Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > IFSULDEMINAS lança edital do Auxílio Evact 2021

IFSULDEMINAS lança edital do Auxílio Evact 2021

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2020, 12h55 | Última atualização em Quinta, 04 de Novembro de 2021, 07h33

O recurso financeiro é destinado a estudantes que queiram participar de eventos acadêmicos, científicos e tecnológicos

Acesse a página do Evact 2021 (Edital 166/2020)

Nota
Prazo para solicitação do Auxílio Evact é prorrogado para até o dia 30 de novembro de 2021

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (ProEN), lança o edital 166/2020 e convida discentes a apresentarem solicitações de auxílio financeiro para a participação em eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos (Evact) no ano de 2021.

O apoio é destinado a estudantes do IFSULDEMINAS matriculados em cursos técnicos e de graduação presenciais que desejam participar de eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos, de abrangência nacional ou internacional, nas modalidades presencial e telepresencial, que venham a ocorrer de 02 de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Eventos acadêmicos

São considerados eventos acadêmicos, científicos ou tecnológicos: congressos, seminários, palestras, simpósios, painéis, fóruns, conferências, jornadas, colóquios, minicursos, cursos de extensão, cursos de férias, olimpíadas do conhecimento e competições acadêmicas, científicas ou tecnológicas. Demais solicitações para eventos que não estejam descritos neste edital serão submetidas à análise da Coordenação de Acompanhamento ao Educando, mediante justificativa do solicitante e aval do professor coordenador do curso.

Valores do auxílio

O auxílio Evact é composto pelo Auxílio Inscrição e pelo Auxílio Despesa, sendo que o estudante poderá recebê-los separada ou cumulativamente.

Auxílio Inscrição é destinado ao ressarcimento parcial do valor pago pela inscrição no evento:

- para eventos nacionais presenciais, o ressarcimento é de 50% do valor pago pela inscrição, limitado ao valor máximo de R$ 300,00;
- para eventos nacionais telepresenciais, o ressarcimento é do valor integral pago pela inscrição, limitado a R$ 200,00;
- para eventos internacionais, o ressarcimento é de 50% do valor pago na inscrição, limitado a R$ 500,00.

Auxílio Despesa é destinado ao ressarcimento, ainda que parcial, dos valores gastos pelo estudante com alimentação, deslocamento e hospedagem, destinados a garantir sua participação no evento. O cálculo deste auxílio considerará:

- forma de participação no evento: presencial, ou não, com ou sem apresentação de trabalho;
- distância entre o campus do estudante e a cidade de realização do evento; e
- participação do solicitante em editais do Programa de Auxílio Estudantil do IFSULDEMINAS no ano de 2020, de acordo com Anexo I.

Durante o período no qual permanecerem as atividades remotas, implementadas devido à pandemia da Covid-19 e às orientações para distanciamento social, os eventos que ocorrerem de forma telepresencial serão contemplados apenas com Auxílio Inscrição, obtendo ressarcimento da totalidade do valor da inscrição. Já as solicitações para eventos presenciais serão analisadas quando houver retorno das atividades presenciais no campus de origem do estudante solicitante.

Como solicitar o auxílio

Para solicitar o Auxílio Evact, o estudante deverá, com antecedência mínima de 20 dias corridos da data do início do evento e preencher este formulário eletrônico. Deverá também anexar documentos que constam no item 6.2 do edital em formato PDF. Além disso, precisará entrar em contato, via e-mail, com o coordenador do seu curso, solicitando autorização para se ausentar das aulas no dia do evento, também com antecedência.

O período de envio de solicitações para este edital é de 01/12/2020 a 29/10/2021. Os pedidos para eventos que ocorrerão no período de 30/10 a 31/12/2021 deverão respeitar a data final para envio das solicitações (29/10/2021). Já as solicitações para eventos que ocorrerão no mês de janeiro de 2021 não precisarão respeitar o prazo, podendo, inclusive, ter pagamento retroativo à data de início de vigência deste edital.

Recurso

O candidato pode interpor recurso quanto à decisão da não concessão do auxílio Evact. Para isto, deverá preencher este formulário eletrônico.

Prestação de contas após o evento

A prestação de contas será feita pelo preenchimento deste formulário de prestação de contas, com upload do certificado de participação no evento no prazo de até 30 dias corridos após o término do evento.

Para o caso de Olimpíadas do Conhecimento e demais competições do conhecimento em que não haja emissão de certificados, o solicitante deverá apresentar declaração de participação emitida pela organização do evento.

O estudante que não realizar a prestação de contas, ou seja, que não preencher o formulário, deixar de anexar o certificado de participação no evento ou, no caso de devolução de auxílio, não apresentar comprovante de pagamento da GRU, ficará impossibilitado de receber novos auxílios Evact.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Publicado em: 02/12/2020