Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > IFSULDEMINAS promove live sobre competições técnico-científicas
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS promove live sobre competições técnico-científicas

Publicado: Quinta, 22 de Abril de 2021, 12h23 | Última atualização em Quinta, 22 de Abril de 2021, 12h23

IFSULDEMINAS promove live sobre competições técnico-científicas

Evento gratuito e on-line ocorre em 28/04, com transmissão pela TVIFSULDEMINAS

CAPA DE YOTUBE Mesa redonda 2021 OBAP v2Às 14h do dia 28 de abril, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove um bate-papo virtual sobre a importância das competições técnico-científicas para o mundo do trabalho e para o futuro acadêmico dos estudantes dos cursos técnicos. A transmissão será realizada pela TVIFSULDEMINAS, canal do instituto no Youtube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=9H-F0OFk--w  

Estão convidados a participar estudantes dos cursos dos eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Recursos Naturais, conforme Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, além de gestores de instituições de ensino e docentes das áreas mencionadas acima. 

O evento virtual é organizado pela Coordenação de Olimpíadas Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) do IFSULDEMINAS e pela Comissão Organizadora da OBAP.

OBAP

Apresentar a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) aos estudantes que porventura ainda não a conheçam e estimular a participação discente nessa e em outras competições é um dos objetivos do encontro.

A OBAP foi criada pelo IFSULDEMINAS em 2011 para integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à Ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. Em suas nove edições, mais de 20 mil pessoas já participaram da competição, que foi realizada, inicialmente, nos campi do IFSULDEMINAS e, posteriormente, em parceria com outros institutos federais.

Em 2020, devido à pandemia do novo Coronavírus, a competição não ocorreu, mas, segundo a Comissão Organizadora da OBAP, a olimpíada deverá ser realizada no final de 2021, no formato virtual. Mais detalhes sobre a competição serão divulgados em breve.

Convidados

Durante o encontro virtual, os participantes terão uma visão global sobre a OBAP, com informações sob a perspectiva de quem já competiu, de quem esteve na olimpíada como orientador e daqueles que formam a equipe técnica. A pró-reitora da PPPI, Sindynara Ferreira, espera que, por meio do compartilhamento dessas experiências, estudantes, docentes e gestores entendam e compartilhem da importância e contribuição de olimpíadas técnico-científicas tanto para a formação estudantil quanto para o desenvolvimento das instituições idealizadoras e apoiadoras. “É importante que as instituições de ensino promovam ações de incentivo e criem possibilidades para que os estudantes participem deste tipo de evento, uma vez que estimula o desenvolvimento do senso crítico, a busca por novos conhecimentos, favorecendo a formação humanística e técnica do cidadão, propiciando a eles habilidades profissionais e de vivência. Tais estímulos podem culminar em uma maior produção de inovações tecnológicas, em uma ampliação de um atendimento extensionista, retornando para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível técnico”, descreveu a pró-reitora.

Confira a seguir quem irá conduzir o bate-papo e seu respectivo mini currículo:

Participantes de edições:

Ednaldo de Souza - IFPI

Técnico em agropecuária pelo Instituto Federal do Piauí. Participou da OBAP 2018 (medalha de ouro), da OBAP 2019 (medalha de prata), da Olimpíada Brasileira de Astronomia 2019 (medalha de ouro) e da IESO 2019 - Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, na Coreia do Sul (medalha de Bronze). Atualmente cursa o Bacharelado em Física, pela Universidade Federal do Piauí. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9451011625601520.

Monique Berwanger - IFSC

Formação no ensino médio/técnico no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste – Curso Técnico em Agropecuária. Atualmente vestibulanda. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9068863930657402.

Vitor Marinello Souza - IFSULDEMINAS

Cursa Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio – IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3015329234160926.


Equipe técnica:

Eder Sacconi - IFSP

Graduado em História e especialista em Educação Empreendedora. Atualmente é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação no Instituto Federal de São Paulo.

Evando Luiz Coelho - IFSULDEMINAS

Engenheiro Agrônomo (1990) e mestre (2000) em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente, é professor de fruticultura no curso de Agronomia e nos cursos técnicos em Agropecuária e Fruticultura do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Membro da equipe técnica da OBAP desde 2018.

Marcelo Bregagnoli - IFSULDEMINAS

Técnico em Agropecuária e licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É mestre em Fitotecnia pela mesma instituição e doutor em Agronomia pela ESALQ/USP. Atualmente, leciona disciplinas no campus Muzambinho - IFSULDEMINAS, onde atua desde 1997, quando a instituição era denominada Escola Agrotécnica Federal. Organizou diversos eventos técnico-científicos como Simpósio Brasileiro de Batata (2002), Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (2010), Simpósio Sistemas Integrados de Manejo Produção Agrícola Sustentável (2014), Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e a International Earth Science Olympiad (2015), assim como diversas competições esportivas relacionadas ao Judô. É coordenador-geral do Programa de Formação de Formadores. Entre 2010 e 2014, atuou como pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, sendo eleito como reitor para gestão 2014-2018 e reeleito para mandato 2019-2023.

Marcelo Rosa - IFSULDEMINAS

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Alegre-ES (1985). Licenciado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestre (2002) e doutor (2004) em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professor no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, desde 1993, e coordenador da área de Bovinocultura Leiteira. Atua, principalmente, nos seguintes temas: produção animal, etologia, interação humano-animal de produção e bem-estar animal.


Orientadores:

Cesar Otaviano Penna Junior - IFES

Graduação em Zootecnia (UFV - 1994), mestrado em Ciências Veterinárias (UFES -2010) e doutorado em Produção Vegetal (UENF - 2020). Professor EBTT do Instituto Federal do Espírito Santo - campus de Alegre nas áreas de Gestão do Agronegócio e Empreendedorismo. Atualmente, é coordenador da Cooperativa dos Alunos do Ifes - campus de Alegre e do Núcleo Incubador de Empresas Incubadora Sul Capixaba.

Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza - IFAM

Zootecnista, especialista em Piscicultura, mestre em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, doutorando em Aquicultura. Professor do Instituto Federal do Amazonas - campus Itacoatiara. Ministra as disciplinas Produção Animal 2 (produção de Ruminantes), Produção Animal 3 (Aquicultura) e Agroindustrialização de Alimentos. Coordenador do Curso de Agropecuária do campus Itacoatiara.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 20/04/2021
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página