Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS publica a versão consolidada do Plano de Desenvolvimento Institucional

Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 15h05 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 15h50

Clique e acesse o PDI

Foi disponibilzada no portal do IFSULDEMINAS a versão consolidada do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2019-2023). A aprovação pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi realizada na última reunião de 2018, que ocorreu no dia 20 de dezembro. O documento foi apreciado pelos conselheiros e aprovado na íntegra, sem sugestões de alterações. Anteriormente, a versão final foi aprovada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), após ter sido discutido em nove audiências públicas abertas às comunidades interna e externa, realizadas em todas as unidades do IFSULDEMINAS nos meses de outubro e novembro de 2018.

As primeiras discussões para a elaboração do PDI (2019-2023) tiveram início no final de 2017. Todo o trabalho foi conduzido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), por meio de uma comissão que contou com representantes de todos os setores da Reitoria. Para chegar à versão consolidada do documento, foram diversas etapas de levantamento, pesquisa e apuração das informações.

De acordo com o vice-coordenador das comissões de trabalho do PDI, Gustavo Fialho, a construção do novo documento garante a efetividade da execução do Planejamento Estratégico, pois atribui aos campi e setores da Reitoria  a responsabilidade de elaborar um Plano Tático-operacional de execução das metas propostas. Segundo explicou, cada setor terá que desenvolver esse plano até o final deste ano.

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, ressaltou a importância da consolidação deste documento estratégico. "A discussão do PDI é muito rica e salutar à instituição. É um documento observado e discutido por todos os segmentos da comunidade acadêmica, sempre alinhando com a missão institucional do desenvolvimento regional, seja no seu aspecto educacional, científico, de forma colaborativa com os entes externos. Esse norte dado pelo PDI orienta não somente as ações que partem de dentro da instituição, como também dá a oportunidade aos órgãos auditores, em especial o Tribunal de Contas da União (TCU), de ter uma visão mais clara e objetiva do nosso compromisso e responsabilidade com a devida utilização dos recursos públicos. O atual instrumento ficou simples e fácil para que qualquer cidadão possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho que o IFSULDEMINAS desenvolve em todo Sul de Minas".

O PDI 2019-2023 do IFSULDEMINAS ficará permanentemente disponível na página do PDI, criada para permitir que comunidade interna e externa pudessem acompanhar e participar da construção do novo plano, que se deu a partir do fim de 2017. O link para a página (denominado PDI) fica localizado no Menu Superior (próximo ao cabeçalho) no portal do IFSULDEMINAS. Neste local, os interessados também podem acessar os planos anteriores do instituto e conferir os documentos elaborados durante o período, a legislação que serviu de base para a confecção do novo PDI, as notícias sobre o tema, o mapa estratégico institucional e os relatórios de gestão (desde o ano de 2010).

Confira como foram as audiências

As primeiras reuniões ocorreram, no dia 22 de outubro, nos campi avançados Carmo de Minas e Três Corações. Já no dia seguinte (23), a Reitoria recebeu a comissão do PDI para a apresentação do documento. No dia 29, foi a vez do Campus Poços de Caldas reunir a comunidade para discutir o documento. Já no dia 30, a comissão do PDI esteve no Campus Inconfidentes. Nos dias 01, 05 e 06 de novembro, nos campi Pouso Alegre, Muzambinho e Passos foram realizadas, respectivamente, as últimas reuniões.

As audiências foram abertas aos servidores, alunos e comunidade para opinarem sobre a versão preliminar do documento. Na época, Flávio Calheiros, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, apresentou a estruturação do PDI, falou sobre os dados que subsidiaram a construção das metas e indicadores e também ressaltou a preocupação com o atendimento à legislação.

Para o pró-reitor, não se trata de um mero documento que atende à orientação legal, mas de um planejamento feito a muitas mãos que orientará os rumos da instituição pelos próximos cinco anos. Flávio explicou que o documento anterior era bastante descritivo, o que atendia às exigências da época. No entanto, as determinações que orientam a construção do PDI mudaram e, por isso, a necessidade de adaptação às novas exigências que sinalizam para um documento que traga mais dados e que seja mensurável. “Mas do que planejar, o TCU e outros órgãos de controle querem saber se executamos, de fato, aquilo que planejamos. Outro aspecto fundamental desse planejamento é tirar o caráter pessoal das decisões, onde não prevalece a vontade do gestor, mas aquilo que foi debatido democraticamente com a comunidade. Pensar a gestão de forma democrática é fortalecer esse tipo de documento, assim como nossos órgãos colegiados, que se constituem como uma 'ossatura' material da nossa gestão”, disse.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/01/2019