Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Cinco estudantes do IFSULDEMINAS são selecionados no Programa de Bolsas Santander Universidades 2020

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h32 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h27

Captura de tela 2020 11 05 111655Dois alunos intercambistas do Campus Pouso Alegre e três graduandos do IFSULDEMINAS (dos Campi Muzambinho e Poços de Caldas) foram selecionados para participar da edição 2020/2 do Programa de Bolsas Santander Universidades. Os estudantes vão receber da instituição privada o apoio financeiro de R$ 300,00 mensais, num período de 12 meses. Os valores estarão disponíveis a partir deste mês e servirão para auxiliar na compra de material didático,  custeio de transporte, alimentação, moradia ou nas demais despesas relacionadas à realização de curso superior ou mobilidade estudantil.

Programa de Bolsas Santander Universidades 2020/2

Em todo o país  estão conveniadas, a esta edição do programa, 188 instituições de ensino, tanto públicas como privadas. Entre as públicas, há o IFSULDEMINAS, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade de Brasília (UNB), entre outras. Ao todo, 252 estudantes dessas instituições foram contemplados com bolsas, cujo valor integral é de R$ 3.600, para cada um deles. Em contrapartida aos recursos, cabe às instituições de ensino conveniadas divulgarem o link da entidade financeira, voltado às ações do banco junto aos universitários, de forma geral.

Processo seletivo

O IFSULDEMINAS lançou um edital próprio, em 4 de junho de 2020, para reger o processo de concessão das referidas bolsas. O programa recebeu a inscrição de 480 candidatos. Foram considerados aptos a participar os alunos regularmente matriculados num curso de graduação ou pós-graduação, do IFSULDEMINAS, durante todo o processo de seleção e, também, obrigatoriamente, durante todo o período de realização do programa e do recebimento da bolsa (discentes do último período não poderiam participar); possuísse perfil socioeconômico com o teto de renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês e tivesse conta ativa no banco Santander para receber o apoio financeiro. Quatro estudantes foram selecionados por meio de sorteio, realizado ao vivo pela Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais do Instituto, e o resultado final foi divulgado em 15 de setembro deste ano.

IMG 3550Uma das selecionadas foi a estudante de Engenharia Civil, Rúbia Rocha de Paula Pereira. Ela foi mês passado para Portugal, pelo programa de Dupla Diplomação, convênio firmado entre o IFSULDEMINAS e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A intercambista contou como pretende usar o dinheiro da bolsa. “Ela é de suma importância, visto que tenho gastos com moradia, alimentação e documentações para regularizar. Apesar de morar na residência estudantil do IPG, pago uma taxa obrigatória pela energia elétrica e pelo serviço de limpeza. Como vim pelo convênio, não há mensalidade para cursar a licenciatura nem o mestrado, porém, existem despesas do dia a dia e, com o real desvalorizado por causa da crise econômica gerada pela pandemia do novo Coronavírus, o euro (moeda que circula na união europeia) fica cada vez mais caro”.

Curso de inglês

O Programa de Bolsas Santander Universidades ofereceu, a todos os inscritos, um curso de inglês gratuito em parceria com a EF English Live, uma escola de inglês on-line, focada no ensino para adultos. Pelas normas, havia a previsão de concessão de bolsas a estudantes que tivessem alto desempenho no curso de idioma. Dessa forma, um quinto graduando do IFSULDEMINAS foi contemplado, totalizando cinco bolsas concedidas, neste ano, para o Instituto.

Convênio

rafaela santanderO convênio entre o IFSULDEMINAS e Santander existe desde 2019. Na época, previa a concessão de uma bolsa, também no valor de R$ 300,00 mensais, durante doze meses, para apenas um estudante de graduação do Instituto em mobilidade acadêmica internacional. A aluna do Campus Muzambinho, Rafaela Russo, foi a selecionada e explicou como utilizou os recursos durante o intercâmbio no Peru. “A bolsa foi importante durante todo o período. Ela contribuiu para custear minhas passagens [aéreas] e materiais que eu precisava para trabalhar num projeto [que desenvolvi na universidade peruana]”.

Segundo o responsável pela Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, convênios públicos-privados são uma alternativa legal para incrementar ações institucionais. “A partir de uma Câmara de Relações Internacionais, em Brasília, soubemos do Programa. A Coordenadoria, então, prospectou junto ao Santander Universidades as possíveis parcerias. Num primeiro momento, conseguimos bolsas de estudo para alunos que, durante o período de pandemia, tiveram suas vidas financeiras afetadas. Mantendo o relacionamento com a instituição privada, outras possibilidades poderão aparecer, uma vez que há um leque de programas e bolsas”.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 05/11/2020