Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Estudantil
Mobilidade Estudantil

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Estudantil

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 17h45

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS

- Edital 76/2019

Estudantes dos cursos superiores do IFSULDEMINAS podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Estudantil. São 13 vagas para intercâmbio em 2019. Publicado por meio da Assessoria Internacional, o edital contempla o valor total de  R$ 156.000,00.

O programa auxilia os estudantes dos cursos de graduação com o custeio das despesas de alojamento, alimentação e seguro-saúde internacional. Os valores são fornecidos em forma de auxílio, para intercâmbio estudantil de quatro meses, em Instituições Internacionais de Ensino Superior conveniadas com o IFSULDEMINAS, especificamente dos seguintes países: Argentina, Colômbia, México e Uruguai, de acordo com o ANEXO IX do edital.

Inscrições

As inscrições, via SEDEX, seguem até o dia 24 de abril. Já pessoalmente, até o dia 26 de abril. Os interessados poderão entregar toda a documentação necessária para participação no Programa das seguintes formas:

- Em material impresso, via SEDEX;

- Pessoalmente ou por terceiros, por meio de procuração feita em cartório, entregando o material na Reitoria, para o setor da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, exclusivamente das 8h às 17h, no seguinte endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais,  Assessoria Internacional - MOBILIDADE ACADÊMICA,  Av. Vicente Simões n° 1111, Bairro Nova Pouso Alegre – MG CEP: 37.553-465. (Confira a documentação completa no Edital).

Para se inscrever o estudante precisa atender alguns requisitos como:

- Estar regularmente matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS;

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter ou ser maior de 18 anos no ato da inscrição;

- Possuir documento oficial de identidade válido e CPF;

- Ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da carga horária total da matriz curricular do curso, conforme projeto pedagógico de curso vigente;

- Não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso para se candidatar ao edital;

- Ter coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) igual ou acima de 7,0 e não possuir pendências relacionadas à entrega do Relatório final e prestações de contas do EVACT, EVACEE, entre outros.

Valor do auxílio

O valor total do auxílio moradia/alimentação para o intercâmbio de quatro meses, por aluno, será de R$ 8.000,00 e será depositado em apenas duas parcelas: uma no valor de R$ 4.000,00, vinte dias antes da partida dos alunos; e outra no mesmo valor, dois meses após a partida. Para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o valor do auxílio para pagamento de seguro-saúde internacional, por discente classificado, será de até R$ 1.000,00. Ainda será oferecido um auxílio de até R$ 3.000,00 para compra de passagem aérea de ida e volta para o país de destino.

Seleção

A aprovação no edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para as universidades estrangeiras, que as analisarão e farão sua seleção interna, seguindo os critérios próprios. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno.

Caso o candidato receba parecer “favorável”, a Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS dará prosseguimento ao envio de documentação para efetivação da matrícula dos  aceitos. Mas, se o candidato receber o parecer “não favorável”, a Assessoria Internacional enviará seus documentos à outra instituição indicada como segunda opção no anexo I do edital.

Lançamento do Edital 10/04/2019
Data final das inscrições VIA SEDEX até 24/04/2019 ou pessoalmente até 26/04/2019
Divulgação do Resultado Preliminar até 03/05/2019
Prazo para recursos até 24 horas a partir da divulgação do resultado preliminar
Resultado dos recursos 06/05/2019
Divulgação do Resultado Final 07/05/2019
Item somente para os 13 selecionados na classificação final: apresentação de documentação referente ao item 6.5. Envio de documentos referentes a esse item 14/05/2019 pessoalmente ou até 09/05/2019 somente por SEDEX.
Resultado Preliminar da solicitação de passagens aéreas e seguro saúde internacional a partir de 17/05/2019
Prazo para pedido de recursos referente ao pedido de passagens aéreas até 24 horas a partir do resultado preliminar
Resultados dos recursos e final a partir de 20/05/2019

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS.