Página inicial > Editais > Editais da Reitoria > Intercâmbio em Portugal para estudantes do IFSULDEMINAS

Intercâmbio em Portugal para estudantes do IFSULDEMINAS

Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 12h29 | Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 11h06

Intercâmbio em Portugal para estudantes do IFSULDEMINAS

Divulgado resultado preliminar. Resultado final sai dia 09/05

Edital 101/2022: Resultado preliminar - publicado em 04/05/2022

Estudantes do IFSULDEMINAS podem se inscrever para intercâmbio em Portugal

São duas vagas para os Institutos Politécnicos de Bragança e Beja e as inscrições vão até 27/03

Link para a página do edital 101/2022

Inscreva-se aqui!

300x200Estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão se inscrever no programa de mobilidade internacional estudantil nos Institutos Politécnicos de Bragança e Beja, ambos em Portugal. O edital disponibiliza uma vaga para intercâmbio de seis meses em cada uma das instituições, no período de setembro de 2022 a janeiro de 2023. As inscrições serão realizadas de 12 de abril a 01º de maio de 2022.

Bolsa

Para cada aluno classificado será concedido:

a - auxílio financeiro no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
b - auxílio financeiro referente ao pagamento da passagem aérea internacional no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
c - auxílio financeiro referente ao pagamento do auxílio financeiro internacional no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Requisitos

O candidato deverá, obrigatoriamente, estar matriculado em algum curso superior do IFSULDEMINAS correspondente às áreas propostas nos programas dos Institutos Politécnicos, de acordo com o detalhamento a seguir:

a. Áreas possíveis no Instituto Politécnico de Beja - IPBEJA: Cursos do IFSULDEMINAS correspondentes das áreas de Audivisual e Multimídia, Esporte, Educação Básica, Engenharia Ambiental, Engenharia Informática e Tecnologia Bioanalíticas.

b. Áreas possíveis no Instituto Politécnico de Bragança - IPB: Estão aptos todos os cursos de graduação do IFSULDEMINAS, exceto nas áreas de Agronomia, Alimentos e Administração/Gestão, uma vez que já estão contemplados no edital nº 83/2022.

Outras informações sobre requisitos, o candidato poderá conferir no item 03 deste edital.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 12 de abril a 01º de maio de 2022, por meio deste formulário eletrônico. A falta de qualquer dos documentos solicitados, listados do item 06 deste edital,  acarretará a eliminação do candidato.

Importante saber
No momento da inscrição, o candidato deverá apresentar um plano de atividades, junto com o coordenador do curso, conforme estabelecido no anexo II deste edital, contendo a listagem das disciplinas a serem cursadas, as quais devem totalizar um mínimo de 24 créditos ou 5 disciplinas. Demais informações sobre o Plano de Estudo e Atividades do Aluno poderão ser encontradas no item 02 do edital.
Instituto Politécnico de Bragança Instituto Politécnico de Beja

Seleção

A seleção do candidato será realizada de acordo com a análise da documentação enviada no formulário eletrônico de inscrição, a partir dos critérios obrigatórios e da soma das notas da seleção, conforme as vagas disponibilizadas; desta forma,  a aprovação no presente edital não garante a aceitação do aluno por parte da universidade de destino.

Assim, após a seleção realizada no IFSULDEMINAS, toda a documentação dos candidatos será enviada para os institutos portugueses que analisarão a candidatura e farão sua seleção interna, seguindo os critérios da própria instituição. Após análise, darão parecer favorável OU não à candidatura do aluno. Infomações sobre os itens avaliativos dos Critérios de Seleção e dos Recursos e Resultado Final, o candidato poderá conferir nos itens 08 e 09 consecutivamente do edital.

Evento Dat/Evento Modo/Local de operação
Período de inscrição 12/04 a 01/05/2022 via formulário eletrônico
Divulgação do resultado preliminar 04/05/2022 Site do IFSULDEMINAS
Recurso do resultado preliminar Até 24h a partir da divulgação do Resultado Preliminar Via e-mail (mobilidade@ifsuldeminas.edu.br)
Divulgação do resultado do recurso A partir do dia 06/05/2022 Site do IFSULDEMINAS
Divulgação do resultado final A partir do dia 09/05/2022 Site do IFSULDEMINAS
Reunião obrigatória a agendar Presencial
A Comissão de Mobilidade Acadêmica poderá, a qualquer tempo, realizar alterações neste cronograma e informá-las através de publicações na página do edital, sempre mantendo-se os prazos de 24 horas para interposição de recursos.
Informações: Coordenadoria Geral de Relações Internacionais, pelo e-mail: mobilidade@ifsuldeminas.edu.br
Fone: (35) 3449.6164

Obs: as informações contidas nesta notícia não excluem a necessidade de ler atentamente o edital

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS