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4ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia será em 12/11/25

Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2025, 09h57 | Última atualização em Quarta, 18 de Junho de 2025, 10h04

Inscrições abertas para a 4ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Muzambinho: FECT-MUZ

Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos na 4ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (FECT-MUZ).

A Feira tem como principais objetivos: 1) Estimular o interesse em educação, ciência e tecnologia em jovens da educação básica das escolas pertencentes aos Municípios do Sudoeste de Minas; 2) Engajar professores e futuros professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas; 3) Aproximar o campus Muzambinho das escolas públicas e privadas da cidade e do entorno.

FECT SITE

1. Quando será?

Dia 12/11/2025 (Quarta-Feira)

2. Onde será?

Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

3. Em qual horário?

  • Montagem dos estandes: 9h às 13h
  • Visitação: 13h30 às 15h30
  • Apresentação dos trabalhos: 13h30 às 15h30
  • Premiação: A partir das 15h30 (horário previsto)
  • Desmontagem: a partir das 16h45

4. Quem pode participar?

Estudantes da rede privada e pública, preferencialmente das cidades ao entorno do campus Muzambinho, região sudoeste de Minas; individualmente ou em grupos de até no máximo 3 estudantes. 

Cada estudante pode participar apenas com 1(um) projeto científico.

Cada inscrição precisa conter até 3 estudantes e 1 orientador da mesma escola. 

  • Todos os estudantes precisam ter pelo menos 12 anos completos e ter menos de 20 anos até 12/11/2025, e estarem cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico durante 2025.
  • O(s) estudante(s) necessitam obrigatoriamente do acompanhamento de um Orientador adulto maior de 21 anos, que tenha completado o ensino médio ou técnico.
  • Pode ter ou não a participação de um Coorientador da mesma escola, ou externo, com mais de 18 anos de idade, que tenha completado o ensino médio ou técnico e tenha participado da orientação dos respectivos alunos.
  • Os projetos devem ser desenvolvidos pelos estudantes e não pelo orientador ou coorientador.      

5. São esperados trabalhos em quais áreas de conhecimento?

Trabalhos científicos realizados por jovens do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou Ensino Técnico Integrado ao Médio, nas seguintes áreas descritas abaixo. 

  • Ciências Agrárias
    • Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola Zootecnia, Medicina Veterinária, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • Ciências Biológicas
    • Biologia Geral, Bioquímica, Genética, Biofísica, Botânica, Farmacologia, Zoologia, Imunologia, Ecologia, Microbiologia, Morfologia, Parasitologia, Fisiologia
  • Ciências Exatas e da Terra
    • Matemática, Física, Probabilidade e Estatística, Química, Ciência da Computação, Geociências, Astronomia, Oceanografia
  • Ciências Humanas
    • Filosofia, Geografia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Educação, Arqueologia, Ciência Política, História, Teologia
  • Ciências da Saúde
    • Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física
  • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Direito, Museologia, Administração, Comunicação, Economia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Economia Doméstica, Planejamento Urbano e Regional, Desenho Industrial, Demografia, Turismo, Ciência da Informação
  • Engenharia
    • Eletrônica, Sanitária, Eletrotécnica de Produção, Mecânica, Nuclear, Química, de Transportes, Civil, Naval e Oceânica de Minas, Aeroespacial, de Materiais e Metalúrgica, Biomédica

6. O que se entende por Trabalho Científico?

De acordo com a ABNT (NBR 6022), o trabalho científico pode ser definido como a "publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento". O PDF submetido à Feira deve apresentar as etapas de um estudo realizado, de maneira simples, direta e objetiva, contemplando: contexto, problemática investigada, objetivo, materiais e métodos seguidos, resultados parciais ou finais já alcançados. A simples reprodução de um experimento não caracteriza um trabalho esperado para a FECT-MUZ.

7. Como é a inscrição?

As inscrições devem ser realizadas entre 13/06 até 06/10/2025 pelo link https://forms.gle/3r9Tyu7b9HVXodeA6.

Deve ser 1 (uma) inscrição por trabalho e qualquer membro do grupo pode realizá-la.

As inscrições são gratuitas.

Caso sejam recebidas mais de uma inscrição para o mesmo trabalho, será considerada apenas a última.

8. O que precisa ser submetido durante a inscrição?

  • Dados dos Estudantes (nome completo, cpf, e-mail, ano escolar, comprovante de matrícula que demonstre estar cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico Integrado ao Médio durante 2025).
  • Dados do Orientador (nome completo, cpf, e-mail, telefone)
  • Dados do Coorientador (opcional) (mesmos dados referentes ao orientador).
  • Dados da Escola (nome, tipo, cidade)
  • Dados do Projeto
    • Título
    • Resumo com no máximo 2000 caracteres. 
      • Sugestão de escrita do resumo: 
        • contexto no qual existe um problema, desafio ou oportunidade;
        • deixar claro tal problema, desafio ou oportunidade; 
        • retomar o que é feito para resolver (antecedentes);
        • deixar claro o que você fez (ou está fazendo para resolver -  objetivo);
        • procedimentos e métodos usados para alcançar o objetivo;
        • contribuições e resultados alcançados;
        • considerações finais/conclusão.
    • Foto do projeto (opcional, em PDF ou arquivo de imagem; foto da equipe; foto do produto gerado, se for o caso; foto de um lugar onde o projeto foi realizado; etc).
    • PDF do trabalho, com no mínimo 4 e no máximo 8 páginas, considerando modelo descrito no item 9.
    • Área de conhecimento principal do trabalho.
  • Estrutura para apresentação do trabalho (se vai precisar de porta banner ou ponto de energia).

9. Onde encontro o modelo para submissão do trabalho?

  • O arquivo PDF do trabalho deve conter 

I. Introdução
II. Objetivo e Questão Problema
III. Descrição de Materiais e Métodos
IV. Resultados e Discussão dos Resultados
V. Conclusões
IV. Referências Bibliográficas

  • O modelo pode ser  baixado clicando aqui. Você deverá realizar a cópia ou download e realizar os ajustes necessários, considerando as partes descritas anteriormente.
  • Exportar em PDF e fazer a inscrição do trabalho conforme descrição anterior.

10. Critérios de classificação

Os trabalhos submetidos à Feira serão avaliados por uma Comissão Científica Preliminar, composta por servidores do campus e pessoas externas convidadas, considerando o artigo anexado no ato da inscrição. 

A comissão irá considerar os seguintes critérios, com valores entre 0 e 5: 

  • a) Planejamento da pesquisa científica
  • b) Execução da pesquisa científica
  • c) Inovação
  • d) Preocupação com questões éticas
  • e) Uso adequado do Modelo de Artigo e número de páginas previstas ( no mínimo 4 e no máximo 8 páginas).

Serão selecionados os primeiros 45 trabalhos (ou a depender da capacidade do poliesportivo), desde que tenham obtido nota total igual ou superior a 15 pontos. 

O projeto deve possuir, no mínimo, resultados parciais já alcançados. Não pode ser somente a ideia!

Deve seguir o modelo disponibilizado no item 9.

Caso o trabalho não obtenha nota igual ou superior a 15 pontos; não seja um trabalho científico;  não contenha pelo menos resultados parciais; não siga o modelo descrito no item 9 e nem o número de páginas; não seja realizado por estudantes; então será desclassificado automaticamente. 

11. Qual a estrutura será ofertada pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para os apresentadores de trabalhos?

  • uma mesa de plástico
  • uma cadeira de plástico
  • porta banner (se necessário)
  • ponto de tomada 110v (se necessário)

12. Como será a apresentação oral? O que precisa ser levado? Como é a avaliação presencial?

  • A visitação começa às 13h30. Então, é de suma importância que a organização do espaço do trabalho esteja pronto antes disso. Caso desejar, realize a organização na parte da manhã, conforme cronograma no item 14.
  • Qualquer material a ser utilizado, de forma adicional, é de sua responsabilidade (banner, laptop, cartazes, etc). 
  • Banner é opcional.
  • Estudantes: disponíveis, entre 13h30 e 15h30, para apresentação do trabalho ao público visitante e aos avaliadores. Quem faz a apresentação são os estudantes, o orientador ou coorientador não devem participar.
  • É obrigatória a presença do orientador ou coorientador e de ao menos um membro do grupo durante todo o período da feira (13h30 às 17h00). 
  • ATENÇÃO: é de suma importância que os estudantes demonstrem, durante a apresentação, e de forma prática, o impacto do projeto, ou seu funcionamento, bem como a importância do mesmo para a sociedade. Orienta-se, também, que sejam apresentados os modelos, protótipos, maquetes e/ou outros objetos relacionados com os resultados parciais ou totais já alcançados.
  • DIÁRIO DE BORDO: para a edição 2025 da feira, a apresentação do Diário de Bordo é opcional, mas recomendada, e será pontuada durante a apresentação oral presencial (0 para quem apresentou diário e 1 ponto para quem apresentou seguindo os critérios descritos no anexo 4aFECT_CriteriosDeAvaliacao).
  • Somente realizar a desmontagem do seu espaço após o término da premiação.

Como os estudantes e os trabalhos científicos serão avaliados presencialmente?

Durante a feira, a avaliação dos trabalhos será feita por uma Comissão Científica Presencial. A comissão irá considerar os critérios descritos no Anexo 4aFECT_CriteriosDeAvaliacao.

Em resumo, serão atribuídos entre 0 e 5 pontos para Planejamento da pesquisa científica, Execução da pesquisa científica, Inovação, Atitude Científica e Habilidades, Criatividade, Apresentação oral; e 0 ou 1 ponto para o Diário de Bordo.

13. Haverá premiação?

Haverá premiação geral para os membros das equipes classificadas em 1°, 2° e 3° lugar.

A premiação prevista são medalhas para os membros das equipes classificadas/premiadas.

Haverá premiação de uma equipe por área para as áreas que tiverem pelo menos 2 trabalhos inscritos e apresentados na Feira. As áreas são aquelas listadas no item 5 acima  e indicadas no ato da inscrição do trabalho: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharia

A premiação prevista para essa categoria são medalhas ou certificados.

Todos os membros dos projetos apresentados recebem certificado digital de participação.

Adicionalmente, empresas/entidades parceiras são convidadas a visitar a feira, conhecer trabalhos relacionados com suas áreas de atuação e selecionar um trabalho de destaque. Essas empresas, normalmente, oferecem brindes aos participantes do trabalho selecionado.

A Organização Geral do evento está em busca de patrocinadores. Interessados devem entrar em contato com fectmuz@muz.ifsuldeminas.edu.br

14. Cronograma Geral

Período de submissão dos trabalhos

13/06 até 06/10/2025 via link
https://forms.gle/3r9Tyu7b9HVXodeA6

Avaliação dos Trabalhos Escritos

07/10/2025 até 26/10/2025.

Lista de trabalhos a serem apresentados

Até 31/10/2025.

Apresentação dos trabalhos no Poliesportivo do Campus Muzambinho

12/11/2025 das 13h30 às 15h30.

Premiação dos melhores trabalhos 

12/11/2025 a partir das 15h30.

Desmontagem dos trabalhos

Após a cerimônia de premiação, aproximadamente a partir das 16h45.

15. Dúvidas? 

Enviar para fectmuz@muz.ifsuldeminas.edu.br

Organização Geral da 4ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

  • Profa. Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
  • Profa. Priscila Pereira Botrel
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