Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Estudantes podem se inscrever para 2 Programas Futuros Líderes na América
ELAP - 2020

Estudantes podem se inscrever para 2 Programas Futuros Líderes na América

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 07h31 | Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 07h33

Selecionados receberão bolsa para estudar no Canadá

Edital 38/2020

Edital 45/2020

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio do acordo de cooperação acadêmica, firmado com os Colégios Sault Of the Rockies, ambos no Canadá, ofertam quatro bolsas aos estudantes de graduação que queiram participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program), financiadas pelo Governo Canadense. O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

O período de estudos para bolsas de graduação é de quatro meses. Abaixo segue quadro com demais informações:

Período de Inscrição

Período de estudo

Campo de Estudo

Quantidade de vagas

até o dia 28/02

Setembro a Dezembro 2020

até o dia 08/03

Setembro a Dezembro 2020
Janeiro a Abril 2021

Computação e Administração

Bolsa

Para ambos editais o valor das bolsas consistem num total de $7.200 dólares canadenses para custeio das despesas com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia. Para mais informações sobre o programa acesse o link de cada Instituição:

Sault College link;

College Of the Rockies link.

Requisitos

Será selecionado dois estudantes, para cada edital, de graduação que atenda aos seguintes requisitos:

a) Ser maior de 18 anos;

b) Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Gestão Ambiental ou Bacharelado em Educação Física do IFSULDEMINAS;

c) Ter cursado, no mínimo, 20% e no máximo, 80% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório)

d) Apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a (sete). (item eliminatório);

e) Não ter participado de nenhum edital de mobilidade acadêmica internacional discente do IFSULDEMINAS;

f) Ter nível intermediário de inglês, conforme notas mínimas estabelecidas pelo ELAP:

Teste Internacional

Mínimo aceito

IELTS

6.0

TOEFL IBT

TOEFL ITP

Cambridge

Duolingo English Test*

-

* Duolingo English Test pode ser feito online, com resultado em até 48 horas do teste realizado. Mais informações: https://englishtest.duolingo.com/

Os documentos para inscrição estão especificados e listados no item 3.3. de ambos editais.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas conforme cronograma de cada edital, por meio do envio dos documentos digitalizados em PDF para o endereço eletrônico: mobilidade@ifsuldeminas.edu.br.

Atenção, o “assunto” contido em cada e-mail deverá estar no seguinte formato:

- Para Sault College o assunto no e-mail deverá vir da seguinte forma: NOME_SOBRENOME_ELAP2020_Sault_College_IFSULDEMINAS.

- Para College Of The Rockies o assunto deverá vir desta forma: NOME_SOBRENOME_ELAP2020_College_of_the_Rockies_IFSULDEMINAS.

Seleção

A etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos do item 3.3. dos editais, levando em consideração as notas obtidas de acordo com os critérios de seleção no item 4 dos dois editais.

Resultado

Os candidatos que obtiverem as maiores notas no processo de Pré-seleção terão seus documentos enviados para ambas as instituições contendo a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo assim, a cada instituição canadense, a decisão de submetê-las ou não à 2ª fase. Os resultados dos processos de Pré-seleção serão divulgados na página do IFSULDEMINAS, conforme cronograma.

Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido

Recurso

O candidato poderá interpor recurso, pelo e-mail mobilidade@ifsuldeminas.edu.br, em até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Final, anexo III.

Período de Inscrições

10 a 28 de fevereiro de 2020