Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Estudantes de cursos superiores podem se candidatar às 10 vagas ofertadas em Portugal, pelos Institutos da Bragança e de Beja

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 13h40 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h55

Programa de Mobilidade Estudantil em Portugal abre 10 vagas

Estudantes de graduação de todos os campi podem se candidatar às vagas

- Edital 162/2020

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais (CGRI), divulga processo seletivo com dez vagas para intercâmbio estudantil em Portugal. São oferecidas oportunidades no Instituto Politécnico da Bragança (5) e no Instituto Politécnico de Beja (5), no período de Fevereiro a Julho de 2021. Confira, aqui, o quadro de vagas/disciplinas/cursos.

O objetivo do processo é auxiliar discentes de cursos de graduação do IFSULDEMINAS a participarem da chamada para intercâmbio estudantil por um semestre letivo nos Institutos Politécnicos de Portugal, com repasse financeiro para custear parcialmente suas despesas de passagem aérea internacional, seguro-saúde internacional e auxílio financeiro.

Inscrição

As inscrições devem ser realizadas de 16 a 22/11/2020, via formulário eletrônico. O candidato poderá se inscrever apenas para um único Instituto Politécnico. Os documentos necessários no momento da inscrição são:

a) comprovante de matrícula oficial do 2º semestre de 2020 emitido pela secretaria escolar do campus do candidato ou via SUAP com autenticação eletrônica;

b) carta de recomendação de um professor efetivo do curso no qual o aluno se encontra matriculado no IFSULDEMINAS, expondo os motivos pelos quais recomenda a participação do aluno no processo seletivo, demonstrando o compromisso e as qualidades do referido estudante;

c) carta de compromisso e aceite de outro professor efetivo do curso de graduação do candidato, se comprometendo a ser tutor do referido aluno durante seu período de intercâmbio, a fim de acompanhar, via internet, o andamento deste, durante suas atividades;

d) carta de motivação expondo as razões pelas quais deseja participar do edital, se considera apto a realizar intercâmbio e motivo de escolha da universidade; (ANEXO VII)

e) plano de estudos e atividades (ANEXO II);

f) currículo Lattes comprovado com cópias de certificados e declarações informados no currículo;

g) histórico escolar oficial com coeficiente de rendimento acadêmico (CORA) emitido, no 1º semestre de 2020, pela secretaria escolar do campus ou via SUAP com autenticação eletrônica;

h) declaração de integralização do curso, constando a carga horária já cursada do estudante e também a carga horária total do curso conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente, constando o total da carga horária obrigatória;

i) cópias do CPF e RG;

j) comprovante de quitação eleitoral;

k) comprovante de quitação do serviço militar (apenas para o sexo masculino);

l) formulário de autopontuação (ANEXO IV);

m) e contrato de estudos (somente para os estudantes interessados em concorrer às vagas para o IPB).

Auxílios

Serão concedidos aos alunos classificados para cada Instituto os auxílios financeiros referentes ao pagamento:

- do seguro saúde internacional, totalizando R$ 2.000,00 (dois mil reais);

- da passagem aérea internacional, totalizando R$ 4.000,00 (quatro mil reais);

- de alojamento e alimentação, totalizando R$ 15.000,00 (quinze mil reais), sendo dividido em 3 parcelas.

É de inteira responsabilidade do candidato aprovado financiar seus gastos que excederem o valor do auxílio financeiro com passagens aéreas ida e volta e seguro de saúde internacional, alojamento, alimentação, além de gastos com passaporte, visto e demais despesas que venha a ter no país.

Seleção

A aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino. Após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para os institutos politécnicos, que analisarão a candidatura e farão sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável ou não à candidatura do aluno.

cronograma 162

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS