Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realiza Encontro de Ex- Alunos 2018

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho realiza Encontro de Ex- Alunos 2018

Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 16h15 | Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 08h11

DSC 0332

Foi realizado, no dia 08 de dezembro de 2018, o tradicional Encontro de Ex-alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

O evento teve como objetivo reunir ex-alunos, ex-professores e ex-servidores para relembrarem os momentos especiais que aqui viveram nesses 65 anos de história da instituição.

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas entre ex-alunos e ex-funcionários, além de seus familiares que participaram da programação do evento que incluiu momentos de interação entre os participantes.

O egresso e funcionário desta Instituição, Sr. Carlos Esaú dos Santos, conduziu o evento com brilhantismo  como mestre de cerimônia.

Na composição da mesa estiveram presentes: O Diretor-Geral Professor Renato Aparecido de Souza, o Magnífico Reitor do IFSULDEMINAS e Professor dessa Instituição, Marcelo Bregagnoli, o Coordenador de Desenvolvimento Institucional e também responsável pela sessão de Egressos e SIEC, Prof. Bráulio Luciano Alves Rezende, o Coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios, Sr. Alessandro Henrique da Silva, o Ex-Diretor do período que o Campus era Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, Prof. Ivan Antônio de Freitas e também dois ex-alunos, o Sr. Martinho e sua irmã Giovana da cidade de Mococa-SP, sendo eles um dos maiores produtores da área de piscicultura da região.

O anfitrião Prof. Renato Aparecido de Souza se apresentou a todos como o novo Diretor-Geral do Campus,   realizando um discurso emocionado e que também emocionou a todos os participantes. No texto há a abordagem da história de seus avós que foram funcionários pioneiros no início da Escola Agrotécnica de Muzambinho e também sobre  importância do evento que é de reviver o passado, mas com uma intensidade grande no presente.

Foi destacado o papel da comunidade escolar em prol de uma gestão mais participativa, moderna e inovadora através do resgate do passado, relembrando os históricos e possibilidades de ajustes na busca pelo desenvolvimento e qualidade na educação.

DSC 0291A cada encontro, um ex-aluno é selecionado para receber uma homenagem da instituição, onde a personalidade agraciada foi o Magnífico Reitor Marcelo Bregagnoli, o qual recebeu o Certificado como Egresso em Destaque pela trajetória e exemplo de vida como Aluno, Professor e Reitor do IFSULDEMINAS.

Em seu discurso, Prof. Marcelo Bregagnoli agradeceu a presença de todos e relembrou trechos de sua trajetória como aluno, professor e Reitor. Durante sua fala sensibilizou-se ao ver sua mãe, irmã e sobrinho e destacou  que os professores deverão estar imbuídos em não só fornecer conteúdos e sim em ajudar a formar cidadãos.

O Egresso Sr. João Nelson foi convidado para dar seu depoimento sobre sua trajetória quanto aluno e suas experiências profissionais como Técnico em Agropecuária, discorrendo sua aposentadoria como Secretário da Agricultura em Belo Horizonte e em sua trajetória de vida. O servidor esteve na França desenvolvendo vários experimentos na área agrícola e carinhosamente homenageou a  Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho.

Continuando o evento o Diretor-Geral foi agraciado com duas lembranças, sendo um quadro e uma telha, pintados pelo egresso Vitor Hugo, tendo na pintura a imagem da entrada do antigo prédio administrativo e que atualmente abriga o prédio pedagógico do H.

Após a entrega das homenagens, o mestre do cerimonial, Sr. Carlos Esaú do Santos pediu a todos os presentes que acompanhassem o servidor Generci Dias Lopes, o qual é responsável pelo projeto IFRefloresta no Campus, onde foram realizados o plantio de algumas mudas de árvores nativas próximo aos novos dormitórios.

No final do evento todos foram convidados para um almoço que foi servido no Refeitório do Campus.

Texto: Fabrício Santos Ritá e Luiz Fernando Bócoli
Fotos por Luiz Fernando Bócoli – ASCOM Campus Muzambinho