emergencial do Campus Muzambinho”, autoria de Grasiane Cristina da Silva, Giovanna Maria Abrantes Carvas, Ieda Mayumi Kawashita, Juliano Gustavo Strabelli, Alexssandra Aparecida dos Santos, Roana Rios Magri, Fabíola Maria Oliveira Cerávolo, Adelson Tadeu Batista, Laura Paim Pamplona e Augusta Cássia Schwtner David Ronquini.

A primeira colocação na “Categoria Estudantes do Campus Muzambinho” foi para o relato “Ciência, Café e Rock’n’Roll”, autoria de Ramon de Souza Marques, Mariana Augusta Mansini e orientação do professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda.

Por fim, a primeira colocação da “Categoria Professores do Campus Muzambinho” foi para dois relatos: “Iniciação esportiva a partir da Bocha Adaptada para usuários do Centro Dia da APAE de Muzambinho’, autoria da professora Lia Polegato Castelan e estudantes; e do relato “Pedagogia em Quarentena: possibilidades pedagógicas com materiais recicláveis”, submetido pela professora Cristiane Fortes Gris Baldan e suas estudantes.

Confira a tabela de classificação e o resultado final do Prêmio SEEDS:

Texto e fotos: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e ASCOM
Atualizado: 09/12/2022


Confira no anexo os relatos inscritos para o Prêmio SEEDS.

A Cerimônia de apresentação dos vencedores ocorrerá na quarta-feira, dia 07/12/2022, a partir das 19 horas, no auditório do Campus Muzambinho.

Convidamos os autores de todos os relatos, bem como toda a comunidade interna e externa do Campus a participar.

A Cerimônia será iniciada com uma apresentação do professor Tarcísio de Souza Gaspar e uma dinâmica intitulada "Muzambinho 1753/2053: Passado, presente e o papel da educação nas perspectivas futuras". Faz-se referência aos estudos que têm sido conduzidos pelo professor e seus estudantes sobre o passado de Muzambinho, bem como as perspectivas futuras para a cidade e região tendo como marco o centenário do Campus Muzambinho, em 2053.

Todos estão convidados!


IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho divulga a realização da 3ª Edição do “Prêmio SEEDS de Educação: Surpreender, Experimentar, Evoluir, Desenvolver, Socializar.

Todas as informações estão disponíveis no edital em anexo a esta notícia.O objetivo é identificar, estimular, reconhecer e divulgar (i) as experiências pedagógicas exitosas no Ensino Presencial, Ensino a Distância (EaD) ou no Ensino Remoto Emergencial (ERE) e conduzidas pelo corpo Docente (ii) as boas práticas de trabalho no serviço público e produzidas pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e (iii) atividades exitosas realizadas por estudantes regularmente matriculados no Campus e que produziram intervenções positivas, por meio da educação, na comunidade onde vivem.

Professores da Rede Pública (Estadual e Municipal) de Muzambinho-MG também poderão participar deste prêmio, em uma categoria especial, e seguindo as mesmas regras aplicáveis aos docentes do Campus e com relatos de ações na cidade de Muzambinho-MG.

As inscrições podem ser realizadas eletronicamente, entre os dias 28 de outubro de 2022 e 28 de novembro de 2022, pelos seguintes endereços:

Docentes do Campus Muzambinho: https://forms.gle/rJQvGCujCzbKwuR49

TAEs do Campus Muzambinho: https://forms.gle/JVvQUtaWWeg5u9Dx5

Docentes da Rede Pública (Estadual ou Municipal) de Muzambinho: https://forms.gle/8xvEVx9anNwakFSr7

Estudantes do Campus Muzambinho: https://forms.gle/JBc2Kj8E1mk2GKwB8

Para esta edição do prêmio SEEDS, entende-se como experiências pedagógicas exitosas aquelas realizadas no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no ano de 2021; no âmbito do Ensino Presencial em 2022; bem como no Ensino a Distância (EaD) em 2021 e 2022; cujas ações empregaram práticas instrucionais inovadoras e que apresentem evidências suficientes para sugerir que podem ser eficazes para solucionar ou minimizar desafios específicos da escola e que sejam possíveis de serem replicadas e escalonadas para influenciar a qualidade da educação, seja no próprio Campus Muzambinho ou em outros contextos

Entende-se como boas práticas de trabalho no serviço público as ações ou procedimentos diferenciados que geram melhorias no seu ambiente/setor de trabalho e/ou no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho de forma geral, e realizadas em 2021 ou 2022.

Entende-se por atividades exitosas realizadas por estudantes as ações resultantes de TCC, iniciação científica, extensão, projetos de ensino, voluntariado, entre outras, cujos resultados demonstrem um impacto positivo na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da mesma, e realizadas em 2021 ou 2022.

Premiação

Receberão certificados de Honra ao Mérito os 3(três) primeiros colocados na categoria Docente do campus Muzambinho, os 3(três) primeiros colocados na categoria TAE do campus Muzambinho, os 3(três) primeiros colocados na categoria Docente da Rede Pública Estadual/Municipal de Muzambinho e os 3(três) primeiros colocados na categoria Protagonismo Estudantil.

As escolas da rede pública municipal/estadual de Muzambinho, nas quais foram desenvolvidas e premiadas as experiências pedagógicas exitosas no ensino, poderão ser contempladas com um certificado comemorativo, a depender da disponibilidade orçamentária.

Os primeiros colocados nas três categorias também poderão receber premiação financeira ou brindes, conforme recursos alcançados por meio de parceiros. Caso alguma empresa ou entidade queira proceder com o repasse financeiro e/ ou de brindes em favor dos concorrentes agraciados neste prêmio, referida empresa/ entidade deverá contatar o Campus Muzambinho através do e-mail seeds@muz.ifsuldeminas.edu.br e preencher o Termo de Compromisso de Doação especificado no anexo IV do edital.

Resultado

A divulgação dos inscritos ocorrerá a partir do dia 02 de Dezembro de 2022.

Já a Cerimônia de Divulgação e Premiação dos Finalistas terá lugar em sessão pública, prevista para ocorrer no dia 07/12/2022 às 19 horas no campus Muzambinho.

Os exemplos de experiências pedagógicas exitosas no ensino e as boas práticas de trabalho no serviço público estão sendo registradas em um Banco de Práticas Exitosas na Educação, a ser publicizado pelo IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, conforme previsto na edição anterior deste prêmio.

Para mais informações, veja o "Edital nº 127/2022" em anexo.

Dúvidas podem ser enviadas para seeds@muz.ifsuldeminas.edu.br ou dde@muz.ifsuldeminas.edu.br

Saiba mais sobre as edições anteriores: https://muz.ifsuldeminas.edu.br/component/tags/tag/seeds

Fim do conteúdo da página