Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HIV

Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 11h29 | Última atualização em Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 11h29

HIV

O HIV, sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças. As mais atingidas são as células brancas de defesa, os leucócitos.

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é o estágio mais avançado desta infecção, porque o vírus ao destruir as células de defesa deixa o organismo mais vulnerável a diversas doenças.

Transmissão: A transmissão do HIV se dá por meio da troca de fluídos corporais como, por exemplo, sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno. Ela não acontece por meio de interações comuns como abraçar, beijar, dividir objetos ou até mesmo alimentos. Essa informação é importante a fim de conscientizar a população para que consigamos acabar com estigmas associados às pessoas que vivem com HIV e com a discriminação.

Sintomas: Nos primeiros 14 dias após a infecção podem ocorrer enjôo, suor noturno, ínguas, fadiga, vômito e diarreia. Após esse período a pessoa pode ficar vários anos sem apresentar sintoma algum.

Prevenção: A camisinha ou preservativo continua sendo o método mais eficaz para prevenir muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, a Sífilis, a Gonorreia e alguns tipos de hepatites em qualquer tipo de relação sexual (anal, oral ou vaginal), seja homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher.

Referências

http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/Como-Evitar-o-V%C3%ADrus-HIV/index.html
https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/

registrado em:
Fim do conteúdo da página