Página inicial > Outras Categorias > NOVAS PÁGINAS: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (2)

NOVAS PÁGINAS: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (2)

Publicado: Sexta, 03 de Agosto de 2018, 11h07 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 11h33

1.1

iconfinder files folders 47 808614  iconfinder office 15 809622  iconfinder access time 326483

Habilitação no Ensino Médio e

como Técnico em Agropecuária

Duração do curso:

Turno: Integral

Das 7h às 11h e das 13h às 17h

De segunda-feira a sexta-feira

iconfinder icon graph bar 2867905

Alunos que concluíram o ensino fundamental

Apresentação do curso

O curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, apoia-se em pesquisa de demanda na região de sua influência, busca adequação efetiva às reais necessidades das pessoas, do mercado e da sociedade.

O setor agropecuário continua sendo a base de desenvolvimento econômico da região, tendo, em alguns municípios, participação superior a 50% da renda regional. A agropecuária representa 35,6% deste total, vindo, a seguir, a indústria e o setor de serviços com 18% e 13%, respectivamente. Esses dados mostram a aptidão agropecuária da região, se comparados aos do estado que tem a seguinte estrutura geral: serviços, 51,6%; indústria, 39,5%; agropecuária apenas 11,7%. Estes dados comprovam que o curso tem pertinência e está em sintonia com a sua região de influência.

Coordenação do Curso

Coordenador: Manuel Messias da Silva
E-mail: manuel.silva@muz.ifsuldeminas.edu.br

Perfil Profissional

O Técnico em Agropecuária estará habilitado para:

• Planejar e monitorar a obtenção da produção vegetal e animal, bem como as ações referentes aos seus tratos culturais;
  • Interpretar a legislação e normas pertinentes à produção vegetal e animal;
  • Aplicar princípios e normas de administração voltada à agricultura e pecuária e comercialização de seus produtos, visando a rentabilidade das empresas rurais;
  • Desenvolver mecanismos para a produção de alimentos, aplicando princípios científicos de melhoramento genético e ações adequadas às espécies e às condições regionais;
  • Planejar e monitorar o uso de máquinas e implementos agrícolas, obedecendo às normas de segurança e de manutenção;
  • Analisar os fatores ambientais e climáticos que interagem na relação planta, praga e doença, definindo métodos de preservação, erradicação e controle;Conhecer, planejar e monitorar métodos e técnicas de colheita, armazenamento e beneficiamento;
  • Identificar os nutrientes, alimentos e suas funções;
  • Conhecer programas de nutrição e alimentação animal, incluindo forragens;
  • Conhecer e adequar sistemas de criação de animais;
  • Identificar doenças infectocontagiosas, parasitárias e tóxicas, bem como conhecer programas profiláticos, higiênicos e sanitários de animais;
  • Interpretar a legislação e as normas de controle sanitário estabelecidos pela ANVISA;
  • Conhecer os métodos de melhoramento genético vegetal e animal;
  • Avaliar as vantagens e desvantagens dos sistemas de reprodução natural e artificial.

Mercado de Trabalho

Os alunos formados no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho têm tido a opção de engajar-se no mercado de trabalho como empregados ou prestadores autônomos de serviços especializados, de ingressarem em um curso superior ou, ainda, de se tornarem agricultores ou criadores.

Há demanda também para o exercício de funções de supervisão e coordenação do trabalho de outros empregados ou mesmo de administração de empresas rurais, além das atividades de operação e regulagem de máquinas e equipamentos, levantamentos topográficos e marcação de curvas de nível, coleta de amostras para análise de solo, monitoramento de pragas e doenças, aplicação de defensivos, controle operacional de silos graneleiros, aplicação de vacinas em bovinos, etc.

No setor de insumos agrícolas, são contratados pelas indústrias e pelo comércio, fazendo o atendimento aos consumidores de defensivos, sementes, equipamentos e máquinas agrícolas e também na prestação de assistência técnica aos clientes, muitas vezes através da execução de atividades de mecanização agrícola. Além disso, podem atuar em órgãos de assistência técnica e extensão rural.

Área de Atuação

As principais áreas de atuação do Técnico em Agropecuária são:

• Institutos de pesquisa.
  • Propriedades rurais.
  • Órgãos governamentais.
  • Empresas comerciais.
  • Estabelecimentos agroindustriais.
  • Empresas de produção e assistência técnica de maquinário e tecnologias para produção agropecuária.
  • Parques e reservas naturais.
registrado em: