Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS oferta 388 vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 12h57 | Última atualização em Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 13h37

As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de janeiro

Edital 15/2019

Termo de Adesão

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga edital para seleção nos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).  As oportunidades são para ingresso neste primeiro semestres nos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 22 a 25 de janeiro (Clique aqui para se inscrever!).

Poderão concorrer às vagas, candidatos que já tenham concluído o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade de Educação para Jovens e Adultos ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Todos esses candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2018.

Inscrições

O processo seletivo do SiSU possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuá-la pelo site (http://sisu.mec.gov.br), o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas às ações afirmativas. Durante o período de inscrição, o concorrente poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento.

A classificação no processo seletivo do SiSU será efetuada com base na última alteração realizada e confirmada pelo candidato no sistema. Encerrado o período de inscrições, os candidatos serão classificados nas opções de curso a qual concorreram, na ordem decrescente das notas obtidas no ENEM, até o limite das vagas oferecidas para o primeiro semestre letivo de 2019 pelo IFSULDEMINAS. Para candidatos que não tenham acesso à Internet, os campi disponibilizarão computador com acesso à internet para inscrições e matrículas de candidatos durante a etapa do SiSU.

Vagas

São 34 cursos disponíveis para seleção via SiSU, com oferta de 388 vagas. Deste total, no mínimo 50% das vagas em cada curso serão destinadas às ações afirmativas e o restante das vagas serão destinadas à ampla concorrência.

A distribuição das vagas das ações afirmativas será feita em quatro grupos, para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas:

L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita* igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1431,00);

L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (ou R$ 1431,00);

- L5 - Candidatos com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 salário mínimo;

L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda superior a 1,5 salário mínimo * Renda familiar bruta per capita (por pessoa da família).

Para outras informações sobre as vagas disponibilizadas pelo IFSULDEMINAS, os interessados devem acessar o Termo de Adesão ao SiSU.

Matrículas

O resultado da chamada única será divulgado no dia 28 de janeiro. Os candidatos deverão realizar as matrículas entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro, na Secretaria de Registros Escolares ou Seção de Registros Acadêmicos dos campi. O resultado será divulgado na página do Sisu na internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, e no site dos campi.

Lista de espera

O candidato selecionado na chamada regular, em 1ª e 2ª opção, não poderá participar da lista de espera. Aqueles que não forem selecionados na chamada regular poderá escolher para a lista de espera a 1ª e 2ª opção informada no período de inscrição.

O candidato deve acessar o sistema entre os dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Assim, é importante acompanhar as convocações da lista de espera  no portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
16/01/2018