Página inicial > Estágios > Estágios > Trabalho Voluntário

Estágios

Trabalho Voluntário

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 17h21 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 17h02

Trabalho Voluntário e Estágio Obrigatório para estudantes externos

A Lei 9.608/1998 define trabalho voluntário como uma atividade não remunerada realizada por pessoa física para uma entidade pública ou privada sem fins lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. Para ser considerado voluntário, o trabalho deve ser realizado de forma voluntária, sem ser exigido como contrapartida de algum benefício, ser gratuito, ser prestado individualmente e não como "subcontratado" de uma organização, e deve ser realizado para entidades governamentais ou privadas sem fins lucrativos, com objetivos públicos.

O trabalho voluntário e o estágio obrigatório são duas experiências importantes que podem enriquecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Embora tenham algumas semelhanças, cada um tem suas próprias características distintas.

O trabalho voluntário é uma atividade não remunerada que visa ajudar outras pessoas ou causas sociais. Geralmente, é realizado por iniciativa própria do estudante, que procura uma organização ou instituição para oferecer seus serviços. O objetivo é contribuir para a sociedade, ao mesmo tempo em que se desenvolve pessoal e profissionalmente. Além disso, o serviço voluntário pode ser uma oportunidade para ampliar a rede de contatos, ganhar experiência em trabalhar em equipe e aprender novas habilidades.

Já o estágio obrigatório é uma atividade obrigatória para a conclusão de curso. É uma oportunidade para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula e vivenciar o ambiente de trabalho em sua área de atuação. Geralmente, o estágio é realizado em empresas, instituições ou órgãos governamentais e supervisionado por um profissional experiente. O objetivo é proporcionar uma experiência prática para o estudante, que poderá aplicar seus conhecimentos teóricos em um contexto real, além de adquirir novas habilidades e competências profissionais.

Ambos os tipos de atividades podem trazer benefícios significativos para a formação do estudante. No caso do serviço voluntário, a experiência pode ser uma forma de desenvolver a empatia, a solidariedade e o senso de responsabilidade social. Já o estágio obrigatório externo é uma oportunidade para o estudante vivenciar a rotina e as demandas do mercado de trabalho, além de estabelecer contatos e adquirir experiência prática na área de atuação escolhida.

É importante ressaltar que, apesar das diferenças entre os dois tipos de atividades, ambos devem ser realizados com comprometimento e responsabilidade. O serviço voluntário deve ser visto como uma oportunidade de contribuir para a sociedade e aprender com a experiência, enquanto o estágio obrigatório deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento de habilidades. Em ambos os casos, o estudante deve ser dedicado e comprometido, visando obter o máximo de aprendizado possível. Portanto, confira abaixo qual o tipo de formulário correspondente a atividade desejada:

Formulário de Serviço Voluntário;
Formulário de Estágio Obrigatório.

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios. Em caso de dúvidas ou dificuldades, não hesite em entrar em contato conosco por meio do telefone (35) 3571-5078 ou do e-mail estagios@muz.ifsuldeminas.edu.br. Estamos à disposição para ajudá-lo (a).

Observações:
1 - É importante que o estudante preencha com cuidado e atenção o formulário on-line referente à solicitação desejada, seja para o Serviço Voluntário ou para o Estágio Obrigatório.
2 - Após o preenchimento, o setor de Estágios verificará a possibilidade de realização das atividades junto ao setor de interesse e informará o estudante sobre o andamento da solicitação.
3 - O setor de Estágios enviará um e-mail ao estudante informando sobre o deferimento ou não da solicitação, após a análise do setor de interesse.
4 - Caso a solicitação seja deferida, o estudante receberá orientações por e-mail sobre os próximos passos a serem seguidos.
5 - O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho não tem condições de atender estudantes externos com:
          - Alojamento, sendo de responsabilidade do estudante procurar por acomodações adequadas.
          - Alimentação, sendo necessário o pagamento de um ticket por refeição no valor de R$12,00 por aqueles que não fazem parte da Instituição.

registrado em: