Página inicial > Eventos > 8º Encontro das Licenciaturas: Educação em Foco e publicação do e-book intitulado “Relato de experiência do PIBID biologia/Campus Muzambinho"

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 11h08 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 11h48

No dia 13/03/2024 ocorreu o 8º Encontro das Licenciaturas: Educação em Foco, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Este ano apresentou como tema: Ensino, Aprendizagem e Formação Humana. O evento foi realizado no Campus Machado, de forma presencial.

Participaram desse encontro os acadêmicos vinculados aos programas PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e RP - Residência Pedagógica, além de, coordenadores institucionais dos programas, coordenadores de área, supervisores, preceptores, estudantes das licenciaturas, servidores do IFSULDEMINAS e profissionais que atuam na educação básica.

Este encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Extensão e pelas coordenações do PIBID e do Residência Pedagógica.

No período da manhã, o evento contou com um café de boas vinda e uma apresentação cultural e logo em seguida uma mesa redonda sobre Ensino, Aprendizagem e Formação Humana com a participação das professoras doutoras Flávia Vivaldi e Helena Alves Soares Chini, mediada pela coordenadora institucional do Pibid, professora Luciana Vanessa Buranello.

No período da tarde formaram-se grupos de trabalhos para reflexão e socialização das experiências vividas por pibidianos e residentes, a qual foi mediada por supervisores de áreas dos programas PIBID e RP. Neste espaço foram discutidos por exemplo, os pontos positivos dos programas por meio de relatos das experiências exitosas; número de escolas públicas atendidas pelos programas, relação entre os docentes das escolas públicas (coformadores) e os acadêmicos licenciandos, por meio dos programas; principais dificuldades encontradas no contexto do Pibid e da Residência Pedagógica; Importância dos programas para a valorização das licenciaturas; importância dos programas Pibid e Residência pedagógica com caráter extensionista; Pibid e Residência Pedagógica e o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva.

O encontro foi finalizado às 16 horas com um café de encerramento. Para a professora Juliana Cristina dos Santos foi um momento muito importante na formação de tantos jovens que estão cursando a licenciatura, pois criou-se um espaço para compartilhar as experiências aprendidas e refletir sobre todas as atividades realizadas nos programas. Os programas permitem que os jovens tenham essa inserção nas escolas da educação básica, conheçam a realidade escolar, saibam fazer a diferença e lidar com o cotidiano escolar com muita criatividade e dinamismo. Para a professora, esse encontro é um momento de valorização das licenciaturas, de se discutir sobre educação e de políticas públicas para melhorias na qualidade da educação básica.

Capa e bookAinda, segundo a professora Juliana, para a nossa surpresa, no dia 14/03/2023 foi publicado o e-book do PIBID biologia intitulado “Relato de experiência do PIBID biologia/Campus Muzambinho". O e-book contou com 3 temáticas diferentes. A primeira está relacionada com um projeto de extensão desenvolvido pelos pibidianos, intitulado “Cultivando a Ciência: Aulas práticas de biologia e alfabetização científica”. Nesse contexto foram realizadas várias aulas práticas, tais como Método científico e aula prática sobre fermentação; Aula prática de microscopia e células; e Características gerais dos escorpiões e aranhas, e espécies de importância médica. A segunda temática foi Práticas de Ensino na Educação Básica, nesse contexto foram trabalhados temas que seguiram o cronograma do professor supervisor, tais como Reino Monera; Reino Protista e A origem da vida na Terra. A terceira e última temática foi sobre Educação Inclusiva, e contou com uma abordagem diferenciada, como por exemplo “Uma Viagem Pela História Das Pessoas Deficientes: promovendo inclusão através de um jogo didático-pedagógico”; “Um Olhar Profundo Sobre A Luz Dos Sentidos: Usando o conhecimento para erradicar o preconceito”; e “Construindo Uma Comunidade Inclusiva: Investigando a realidade da inclusão no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho”. O e-book foi publicado pela Atena editora e está disponível no link: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/relato-de-experiencia-do-pibid-biologia-campus-muzambinho

O e-book tem por finalidade descrever os relatos de experiências dos discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao Instituto Federal do Sul de Minas, campus Muzambinho/MG, no período de 2022-2024. As intervenções foram realizadas nas escolas aderidas ao programa, o próprio IFSULDEMINAS e a Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida. Cada capítulo foi elaborado e escrito pelos discentes de biologia, descrevendo as metodologias e recursos tecnológicos e didáticos utilizados para atingir o público-alvo, de forma criativa, lúdica e interativa. O programa tem grande importância para esses acadêmicos, pois é o primeiro contato direto com a licenciatura, sendo eles os protagonistas nesta ação. Além disso, o programa aproxima as universidades e institutos federais das escolas de educação básica, aliando a teoria e a prática do ensino e melhorando a qualidade da educação através da formação de futuros professores.

Agradecimento especial a todos os acadêmicos vinculados ao programa Pibid/biologia e aos supervisores Usha Vashist, Camila Corrêa Simões e Ramon Freitas dos Santos.

Texto: Juliana Cristina dos Santos

registrado em: ,