Página inicial > Notícias > Projeto aprendendo com as diferenças

Projeto aprendendo com as diferenças

Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 12h48 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 09h49
DSC 0058

No dia 03 de dezembro de 2018 representantes e alunos das APAES de Muzambinho e Região se reunirão no IF Campus Muzambinho para a confraternização do fechamento do Projeto Aprendendo com as Diferenças do ano de 2018.

Estiveram presentes na confraternização, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Prof. Renato Aparecido de Souza, o Coordenador de desenvolvimento Institucional, também responsável pela sessão de Egressos, SIEC e também Coordenador deste Projeto, Prof. Bráulio Luciano Alves Rezende, o Coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios, Sr. Alessandro Henrique Silva, a Conselheira Regional da Sul 1 e APAE de Ipuiuna, Sra. Regina Maris Muniz Zanetti, representando a APAE de Muzambinho, Sr. Carlos Donizeti Morais, a representante da APAE de Areado, a Terapeuta Ocupacional, Sra. Diane Coelho Pereira, a representante da APAE de Cabo Verde, Sra. Maria Cândida Batista Luiz, o representante da APAE de Divisa Nova, Sr. Fernando Lunes Ludovico, o representante da APAE de Nova Resende, Sr. Vicente Paulo de Oliveira e também representando a APAE de Muzambinho os funcionários desta Instituição, Sr. Generci Dias Lopes e Michael César e a idealizadora do Projeto em parceria com o Campus Muzambinho a Terapeuta Ocupacional, Sra. Thays Olímpio.

Retrospectiva do projeto

A parceria APAE-Muzambinho juntamente com o Instituto Federal Campus Muzambinho, vem desde muito tempo.

Em 2012, sobre a coordenação da Terapeuta Ocupacional Thays Olímpio, a parceria inicialmente consistia na manutenção da horta da instituição com o apoio técnico realizado pelo Laboratório de Olericultura, sob a coordenação do Prof. Bráulio Luciano Alves Rezende, assim como a doação de mudas e a participação de estagiários do curso de agronomia, que realizavam semanalmente atividades com os alunos na horta da própria APAE, visando esta troca de experiências entre ambos.

Em 2015, com o objetivo de qualificar, capacitar e de incluir socialmente os alunos em atividades laborais no Instituto Federal, inicia-se o projeto de extensão, Aprendendo com as Diferenças, que tem por objetivo terapêutico desenvolver as habilidades necessárias ao desempenho de uma tarefa por meio de atividades práticas, fazendo com que o educando possa executar, e produzir um determinado trabalho com qualidade, eficiência e eficácia. Além da ampliação de sua rede social, o desenvolvimento de habilidades básicas, de gestão e de autodefesa, necessárias para a futura inclusão no mercado de trabalho.

Inicialmente o projeto começou atendendo três alunos, que realizavam as atividades práticas no Laboratório de Olericultura uma vez por semana. Como esperado observou-se um ganho imensurável na autonomia, autoestima, e na aprendizagem de conteúdos adquiridos e vivenciados com propriedade que consequentemente foram transferidos para a sala de aula e para os outros alunos que participavam das atividades na própria horta da APAE-Muzambinho. E em agosto de 2015 formou-se uma nova turma com 10 alunos.

No ano de 2016 o projeto inicia com 15 alunos e com a inclusão das atividades no Laboratório de Avicultura de Corte e Postura, sob a coordenação do técnico Generci Dias Lopes, passando a beneficiar 25 alunos. Em setembro uma nova parceria e formada com o Laboratório de Caprinocultura, Ovinocultura e Cunicultura, sob a coordenação do Michael César dos Santos e prof. Lucas Teixeira de Rezende, totalizando 33 alunos atendidos.
Atualmente, o projeto atende 47 alunos da Apae Muzambinho. Em abril inicia-se a participação no projeto da Apae de Areado, sob a coordenação da Psicóloga Marielle Oliveira Batista, beneficiando mais 28 alunos.

Novas parcerias foram formadas com as APAEs de Cabo verde, Ipuiuna (14 alunos), Nova Resende e Divisa Nova (9 alunos) e estão sendo atendidas no campus Muzambinho. Já Borda da Mata (12 alunos) e Ouro Fino (12 alunos) estão sendo atendidas pelo coordenador prof. Cleiton Lourenço de Oliveira do campus Inconfidentes.

Hoje o projeto atende 150 alunos que fazem diversas atividades em vários setores dos campi.

“SOZINHOS SOMOS FRACOS, JUNTOS SEREMOS FORTES NESSA CAUSA QUE ABRAÇAMOS.”

Agradecemos o apoio do Diretor Renato Aparecido de Souza e de seus gestores, ao Coordenador de Estágio e Egresso da reitoria Alexandro Silva e todos os participantes das APAEs e dos campi envolvidos no projeto.

Texto: Prof. Bráulio Luciano Alves Rezende
Terapeuta Ocupacional Thays Olímpio